Anunciar imóveis no Google, no Instagram ou Facebook?

tela de computador com ícones das redes sociais

Oi Corretor, como vai? Você tem dúvidas sobre onde é melhor anunciar imóveis?

Hoje nosso bate papo é para esclarecer de uma vez por todas essa dúvida que não é só sua, não.

Muito corretor de imóveis se questiona se está investindo no canal certo na hora de anunciar imóveis e qual o melhor lugar para isso: o Google ou as redes sociais?

E a resposta pra essa perguntam é: depende!

No marketing digital, não existe o melhor ou o pior canal para anunciar imóveis.

O que existe é uma estratégia com base na sua persona e a fase que ela está no funil de vendas e na jornada de compra.

Por isso, antes de decidir onde anunciar imóveis, você precisa ter bem definido quem é a sua persona.

Esse é o primeiro e mais importante passo no marketing imobiliário digital: saber com quem queremos nos comunicar.

Se você ainda sente dúvidas com relação a persona – o que é, como criar etc. – vale ler “Como criar uma persona no Marketing Imobiliário“.

Com a persona bem definida, é hora de conhecer as características de cada um dos canais de divulgação de imóveis.

É desta forma que você vai conseguir alinhar as ferramentas que você têm para trabalhar com a comunicação com a sua persona, o seu cliente ideal.

Anunciar imóveis no Google

Os anúncios no Google, o Google Adwords, têm como principal objetivo colocar os seus anúncios de imóveis no topo dos resultados das pesquisas, por exemplo:

Eu estou em busca de uma “casa com piscina no Guarujá” e vou direto no Google pesquisar por isso.

Digito isso lá na barra de pesquisa e ele me responde com os anúncios de corretores de imóveis e imobiliárias que investem em Google Adwords no topo da primeira página de resultados da pesquisa e, depois, os resultados orgânicos, aqueles que estão bem posicionados por lá sem qualquer investimento.

Você lembra o que falamos aqui no blog essa semana sobre estar bem posicionado no Google de forma orgânica ou através do Google Adwords?

Vale recapitular. Depois da um pulo em “Meu site imobiliário na primeira página no Google: 5 ferramentas que podem te ajudar com isso.

Google Adwords

O Google Adwords é como um leilão de palavras chaves, onde você paga para que o Google as coloque nas primeiras posições dos resultados de busca.

Você precisa acompanhar diariamente para que o seu concorrente não pague melhor por elas e assuma as primeiras posições.

Eu diria que o Google Adwords é um canal de comunicação para quem precisa do lead mais quente e imediatamente, ou seja, lá no fundo no funil ou caminhando pra isso.

Dá até pra fazer um comparativo com os leads que vêm dos Portais Imobiliários.

Eles tendem a ser mais qualificados, pois, geralmente estão do meio para fim da jornada de compra e isso é tudo o que o corretor de imóveis deseja, não é mesmo?

Por falar em Portais Imobiliários, fiz uma lista com “10 Portais Imobiliários para anunciar imóveis“. Vem ver!

Anunciar Imóveis no Facebook e Instagram

Ah, as redes sociais para anunciar imóveis!

Ferramentas poderosas para vender imóveis, a grande vitrine digital do mundo merece respeito e precisa ser utilizada da forma certa para que ela consiga ser, de fato, uma ferramenta eficiente para as suas ações de marketing imobiliário do seu negócio.

Sempre ouvimos corretores de imóveis falando que: “pagou pro rapaz mexer no Facebook da imobiliária e só jogou dinheiro fora!”

Enquanto as redes sociais da sua imobiliária forem tratadas como mais um canal qualquer para anunciar imóveis, fatalmente, estes serão investimentos ruins e com muito desperdício de dinheiro.

Trouxe alguns dados dessas que são as duas principais redes sociais para anunciar imóveis, pra você ter uma ideia melhor do que eu estou falando:

  • O Facebook foi a rede social mais utilizada pelo brasileiro em 2020.
  • São mais de 130 milhões de contas ativas de brasileiros no Facebook;
  • O Instagram ficou em 4º lugar, com 95 milhões de usuários, perdendo apenas para o WhatsApp e o Youtube.

Tem bastante gente por lá, não é mesmo?

Eu, você e, fatalmente, a sua persona estão por lá, por essas e outras que não dá mais pra abrir mão de anunciar imóveis na Facebook e no Instagram.

Mas, como eu sempre falo por aqui, não é apenas publicar toda a sua carteira de imóveis lá esperar que alguém se interesse por um deles e faça contato.

Repito: é preciso alinhar a comunicação com a sua persona.

Só assim você conseguirá ser mais assertivo nos seus anúncios de imóveis e atrair a sua persona como lead cada vez mais aquecido.

Você pode e deve estar nas redes sociais, mas, não somente marcando território ou fazendo porque todo mundo está fazendo.

Use e abuse de toda a potencialidade que estes canais têm como vitrine digital dos seus imóveis e invista sim em anúncios pagos por lá.

Facebook Ads e Instagram Ads

Os anúncios pagos nas redes sociais são denominados Facebook Ads e Instagram Ads.

Há uma infinidade de formatos de anúncios pagos em ambas as redes, que vão muito além do impulsionamento das publicações no seu feed ou nos stories.

Para cada um deles, características e finalidades diferentes e, sobretudo, para públicos distintos.

Vale ressaltar que, embora o Facebook seja a rede social mais utilizada pelo brasileiro, lá o público é mais maduro, pois, desde 2017, boa parte dos usuário mais jovens do Facebook, migraram para o Instagram.

Trouxe esse dado para você perceber que, se você trabalha com imóveis na planta, de 1 dormitório, tem como persona casais jovens, noivos, sem filhos e em busca do primeiro imóvel, talvez a rede social ideal para anunciar imóveis seja o Instagram.

Consegue entender a importância de conhecer bem a sua persona e as características de cada canal, para alinhar uma com as outras e, então, definir o ideal para a sua estratégia de marketing imobiliário?

Não há o melhor ou pior canal para divulgar imóveis. Todos eles têm o seu potencial e podem ser explorados por você, desde que estejam alinhados a sua estratégia.

Não estratégico, muito menos eficiente, investir em todos os canais de marketing. As chances de você jogar dinheiro fora são grandes, por isso:

  1. Defina sua persona;
  2. Aprofunde seus conhecimentos sobre cada canal de divulgação;
  3. E só então defina a sua estratégia de marketing imobiliário.

Ficou com alguma dúvida sobre onde anunciar seus imóveis?

Deixe aqui nos comentários que a gente te ajuda com isso também.

Grupo vip para imobiliárias e corretores autonomos.

Bons negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente por 15 dias grátis!
Sem nenhum tipo de cobrança.

    Suas informações estão seguras.