• Mais Negócios
  • Atendimento ao cliente imobiliário: pontos de atenção para vender mais.

Atendimento ao cliente imobiliário: pontos de atenção para vender mais.

dois homens se cumprimentando com um aperto de mãos

Oi Corretor. Tudo bem? Sempre digo por aqui que o segredo de sucesso do corretor é a excelência no seu atendimento ao cliente imobiliário.

Acredito que construir uma relação com o cliente é o que faz a diferença hoje, afinal, imobiliária e corretor de imóveis têm muitos por aí, é preciso saber cativar o seu cliente e isso se faz com um bom atendimento.

Bom atendimento ao cliente imobiliário não se resume a:

  • Ser gentil
  • Dar atenção ao cliente
  • Ser simpático
  • Responder seus contatos pelo WhatsApp e e-mail

Isso é o básico do básico. Me arrisco a dizer até que é sua obrigação.

Ter um atendimento imobiliário excelente é ir no detalhe, dar atenção a pontos importante do comportamento do cliente durante toda a sua jornada de compra.

Trouxe aqui alguns desses pontos importantes no atendimento ao cliente imobiliário que merecem sua atenção especial.

São detalhes que podem fazer todo a diferença no seu atendimento imobiliário e do seu time de corretores e alavancar seus resultados em vendas e locações de imóveis.

Tempo de resposta no atendimento imobiliário

Como eu disse recentemente, não basta responder o seu cliente, você precisa se atentar ao tempo de resposta e com a própria resposta, é claro.

Nos primeiros contato:

Fique atento as interações nas suas publicações nas redes sociais. Seja rápido no retorno.

Por e-mail e WhatsApp, principalmente. Eles são os canais mais utilizados pelo cliente e exigem agilidade no retorno.

Aqui, muito cuidado com as respostas automáticas. Ninguém quer falar com um robô, muito menos levar horas para ser atendido.

Vale sempre uma pausa bem rápida pra dizer, você mesmo, que logo menos entra em contato para dar a ele a atenção que ele merece 😉

Seja um bom ouvinte e preste muita atenção ao que o cliente busca. Lembra o que falamos sobre atendimento consultivo?

Dá uma olhada nesse vídeo, um dos nossos conteúdos nosso canal no Youtube.

Lembre-se sempre que este cliente está vendo imóveis com você e outros corretores simultaneamente, e quem chega primeiro, leva? Não exatamente, mas, tem mais chances, sem dúvidas.

Nos próximos contatos:

Sabe a importância de ser um om ouvinte? É simplesmente ser assertivo no envio de propostas.

Quando mais assertivo, maior são as chances de você encurtar o tempo da jornada de compra que é sempre muito longa, no caso de imóveis.

Quando ouvimos e entendemos bem o que o cliente busca e precisa (que podem ser coisas diferentes!), conseguimos atendê-lo melhor.

Seja assertivo nas sugestões

Então, envie propostas dentro do que ele procura, ainda que você, com sua experiência, já tenha entendido que não é o que ele precisa e pode no momento.

Isso pode ajudar o esclarecer ao cliente o cenário do mercado e o momento em que ele, cliente, está.

Sabe quando o cliente só quer uma tipologia de imóvel, com um valor que você já sabe que está totalmente fora do que ele diz que pode pagar? É isso!

Se você for direto enviando imóveis no valor que ele quer pagar, fatalmente, diferente do que ele deseje comprara, pode suar falta de atenção, desdém ao cliente, arrogante da sua parte etc.

Faça o caminho inverso com o máximo de gentileza e mostre como um especialista em compra e venda de imóveis, o cenário atual do mercado imobiliário e, claro, encontre junto ao cliente a melhor solução para ele.

Atualize sua carteira de imóveis e seus anúncios

Não tem nada mais desagradável do que se interessar por algo em uma vitrine que não tem mais para vender.

É uma prática muito comum no varejo, por exemplo, mas pode ser um tiro no pé no mercado imobiliário.

Usar um imóvel já vendido como isca porque você tem outros imóveis no mesmo perfil pode dar certo, mas, pode fazer você perder muito tempo também.

Sugiro a transparência e outros boas práticas de marketing imobiliário para vender mais.

No seu site imobiliário, por exemplo, há modelos que permitem você por sugestões de imóveis semelhantes nas páginas de cada imóvel.

Isso funciona muito bem nos marketplaces, por exemplo. Sabe quando você pesquisa um produto no Mercado Livre e aparece abaixo: quem viu este produto, gostou também desses… é isso!

Rapport no atendimento imobiliário

Já falamos sobre isso aqui algumas vezes, mas, como se trata de uma técnica bem simples de ser aplicada e eficiente, vale resgatar essa dica.

A técnica do espelho, a mais comum, nada mais é do que você “imitar” muito sutilmente e de forma imperceptível, o seu cliente.

No modo de andar, falar, gesticular, vestir, se comportar.

Isso é comprovadamente eficiente, pois, desperta entre você e ele sinergia, proximidade, ele se sente mais confortável em ser atendido por alguém parecido com ele.

  • Se é um cliente mais formal, use seu vocabulário mais formal.
  • Ou um cliente mais despojado, seja mais leve, descontraído.
  • Se ele é calma, quer sentar e tomar um café. O acompanhe nesse café.
  • Ou tem pressa, é agitado, se organize para ser o mais objetivo possível.

E por falar em organização…

Seja extremamente organizado

Prestar um bom atendimento imobiliário requer organização.

Não dá pra fazer tudo isso sem saber quais imóveis você tem na sua carteira, quem é o correto da vez, sem acompanhar o tempo de resposta ao cliente e como o corretor está conduzindo esse atendimento.

Também não dá pra fazer tudo isso sozinho, na mão, com dezenas de papeis e anotações, mil chamadas no WhatsApp pessoal, que se embaralham com os grupos da Família e dos amigos.

Organização é um ponto crucial para um bom atendimento imobiliário, por isso, o Sistema para Imobiliárias faz a diferença quando se trata de gestão imobiliária eficiente.

Não abra mão de ter um Sistema para Imobiliárias

É a ferramenta que vai te ajudar com eficiência a gerir melhor todos os processos da sua imobiliária e o seu time de corretores, sobretudo, no atendimento imobiliário.

Dar atenção especial a estes e outros pontos que você, com a sua experiência de mercado, identifica como importantes é um preciosismo necessário para se destacar no mercado.

Corretor de imóveis e imobiliárias têm muitos por aí. É preciso ter um diferencial único, algo que você só tem e isso, sem dúvidas, está no seu modo de “cuidar” do seu cliente.

Pense nisso.

E bons negócios.

Grupo vip para imobiliárias e corretores autonomos.

4 respostas para “Atendimento ao cliente imobiliário: pontos de atenção para vender mais.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente por 15 dias grátis!
Sem nenhum tipo de cobrança.

    Suas informações estão seguras.