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Atendimento imobiliário: 5 dicas para iniciar um atendimento perfeito com seu cliente

corretora de imóveis conversa com casal

Oi Corretor, tudo bem? Hoje eu quero te convidar pra bater um papo sobre atendimento imobiliário. Como anda isso por aí?

Você já deve ter me ouvido falar inúmeras vezes que o atendimento ao cliente é o grande segredo do corretor de imóveis bem sucedido, aliás, de todo e qualquer mercado, ramo de atuação.

Um bom exemplo disso são os segmento de produtos e serviços.

Grande parte dos consumidores assume o “prejuízo” de pagar mais caro em determinado estabelecimento priorizando o atendimento, a sua experiência de compra.

Sabe aquela história de “aqui está mais caro, mas o vendedor é muito atencioso” ou “prefiro pagar mais aqui por X, Y ou Z.

É isso! Ninguém mais está aturando atendimento ruim, falho, deficiente.

E, se já no primeiro contato a experiência não for satisfatória, meu amigo, o cliente desaparece mesmo!

Com a compra, venda e locação de imóveis não é diferente.

Sendo bem franca com você, tirando os imóveis em exclusividade da sua imobiliária, que eu acredito que seja um número bem menor que o da sua carteira de imóveis completa, todos os imóveis que você está trabalhando tem, pelo menos, mais 1 ou 2 corretores de imóveis e imobiliárias da região trabalhando também.

Além disso, dificilmente (para não dizer nunca!) o seu cliente está vendo imóveis para comprar ou alugar só com você e na sua imobiliária.

Por essas e tantas outras que o seu atendimento imobiliário deve ser perfeito, o seu grande diferencial de mercado!

Separei 5 dicas para iniciar um atendimento imobiliário perfeito com seu cliente.

A ideia é encantá-lo de cara, amor a primeira vista mesmo 🙂

Brincadeiras e exageros a parte, fazendo um paralelo com um encontro romântico, o primeiro encontro é decisivo, um erro e você pode não ter a chance de encontrá-lo novamente e construir uma relação bacana, então, capricha!

Vamos as dicas para o atendimento imobiliário perfeito!

Dica 1 – Atenção absoluta ao cliente no atendimento imobiliário

Você já conversou com alguém que está fazendo outra coisa além de falar com você? Isso é muito desagradável.

Na era dos smartphones, então, dividir a atenção de alguém com o celular por exemplo, se tornou comum, mas é mal educado e desrespeitoso.

E, se tratando de atendimento ao cliente é falta grave, pra cartão vermelho mesmo!

Ao atender o telefone, responder uma mensagem no chat, WhatsApp, por e-mail etc., dê a devida atenção ao que o cliente diz, mesmo que ele não esteja na sua frente.

No atendimento presencial eu credito que não preciso nem reforçar essa dica, não é mesmo?

Em tempo, mais do que dar atenção ao cliente é bacana demonstrar interesse nele e no que ele tem a dizer. Pergunte, interaja, seja agradável como em um bate papo.

Dica 2 – Papel e caneta nas mãos!

Neste primeiro momento, mais do que nunca, esquecer algo que o cliente pontuou pode ser fatal também.

Imagina se ele diz que não quer, de jeito nenhum, um imóvel na “Região X” e você, desatento, só escutou, gravou na sua memória ele dizendo algo referente a “Região X”.

Passado um determinado tempo, ao retomar esse contato, você não se recorda bem o que ele disse sobre, mas, é na “Região X” e manda 7 tipos de imóveis por lá.

Uma perda de tempo e energia de trabalho seus e para o cliente que, fatalmente, terá uma impressão ruim do seu trabalho e da sua imobiliária.

Então, não confie na sua memória. Esteja sempre munido de caneta – 2 pra se uma falhar! – papeis, bloco de notas do computador, enfim. Anote tudo!

Dica 3 – Não diga que não tem o que ele procura de imediato

Eu não acredito que você não tem aí na sua carteira de imóveis pelo menos um imovelzinho parecido com o que o cliente busca.

As vezes, parece ser aquele cliente ruim, que não vai comprar nada mesmo e você só vai perder tempo, não é mesmo?

Anota aí! Não existe cliente ruim!

Eu já falei isso em “Como identificar um cliente bom para sua imobiliária“. Leitura obrigatória depois dessa, ok?

Anote tudo e, caso realmente você não tenha algo dentro do que ele lhe pediu, entre em contato e diga que buscou e ainda não encontrou algo dentro do que ele busca no momento.

Seja gentil. Ele pode, de fato, não querer/poder comprar nada mesmo, mas, pode te indicar pra um cliente mais quente, pode também se organizar para chegar o momento ideal de compra e te procurar.

Dica 4 – Tempo de resposta no atendimento imobiliário

whatsapp vender mais imóveis

O tempo de resposta é um dos principais fatores de conversão de lead em cliente.

Como te disse anteriormente, o cliente que está buscando por um imóvel, dificilmente, está vendo só com você e a sua imobiliária.

Na internet, por exemplo, ele tem essa possibilidade e, naturalmente, faz contato com todo anúncio de imóvel que o interessa, logo, com um monte de corretores de imóveis.

Quem pegar primeiro leva? NÃO! Não é bem assim, absolutamente.

Mas, quem demorar ou deixar de responder perde. E isso é assim sim!

Por isso, se você tem um chat no seu site, atendimento pelo WhatsApp, faz anúncio nas redes sociais, se atente as interações por lá.

Ter um canal de comunicação com o cliente sem dar a devida atenção pra ele é melhor nem ter. #ficadica

Dica 5 – Use técnicas de Rapport: já ouviu falar?

Você já ouvir falar em Técnicas de Rapport no atendimento imobiliário?

São formas de otimizar a comunicação do cliente com foco em credibilidade, confiança, simpatia e harmonia.

Uma das Técnicas de Rapport é a de espelhamento, onde você sutilmente se espelha ao seu cliente, imitando suas as expressões corporais, de fala, gestos, expressões faciais, de comportamento em geral.

Tome cuidado apenas para que o espelhamento não seja uma imitação. Estude a prática e aplica gradativamente. É simples, prático e muito interessante como funciona bem!

Em “Como ofertar imóveis por telefone” falei a respeito e vale a pena dar uma lida!

O que estas 5 dicas tem em comum?

Não sei você percebeu, mas elas são comportamentais, ou seja, só dependem de você, da sua dedicação em se atentar para fazer um bom atendimento imobiliário, a fazer isso o seu grande diferencial de vendas.

Você precisa de zero reais para ter o melhor atendimento imobiliário da sua região.

Pense nisso e bons negócios!

2 respostas para “Atendimento imobiliário: 5 dicas para iniciar um atendimento perfeito com seu cliente”

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