Como administrar uma imobiliária e ser bem-sucedido no mercado

Como administrar uma imobiliária com competência?


Este é um dos principais desafios dos corretores de imóveis donos do seu próprio negócio.

Assim como em toda empresa, independente do seu porte, mas, claro, nas devidas proporções, uma imobiliária requer cuidados e atenção especial em todos os seus departamentos: financeiro, tecnologia da informação, gestão de pessoas etc.

E é sobre isso que irei falar neste post: como administrar uma imobiliária de forma sólida e competente, conquistando sucesso nos negócios.

Para darmos o ponta pé inicial, a minha principal orientação é com base nas exigências do CRECI.

Para abrir uma imobiliária é preciso ter o registro profissional de corretores de imóveis. É este profissional quem ficará responsável pela imobiliária.

Isso é um ponto bastante favorável para todos, pois, o corretor de imóveis devidamente credenciado é um profissional tecnicamente qualificado no mercado imobiliário, logo, consciente do seu mercado de atuação.

A gestão imobiliária pode ficar a cargo de um outro profissional, mas, isso não é prática do setor imobiliário.

Quase que unanimemente, quem administra a imobiliária é o seu proprietário, corretor de imóveis e empreendedor.

Empreendedorismo. Esta é uma característica muito forte entre os corretores de imóveis.

Muitos ingressam na profissão já com planos de empreender e abrir sua própria imobiliária.

Isso é algo bastante positivo não só para o mercado imobiliário, mas também para a economia local, uma vez que, de acordo com o porte do negócio, ele irá gerar novas oportunidade de emprego.

O que é necessário para abrir uma imobiliária


Falando em empreendedorismo no mercado imobiliário, você sabe o que é necessário para abrir uma imobiliária?

Assim como abrir qualquer outro estabelecimento comercial, abrir uma imobiliária tem suas particularidades e exigências burocráticas.

E, antes de saber como administrar uma imobiliária, saiba o que é necessário para abrir uma imobiliária, conhecimento que contribui para uma melhor gestão.

Listei 3 dicas básicas que vão lhe ajudar a abrir uma imobiliária.

Dica 1 – Espaço físico e locação

Para definir a estrutura física da sua imobiliária é preciso estabelecer o porte do seu negócio: quantos profissionais irão compor a sua equipe e quais são as ferramentas de trabalho fundamentais para que eles possam exercer suas atividades de maneira produtiva, da mesa e cadeira a quantidade de banheiros e espaço para as refeições.

Não esqueça de pensar com cuidado no espaço físico para receber seu cliente.

Faz parte de um bom atendimento ao cliente ter um local limpo e organizado para seus atendimentos presenciais, os clientes de porta etc.

A localização da sua imobiliária é algo muito estratégico. Deve ser baseada na sua carteira de imóveis e a região que deseja trabalhar.

Movimentação de pessoas e infraestrutura no entorno como local para estacionar e pontos comerciais atraentes, que geram bom fluxo de pessoas é o ideal.

Dica 2 – Sua equipe de corretores

Quem vai trabalhar com você na sua imobiliária?

É fundamental, em especial, neste momento inicial da empresa, contar com profissionais conscientes do estágio em que a imobiliária se encontra e dispostos a galgar contigo um bom lugar no mercado.

Tenha ao seu lado, uma equipe de trabalho bacana para estar com você nesta nova empreitada, competente e focada no mesmo objetivo. Isso faz toda a diferença para o sucesso dos negócios.

Dica 3 – Invista em marketing imobiliário

Ações de marketing imobiliário são imprescindíveis para o sucesso do seu negócio. Redes Sociais, Site e Portais imobiliários, e-mail marketing imobiliário e tantas outras iniciativas que podem promover o encontro dos seus imóveis com os seus potenciais clientes.

Para você ter uma ideia, no Brasil, somos o 2º país da América Latina com mais usuários no Facebook, com mais de 102 milhões de usuários ativos. Eu, você e o seu cliente estamos por lá. Fica a dica!

Vale ressaltar que para abrir uma imobiliária o proprietário deve ser corretor de imóveis profissional, ou seja, ter o título de Técnico em Transações Imobiliárias, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CRECI.

Em caso de sociedade, todos os sócios devem ter o CRECI.

Burocraticamente, é preciso também que tenham a documentação de uma firma simples, com abertura de CNPJ.

O número do CRECI deve constar em todos os materiais de divulgação da imobiliária: banners, sites, redes sociais etc.

Além disso, é preciso estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Imobiliárias e ter os habituais registros na prefeitura da sua cidade e no corpo de bombeiros.

 

O que o corretor de imóveis faz


Legalmente instalados, mãos à obra, não é mesmo?

Hora de colocar em prática todo o seu aprendizado e fazer parte da história de vida das pessoas, contribuindo com a realização dos seus sonhos.

A rotina de um corretor de imóveis em uma imobiliária é bastante dinâmica e sua principal característica é, justamente, a falta de rotina.

Cada dia em um lugar e com um cliente diferente, captando ou apresentando imóveis, o corretor imobiliário não tem rotina, hora certa para entrar e sair do trabalho e até mesmo para almoçar. Nem tudo são flores, não é mesmo?

Na imobiliária, são muitas as tarefas do corretor de imóveis até a conclusão do negócio, a venda do imóvel propriamente dita. O corretor de imóveis se divide entre:

Captação de imóveis;

Cadastro de imóveis no sistema imobiliário;

Anúncio dos imóveis no site e portais imobiliários;

Captação de clientes;

Atendimentos presenciais e online;

Visitas/Apresentação dos imóveis;

Burocracia de papeis para a conclusão do negócio e outros.

Tudo isso pode e deve ser organizado com o auxílio da tecnologia imobiliária, um CRM Imobiliário, a ferramenta dos corretores de imóveis de alta performance para gerir, de ponta a ponta, seus negócios.

Como gerenciar corretores de imóveis e torná-los mais competitivos


Além das questões burocráticas com documentos, prazos, exigências, órgãos públicos, bancos etc., existe uma outra parte tão importante quanto estas que é a gestão de pessoas, sobretudo, nas questões financeiras.

O corretor de imóveis não tem salário fixo. Ele é comissionado de acordo com as suas vendas.

O percentual de comissão varia de acordo com o CRECI que cada região determina.

Nas cidades do estado de São Paulo, por exemplo, a comissão é de 6% sobre o valor da venda, assim como exige o CRECI-SP.

Para locações e captações os valores também variam e devem ser pré-estabelecidos entre o corretor e a imobiliária.

Em imobiliárias com equipe de corretores numerosas, um rodízio determina a vez de cada profissional para os atendimentos.

É importante se atentar a isso para não gerar conflitos e desmotivação dos corretores.

Um CRM Imobiliário com pipeline de vendas é a ferramenta ideal para gerenciar corretores de imóveis.

Com ele, você pode saber com exatidão quem está na vez do atendimento e acompanhar junto ao corretor todo o processo de venda de perto, podendo auxiliá-lo sempre achar necessário.

Este acompanhamento lhe permite mensurar os números da sua imobiliária, as métricas do seu negócio em quantidade e também em qualidade, saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

E mais: em tempo hábil para rever e ajustar estratégias. Não abra mão de um CRM Imobiliário com pipeline de vendas.

Ficou alguma dúvida sobre como administrar uma imobiliária com competência? Deixe o seu comentário no post!

7 respostas

  1. Desejo parabenizá-la pelo conteúdo do artigo. Foi muito bem elaborado e de fácil entendimento. Sou corretor conheço a realidade do dia a dia de uma imobiliária. Em nossos dias quanto mais bem preparados estiver cada profissional na sua área melhores serão os resultados almejados.

    1. Oi César. Tudo bem por aí?
      Feliz com a sua visita ao blog e com o seu comentário.
      É muito bacana, em especial para o mercado imobiliário, ter profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos.
      Vamos juntos compartilhando dicas e orientações que contribuam com o dia a dia do corretor.
      Obrigada.
      Um abraço.

  2. Meu nome é Robson Tomás Gonçalves, sou Corretor de Imóvel credenciado pelo CRECI/SP, e estou a procura de ferramentas deste porte ora apresentado por vocês, para gerenciar a minha empresa.
    Acho muito oportuno esta divulgação que vocês estão fazendo, espero que logo façamos contatos e possíveis negócios.

    1. Oi Robson. Tudo bem?
      Feliz pelo seu contato e interesse na nossa Plataforma para corretores de alta performance. Obrigada!
      Compartilhei seu contato com um de nossos consultores de negócios.
      Eles podem lhe auxiliar a encontrar a melhor ferramenta para a gestão do seu negócio.

      Vamos nos falando.
      Um abraço!

    1. Oi Rodolfo. Como vai?
      Sem dúvidas!
      Sempre procurando se aperfeiçoar e acompanhar este mercado que não para.
      Sucesso pra nós.
      Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para testar nosso sistema preencha o formulário abaixo e aguarde as instruções no seu e-mail.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.