Como administrar uma imobiliária com competência?
Este é um dos principais desafios dos corretores de imóveis donos do seu próprio negócio.
Assim como em toda empresa, independente do seu porte, mas, claro, nas devidas proporções, uma imobiliária requer cuidados e atenção especial em todos os seus departamentos: financeiro, tecnologia da informação, gestão de pessoas etc.
E é sobre isso que irei falar neste post: como administrar uma imobiliária de forma sólida e competente, conquistando sucesso nos negócios.
Para darmos o ponta pé inicial, a minha principal orientação é com base nas exigências do CRECI.
Para abrir uma imobiliária é preciso ter o registro profissional de corretores de imóveis. É este profissional quem ficará responsável pela imobiliária.
Isso é um ponto bastante favorável para todos, pois, o corretor de imóveis devidamente credenciado é um profissional tecnicamente qualificado no mercado imobiliário, logo, consciente do seu mercado de atuação.
A gestão imobiliária pode ficar a cargo de um outro profissional, mas, isso não é prática do setor imobiliário.
Quase que unanimemente, quem administra a imobiliária é o seu proprietário, corretor de imóveis e empreendedor.
Empreendedorismo. Esta é uma característica muito forte entre os corretores de imóveis.
Muitos ingressam na profissão já com planos de empreender e abrir sua própria imobiliária.
Isso é algo bastante positivo não só para o mercado imobiliário, mas também para a economia local, uma vez que, de acordo com o porte do negócio, ele irá gerar novas oportunidade de emprego.
O que é necessário para abrir uma imobiliária
Falando em empreendedorismo no mercado imobiliário, você sabe o que é necessário para abrir uma imobiliária?
Assim como abrir qualquer outro estabelecimento comercial, abrir uma imobiliária tem suas particularidades e exigências burocráticas.
E, antes de saber como administrar uma imobiliária, saiba o que é necessário para abrir uma imobiliária, conhecimento que contribui para uma melhor gestão.
Listei 3 dicas básicas que vão lhe ajudar a abrir uma imobiliária.
Dica 1 – Espaço físico e locação
Para definir a estrutura física da sua imobiliária é preciso estabelecer o porte do seu negócio: quantos profissionais irão compor a sua equipe e quais são as ferramentas de trabalho fundamentais para que eles possam exercer suas atividades de maneira produtiva, da mesa e cadeira a quantidade de banheiros e espaço para as refeições.
Não esqueça de pensar com cuidado no espaço físico para receber seu cliente.
Faz parte de um bom atendimento ao cliente ter um local limpo e organizado para seus atendimentos presenciais, os clientes de porta etc.
A localização da sua imobiliária é algo muito estratégico. Deve ser baseada na sua carteira de imóveis e a região que deseja trabalhar.
Movimentação de pessoas e infraestrutura no entorno como local para estacionar e pontos comerciais atraentes, que geram bom fluxo de pessoas é o ideal.
Dica 2 – Sua equipe de corretores
Quem vai trabalhar com você na sua imobiliária?
É fundamental, em especial, neste momento inicial da empresa, contar com profissionais conscientes do estágio em que a imobiliária se encontra e dispostos a galgar contigo um bom lugar no mercado.
Tenha ao seu lado, uma equipe de trabalho bacana para estar com você nesta nova empreitada, competente e focada no mesmo objetivo. Isso faz toda a diferença para o sucesso dos negócios.
Dica 3 – Invista em marketing imobiliário
Ações de marketing imobiliário são imprescindíveis para o sucesso do seu negócio. Redes Sociais, Site e Portais imobiliários, e-mail marketing imobiliário e tantas outras iniciativas que podem promover o encontro dos seus imóveis com os seus potenciais clientes.
Para você ter uma ideia, no Brasil, somos o 2º país da América Latina com mais usuários no Facebook, com mais de 102 milhões de usuários ativos. Eu, você e o seu cliente estamos por lá. Fica a dica!
Vale ressaltar que para abrir uma imobiliária o proprietário deve ser corretor de imóveis profissional, ou seja, ter o título de Técnico em Transações Imobiliárias, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CRECI.
Em caso de sociedade, todos os sócios devem ter o CRECI.
Burocraticamente, é preciso também que tenham a documentação de uma firma simples, com abertura de CNPJ.
O número do CRECI deve constar em todos os materiais de divulgação da imobiliária: banners, sites, redes sociais etc.
Além disso, é preciso estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Imobiliárias e ter os habituais registros na prefeitura da sua cidade e no corpo de bombeiros.
O que o corretor de imóveis faz
Legalmente instalados, mãos à obra, não é mesmo?
Hora de colocar em prática todo o seu aprendizado e fazer parte da história de vida das pessoas, contribuindo com a realização dos seus sonhos.
A rotina de um corretor de imóveis em uma imobiliária é bastante dinâmica e sua principal característica é, justamente, a falta de rotina.
Cada dia em um lugar e com um cliente diferente, captando ou apresentando imóveis, o corretor imobiliário não tem rotina, hora certa para entrar e sair do trabalho e até mesmo para almoçar. Nem tudo são flores, não é mesmo?
Na imobiliária, são muitas as tarefas do corretor de imóveis até a conclusão do negócio, a venda do imóvel propriamente dita. O corretor de imóveis se divide entre:
Captação de imóveis;
Cadastro de imóveis no sistema imobiliário;
Anúncio dos imóveis no site e portais imobiliários;
Captação de clientes;
Atendimentos presenciais e online;
Visitas/Apresentação dos imóveis;
Burocracia de papeis para a conclusão do negócio e outros.
Tudo isso pode e deve ser organizado com o auxílio da tecnologia imobiliária, um CRM Imobiliário, a ferramenta dos corretores de imóveis de alta performance para gerir, de ponta a ponta, seus negócios.
Como gerenciar corretores de imóveis e torná-los mais competitivos
Além das questões burocráticas com documentos, prazos, exigências, órgãos públicos, bancos etc., existe uma outra parte tão importante quanto estas que é a gestão de pessoas, sobretudo, nas questões financeiras.
O corretor de imóveis não tem salário fixo. Ele é comissionado de acordo com as suas vendas.
O percentual de comissão varia de acordo com o CRECI que cada região determina.
Nas cidades do estado de São Paulo, por exemplo, a comissão é de 6% sobre o valor da venda, assim como exige o CRECI-SP.
Para locações e captações os valores também variam e devem ser pré-estabelecidos entre o corretor e a imobiliária.
Em imobiliárias com equipe de corretores numerosas, um rodízio determina a vez de cada profissional para os atendimentos.
É importante se atentar a isso para não gerar conflitos e desmotivação dos corretores.
Um CRM Imobiliário com pipeline de vendas é a ferramenta ideal para gerenciar corretores de imóveis.
Com ele, você pode saber com exatidão quem está na vez do atendimento e acompanhar junto ao corretor todo o processo de venda de perto, podendo auxiliá-lo sempre achar necessário.
Este acompanhamento lhe permite mensurar os números da sua imobiliária, as métricas do seu negócio em quantidade e também em qualidade, saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
E mais: em tempo hábil para rever e ajustar estratégias. Não abra mão de um CRM Imobiliário com pipeline de vendas.
Ficou alguma dúvida sobre como administrar uma imobiliária com competência? Deixe o seu comentário no post!
7 respostas
Desejo parabenizá-la pelo conteúdo do artigo. Foi muito bem elaborado e de fácil entendimento. Sou corretor conheço a realidade do dia a dia de uma imobiliária. Em nossos dias quanto mais bem preparados estiver cada profissional na sua área melhores serão os resultados almejados.
Oi César. Tudo bem por aí?
Feliz com a sua visita ao blog e com o seu comentário.
É muito bacana, em especial para o mercado imobiliário, ter profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos.
Vamos juntos compartilhando dicas e orientações que contribuam com o dia a dia do corretor.
Obrigada.
Um abraço.
Parabéns pelo artigo.
Meu nome é Robson Tomás Gonçalves, sou Corretor de Imóvel credenciado pelo CRECI/SP, e estou a procura de ferramentas deste porte ora apresentado por vocês, para gerenciar a minha empresa.
Acho muito oportuno esta divulgação que vocês estão fazendo, espero que logo façamos contatos e possíveis negócios.
Oi Robson. Tudo bem?
Feliz pelo seu contato e interesse na nossa Plataforma para corretores de alta performance. Obrigada!
Compartilhei seu contato com um de nossos consultores de negócios.
Eles podem lhe auxiliar a encontrar a melhor ferramenta para a gestão do seu negócio.
Vamos nos falando.
Um abraço!
Olá Letycia, tudo bem?
Um passo de cada vez e a gente chega lá.
No vemos topo, nos vemos no pódio!
Abraço.
Oi Rodolfo. Como vai?
Sem dúvidas!
Sempre procurando se aperfeiçoar e acompanhar este mercado que não para.
Sucesso pra nós.
Um abraço.