Vale a pena implantar um pré-vendas na sua imobiliária?

Com certeza você, corretor(a) de imóveis, em algum momento já se desesperou ao tentar filtrar a quantidade de contatos que você recebeu em sua imobiliária. Isso porque você ainda não implantou um sistema pré-vendas imobiliário.

O pré-vendas melhora a taxa de conversão de vendas da sua imobiliária ou seja, aumenta o número de vendas.

Ele é a etapa que antecede o contato do corretor de imóveis com o cliente, é fundamental para qualificar o lead e entender o perfil dele, dessa forma o trabalho do corretor é mais assertivo.

Pensando nisso se você deseja otimizar suas vendas, implementar um setor pré-vendas na sua empresa será um divisor de águas.

Neste artigo você pode tirar todas as suas dúvidas sobre a implementação e a importância desse sistema que vai te salvar no dia-a-dia. Confira agora!

Como funciona o pré-vendas na imobiliária?

Antes de mais nada, todo este processo irá girar em torno de assunto: leads.

Sem eles, não é possível determinar as ações a serem tomadas. Os leads são oportunidades de negócio para sua imobiliária.

Eles são clientes que demonstraram interesse pelo seu produto e que você deverá qualificar esses lead para continuar a jornada de atendimento e tentar o fechamento do negócio.

Com este conceito fixado em mente, é possível entender o que precisamos para fazer um atendimento de pré-vendas.

A implementação de um sistema de pré-vendas em sua imobiliária é desafiador, mas fique tranquilo(a) vamos passar pelas etapas para te ajudar nesse processo.

Qualificar leads

Qualificar leads é o processo de identificação do perfil, entender se de fato o cliente tem perfil e procura por algo que você possa atendê-lo, para assim dar continuidade no atendimento com o especialista, corretor de imóveis.

É importante entender quem é aquele cliente, o que ele procura, qual sua urgência e sua disponibilidade financeira.

É importante ter empatia e melhor que um bom vendedor um bom ouvinte nesse processo isso vai gerar laços iniciais entre empresa e cliente.

Dica de ouro

É fundamental produzir conteúdos que auxiliem seu cliente no processo de compra/locação do seu imóvel e com isso aumentar sua autoridade perante a ele.

Assim os leads já chegam quentes para o pré-vendas então investir no seu marketing é sempre bom e rentável.

Ainda qualificando…

Qualificar leads não é uma tarefa fácil, exige tempo e calma. Principalmente saber fazer as perguntas certas e transformá-las em informações valiosas e coerentes para os corretores.

Dessa forma o pré-vendas, é uma ferramenta de enorme valor. Mas se ainda tem dúvidas vamos explorar mais benefícios do pré-vendas.

Quais são os benefícios da pré-venda na gestão imobiliária?

Você sabia que o tempo de resposta do primeiro contato com o lead é o mais importante desse processo? Existe até uma pesquisa comprovando que se a chance de você qualificar o lead cai em 21x após apenas 30 minutos de demora.

Por isso a importância de atender mais rapidamente seus clientes.

Quando você adota um sistema de pré-vendas, esse tempo de resposta melhora bastante e em consequência as chances de qualificar o lead aumentam.

A qualificação como mencionamos antes, é fundamental para a filtragem dos leads que serão encaminhados para os seus corretores de imóveis ou serão descartados

Assim, os corretores não estando mais ocupados com qualificação inicial do lead, poderão se dedicar mais nas vendas, o que aumentará a sua taxa de conversão e consequentemente mais vendas.

Lembre-se que o pré-vendas não substitui o setor de vendas, na verdade muito pelo contrário, o pré-vendas complementa a venda, alinhando as expectativas do cliente, oferecendo informações para um atendimento mais personalizado, etc.

3 motivos para implantar um setor de pré-vendas na imobiliária

Sua mente provavelmente está repleta de ideias sobre a adoção deste sistema por sua equipe.

Mas, se ainda te restam dúvidas sobre o valor de você implementar o pré-vendas na sua empresa, vamos revisar os motivos para implantar.

Redução do tempo de resposta dos leads

Como já foi citado anteriormente, ao adotar um setor de pré-vendas, é possível otimizar o tempo de resposta aos leads. Já que existe melhor filtro do que se recebe, o que possibilita que a ideia esteja fresca na mente de seu cliente

Além disso, melhor que ter diversos leads em sua mesa, é receber visitas que se convertam em compra. E esse é também o papel da sua equipe de pré-vendas, te encaminhar somente leads qualificados.

Otimiza o fluxo de atendimento da sua imobiliária

Relacionado diretamente ao primeiro ponto citado nesta lista, um setor de pré-vendas permite aprimorar o processo de qualificação de leads da sua imobiliária

Juntamente com isso, ao tirar o papel de prospectar novas vendas da sua equipe de corretores. Assim eles poderão focar em realizar suas vendas e anúncios com o maior empenho possível em sua realização.

O sistema de pré-vendas otimiza as vendas de sua imobiliária

Todo o processo de vendas terá início do pré-vendas, com uma melhor qualificação, esse lead chegará nas próximas etapas com mais informação, facilitando todas as etapas seguintes.

Dessa forma, a adoção do sistema pré-vendas por sua imobiliária possibilitará que o vendas tenha melhor desempenho. Focando apenas naquilo que ele precisa fazer melhor, vender.

Como o primeiro contato já foi otimizado a negociação fluirá de forma mais adequada e certamente o cliente bem atendimento, terá uma maior e melhor chance de fechar negócio, inclusive voltar a ter procurar para negócios futuros.

Como criar um setor de pré-vendas na minha imobiliária?

Então você, corretor de imóveis, após esta leitura está convicto em implementar um sistema de pré-vendas à sua imobiliária, não?

Tudo bem não saber por onde começar.

Para implementar o seu pré-vendas na imobiliária você precisar seguir esses passos.

  1. Ter um fluxo de atendimento bem definido. O pré-vendas é a primeira etapa no seu fluxo, dessa forma você precisará definir como será a passagem dessa etapa, como será distribuído esse atendimento depois da qualificação. Recomendo a leitura do funil de vendas no nosso blog
  2. Definir quem será o responsável(eis). Aqui você poderá ter 1 ou mais pessoas dentro do seu time de pré-vendas e quem vai definir isso é o volume de leads que cada pessoa consegue atender e quantos leads vocês recebe atualmente.
  3. Script de atendimento e cadência. Assim como o corretor de imóveis, o seu pré-vendas precisará de um script para interagir com esses leads, dessa forma conseguir metrificar o quão eficiente está sendo essa abordagem e entender a sua taxa de conversão de qualificação de leads.
  4. CRM Imobiliário. É humanamente impossível ter esse controle manual, número de lead, fluxo, distribuição, histórico e para isso você precisará de um Sistema Imobiliário que te auxilie e facilite todo esse processo. Recomendo você testar o sistema imobiliário Microsistec que já vem pronto para criar seu pré-vendas.

Com a definição do seu time, script e fluxo de atendimento, crm implantando, basta iniciar seu processo de pré-vendas.

Uma dica é integrar seu sistema com suas campanhas para que todo seu fluxo de leads caia em um único lugar.

O setor de pré-vendas

Este será o setor responsável por aproximar com o cliente. Ele irá gerar e qualificar os novos leads a fim de gerar novas possibilidades de negócios para sua imobiliária

Seu trabalho começa no primeiro contato realizado com os clientes e se encerra no agendamento de reuniões com o corretor, para que possam dar continuidade no atendimento.

O setor de pré-vendas possibilita a melhor divisão das tarefas, uma vez que cada uma fica na área que a compete, sem acúmulo de tarefas desnecessárias

Um bom setor de pré-vendas demanda também a presença de profissionais capacitados para seu desempenho. Por isso é muito importante treinar e sempre aprimorar seus scripts de atendimento.

A equipe de pré-vendas

Esta será a alma do seu setor de pré-vendas, a equipe, formada preferencialmente por pessoas que tenham uma boa comunicação e empatia com o cliente.

Para sua equipe estar bem estruturada, treinamentos e testes são necessários para que se alinhem aos preceitos da empresa.

Alinhar a equipe de pré-vendas com os demais setores da sua imobiliária é essencial.

Quando todas as áreas atuam em harmonia e não ocorrem desentendimentos durante o processo de vendas. Um bom sistema imobiliário auxiliará e muito nesse processo, centralizando e organizando todo esse fluxo de informações

Qualquer informação que seja repassada de forma incorreta ou tratada de formas diferentes por setores diversos pode gerar incongruências que dificultem a venda ao final de todo o processo

Portanto, será importante estabelecer métricas comuns e métodos para que sua equipe de pré-vendas siga, a fim de padronizar o processo de venda e entregar informações mais apuradas para as etapas seguintes.

Quanto mais informações a equipe de pré-vendas for capaz de adquirir, melhor será o trabalho dos setores conseguintes, com lisura nos procedimentos e garantia de que os dados chegarão de forma clara.

O profissional de pré-venda

Parte fundamental de sua equipe, o profissional de pré-venda é aquele que está incumbido de identificar tendências e necessidades do cliente.

Para que possa desempenhar bem esta função, este profissional deve contar com algumas competências essenciais para sua boa evolução no trabalho

Além disso, estabeleça o perfil pessoal do profissional que para o trabalho e ela precisa se adequar aos interesses de sua imobiliária

É importante encontrar profissionais que saibam desenvolver bons trabalhos em equipe.

Este trabalho demanda boa comunicação integrada para que aconteça com sucesso.

A organização também é essencial para o bom desenvolvimento de seu papel. Como este profissional irá lidar com um grande volume de dados em suas mãos, caso ele se perca, o prejuízo será inestimável.

Outro fator determinante é sua boa comunicação com o público geral.

Por buscar cada vez mais pessoas, ele deverá se relacionar de forma positiva com os potenciais clientes e elaborar planos de comunicação assertivos para atingir o público-alvo determinado

Conclusão

Com a aplicação deste novo mecanismo em sua imobiliária, certamente você, corretor de imóveis, conseguirá com maior facilidade alcançar os resultados que tanto almeja

A implementação de novos setores demanda maior investimento.

Por isso é necessário avaliar qual o seu momento profissional. Para que este gasto inicial não te gere dores de cabeça futuras.

Para todos os efeitos, o sistema imobiliário da Microsistec está disponível para facilitar a sua vida como corretor de imóveis e gerenciar sua imobiliária com mais clareza e controle em todas as etapas do atendimento do seu cliente.

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