Como melhorar a qualidade dos meus leads

leads para imóveis

Oi Corretor. Tudo bem? Me diz uma coisa: chegam muitos contatos pra você mas, eles não são muito bons e você fica pensando “como melhorar a qualidade dos meus leads?”.

Fica por aqui que o conteúdo de hoje é pra você!

Na semana passada falamos sobre como identificar os leads quentes e frios que chegam por aí.

Em “Leads imobiliários: aprenda a identificar um lead quente e um lead frio” aprendemos essa etapa importante do processo de vendas.

Falamos o que são os leads quentes e frios, como identificá-los e conduzi-los corretamente no funil de vendas e na jornada de compra rumo ao negócio fechamento. Sempre respeitando seu momento.

Mas antes para que ainda não tem esse conceito muito bem definido, vamos ao básico.

O que é um lead imobiliário

O lead imobiliário é toda e qualquer pessoa interessada em negociação imobiliária, independente do seu nível de qualidade e momento na jornada de compra que deixou seu nome e e-mail, ou nome e telefone

Por exemplo:

Uma pessoa que entrou em contato via

Agora, você pode sentir a necessidade de melhorar a qualidade dos seus leads, ou seja, trabalhar para que os leads cheguem mais quentes pra você e na sua imobiliária.

E como fazer isso?

Como melhorar a qualidade dos leads que suas ações de marketing imobiliário atraem?

1- Defina bem a sua persona

Há algumas formas de você fazer isso e a primeira delas é ter bem definido a sua persona.

Saber com quem você quer se comunicar, atrair e fazer negócios é o ponto principal de toda e qualquer ação de marketing, seja qual for o mercado.

Você precisa ter isso bem definido para, então, poder ter ações compatíveis com ela, a comunicação adequada e iniciativas mais assertivas.

Quando sabemos bem quem é a nossa persona, sabemos o que falar, como falar, qual canal de comunicação usar para falar com ela e tudo mais.

Se você ainda tem dúvidas sobre Persona, como criar a sua etc., dá uma lida em “Como criar uma persona no Marketing Imobiliário“. Esse conteúdo vai te ajudar bastante com isso.

Com sua persona definida você vai conseguir:

  • Usar a mesma comunicação que seu cliente usa
  • Trabalhar aspectos da dor, necessidades e desejos dele (inclusive montar seus scripts)
  • Captar e expor produtos de interesse da audiência

2 – Use os canais de comunicação ideais para ela

Agora que você sabe exatamente quem é a sua persona, você precisa identificar quais são os canais de comunicação ideais para a atração e a comunicação com ela.

E, pode ser que isso seja um ponto a ser ajustado nas suas companhas de marketing imobiliário em busca de melhorar a qualidade dos seus leads.

Pode até parecer que, como todo mundo está nas redes sociais, na internet, pesquisando no Google etc., basta marcar presença em todos esses canais e pronto.

Definitivamente, isso não é estratégico.

Isso é “abrir demais a boca do Funil” e atrair todo e qualquer tipo de lead, ou seja, exatamente o NÃO QUEREMOS POR AQUI.

Em tempo, já que eu usei aqui um termo que falamos muito no marketing digital que é “fechar/abrir a boca funil de vendas”, vale ressaltar que isso implica muito também na quantidade de leads.

Fatalmente, qualificar os leads implica em reduzir a quantidade deles também.

Uma vez que ajustamos os filtros da captação de leads para melhorar a qualidade deles, “fechamos a boca do funil” e o número de leads tende a cair.

Não é uma regra absoluta, há outras variáveis que implicam nisso e que podem ajustar e equilibrar volume e qualidade de leads, sobretudo, o valor de investimento nas campanhas.

Voltando aos canais de atração e comunicação com a sua persona…

  • Redes Sociais
  • Anúncios Patrocinados
  • Portais Imobiliários
  • Site
  • Placas
  • WhatsApp
  • Telegram

Estes são os principais canais utilizados para anunciar imóveis á venda, atrair e se comunicar com o potencial cliente.

Você pode até usar todos eles, mas, como eu disse, há casos em que isso não seria assertivo.

Mais vale uma boa ação de marketing em canais determinados do que sair dividindo o investimento e reduzindo o seu potencial de alcance e performance, atirando pra todo lado.

Em todos os canais, você precisa se atentar a qualidade dos anúncios e do seu conteúdo.

Aqui, mais uma vez, é preciso ressaltar a importância de saber com quem você está falando e, como aqui queremos atrair leads mais qualificados, quentes ou caminhando para aa fases mais estreitas do funil, proporcionar algo compatível com esse momento do lead.

3 – Meios de contato com o lead

Se atente para os botões do WhatsApp nos anúncios e canais de comunicação com o lead.

A usabilidade destes canais precisam estar muito de acordo com a sua persona, em especial, os meios de contato para quem quer saber mais, agendar uma visita, falar com um corretor responsável imediatamente etc.

  • Por email;
  • Chat Online no site;
  • Via Messenger no FB;
  • Direct Messenger no Instagram;
  • Botão pro WhatsApp.
  • Entre outros.

Se atente para a eficácia deles, principalmente no que diz respeito ao tempo de resposta. Isso é fundamental para conversão do lead em cliente 😉

Deixe os posicionados estrategicamente, ou seja, de fácil visualização, acesso e de uso simples.

No caso das Landing Pages, evite formulários extensos de contato. As pessoas têm cada vez mais urgência e buscam por praticidade.

4 – Ajuste as campanhas de anúncios patrocinados e Adwords.

Assim como todas as ações de marketing é preciso analisar, medir o resultado para entender o que foi bom e o que não deu certo.

As campanhas de anúncios patrocinados e Adwords têm muitos pontos a serem analisados depois da sua criação e veiculação.

Aqui, a dica para a atração de leads melhores é verificar com cuidado as palavras-chaves.

Você pode negativar algumas palavras-chaves inconvenientes, por exemplo, se você trabalha somente com imóveis alto padrão, negative palavras como:

  • Casa Verde Amarela
  • Minha Casa Minha Vida
  • E alguns bairros que não fazem parte da sua região de atuação de forma alguma.

5 – Análise contínua das ações de marketing

Por fim, crie o hábito de acompanhar diariamente as suas ações de marketing.

Analisar toda elas de forma contínua, vai permitir ganhar o domínio delas para que você entenda cada vez melhor o que está indo bem e o que pode e deve ser melhorado.

Esse é o grande diferencial e benefício do marketing digital. Use e abuse dele sem moderação.

Agora, resumindo as dicas de como melhorar os leads que chegam pra você são:

  1. Defina muito bem a sua persona;
  2. Use os canais de comunicação ideias com ela;
  3. Se atente aos canais de contato com o lead;
  4. Ajuste as campanhas
  5. Analise periódica de tudo.

Esses são 5 pontos a serem tratados com cuidado quando se trata de leads. Se atente a eles e colha bons frutos, ou melhor, atrai leads cada vez mais qualificados.

Gostou das dicas? Conta pra gente!

Grupo vip para imobiliárias e corretores autonomos.

Bons negócios.

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