Oi Corretor. Tudo bem por aí? Já pensou em como montar uma imobiliária de sucesso?
Acredito que grande parte dos corretores de imóveis pensam em expandir o seu negócio e ter a sua própria imobiliária.
Mas, em um mercado cada vez competitivo como o imobiliário este é um desafio e tanto, não é mesmo?
O nosso bate papo de hoje é com você que tem esses planos e quer colocá-los em prática.
Separamos 5 áreas importantes e que você precisa cuidar com atenção na sua imobiliária para que ela tenha sucesso. São elas:
Captação de Imóveis – Não é a toa que captar um imóvel é o primeiro dos nossos 5 pontos de atenção por aqui.
Ele está entre as principais atividades do corretor no processo de compra e venda de um imóvel.
Infelizmente, ainda tem muito profissional que não entendeu isso e o faz de forma equivocada ou pouco eficiente, comprometendo todo a jornada.
Falamos muito sobre isso em “Captação de Imóveis: Guia prático para aumentar e melhorar sua qualidade.
Vale dar um pulo neste e em outros conteúdos só sobre captação de imóveis do nosso blog.
Montar uma boa carteira de imóveis não é do dia pra noite, dá muito trabalho e o principal: é um trabalho contínuo, precisa ser atualizado e enriquecido diariamente.
A nossa tão querida internet pode e deve te ajudar muito com isso, mas, é só o primeiro passo para um bom trabalho de captação de imóveis. Esteja ciente disso e mãos a obra!
Gestão de Equipe – Como é desafiador gerir equipes! E se estas equipes forem compostas por profissionais:
- Autônomos – sem qualquer vínculo empregatício
- Sem ajuda de custos
- Sem salário fixo, benefícios, bônus. Só ganha se vender!
- Sem dia e horário pra entrar ou sair do trabalho
E tantas outras características do trabalho como corretor de imóveis no Brasil que para muitos são vistos como algo muito positivo e são mesmo, tudo depende muito do perfil de cada um.
Mas, quando se trata de gestão de equipe acabam sendo um tanto quanto desafiador.
Profissionais autônomos e comissionados precisam de motivação diária para se manterem positivos, animados e produtivos.
Para criarem a atmosfera perfeita para atrair e gerar negócios que resultam em dinheiro.
Sem rodeios, mesmo amando o que fazem, é isso que todo profissional, de qualquer área de atuação busca e, com o corretor de imóveis não é diferente.
Para este super desafio te recomendo ler “Gestão de corretores de imóveis: o motivacional da sua imobiliária impacta nas vendas“.
No mais, se atentar para a escolha dos corretores de imóveis da sua imobiliária. Encontre profissionais com objetivos similares aos seus.
Gestão Administrativa – Uma imobiliária é uma empresa como qualquer outra e precisa de uma gestão adminstrativa eficiente para que dê tudo certo na hora de fechar as contas.
E, nem sempre é você, proprietário da imobiliária – quem vai cuidar disso.
Você pode precisar de um especialista no assunto para cuidar dessa parte, alguém que faça toda a gestão da imobiliária: financeira, comercial, de pessoas etc.
Dependendo do porte da sua imobiliária, demanda além de muito tempo, conhecimentos específicos que podem não ser os seus.
E tudo bem! Cada um na sua e a sua imobiliária bem cuidada!
Esse também é um dos segredos de como montar uma imobiliária de sucesso.
A dica aqui é “não tente abraçar o mundo!’. Terceirize o que pode e deve ser terceirizado e foque no que você sabe fazer bem: vender imóveis!
Gestão Comercial – Assim como todo trabalho de gestão – de equipes, administrativa etc. – exige tempo e conhecimentos específicos que podem não ser os seus.
– Ah, mas não dá pra terceirizar tudo!
Então, busque conhecimento, pois aqui, mais do nunca, estamos falando de dinheiro e há falhas que podem ser fatais para a saúde financeira do seu negócio.
O Comercial das empresas tendem a andar lado a lado com o Marketing, um outro ponto de atenção para montar um imobiliária de sucesso e que vamos falar a seguir.
A área comercial da sua imobiliária deve cuidar bem de ações de vendas, de entrada e saída e produtos, da jornada do cliente, dos números de visitas, propostas, fazer análises do mercado e da imobiliária, enfim, tudo o que gera dinheiro na sua imobiliária requer cuidado e gestão comercial.
A dica aqui é o uso de um Sistema para imobiliárias.
Toda a gestão do dia a dia da imobiliária pode ser feito por ele e otimizar o levantamentos de dados importantes para estas análises que mostram como estão as coisas na imobiliária.
Marketing
As tão queridas ações de marketing imobiliário ganham ainda mais relevância quando se trata de uma imobiliária, teoricamente, com uma carteira de imóveis maior e maior demanda.
Mais do que nunca é preciso saber o que está fazendo para não jogar dinheiro no ralo e não chegar ao objetivo final: vender mais imóveis.
Não abra mão do marketing imobiliário na hora de montar a sua imobiliária, mas, antes disso, leia o nosso “Guia completo para começar com o Marketing Imobiliário“.
Com ele você vai ter a oportunidade de entender cada etapa deste processo, para mitigar os possíveis e mais comuns erros cometidos por quem quer contar com o marketing para vender mais imóveis, mas, acaba se frustrando com os resultados abaixo do esperado.
Depois disso, leia também “5 ferramentas grátis para usar no marketing imobiliário“.
Nem sempre conseguimos, de imediato, terceirizar a mão de obra e contratar um profissional especialistas no assunto, por isso, é bom termos algum conhecimento de ferramentas que podem nos ajudar a executar um bom trabalho e sem custos.
Mas, de uma forma geral, invista em:
- E-mail marketing imobiliário;
- Redes sociais para imobiliárias;
- Site Imobiliário;
- E anúncios Patrocinados no Google.
Estes são os 5 pilares de você precisa se dedicar para montar uma imobiliária de sucesso.
Perceba que, assim como toda e qualquer empresa, uma boa gestão é o foco!
Dizem por aí que uma empresa é reflexo da sua gestão, por isso, busque conhecimento e as parcerias e conexões certas neste sentido e bons negócios.