Será que você é um corretor de imóveis que não vende?
Tem muito Corretor de Imóveis que não vende, tem poucas vendas e demora para vender. Há uma série de motivos para isso, mas, hoje, vamos falar aqui de comportamento e estilo de corretor de imóveis.
Tem 4 tipos de corretor de imóveis que não vende e eu listei eles aqui para que você consiga perceber que esse pode ser um dos motivos pelos quais seus resultados não estejam sendo o que você deseja.
Antes de mais nada, não leve isso para o coração.
É apenas um modo geral de ver algo que talvez você não identifique, ache comum, mas, aos olhos do senso geral e comum, não sejam e te coloquem na posição de corretor de imóveis que não vende, por exemplo:
1 – O Corretor de Imóveis Político
Meu amigo corretor, você já deve ter ouvido por aí que religião, time de futebol e política não se discutem, não é mesmo?
Essa é uma máxima da vida que eu e os corretores de imóveis de sucesso não abrimos mão. Seja nos conteúdos das suas redes sociais ou durante os seus atendimentos, não faça política.
Isso vale para toda a sua carreira mas, sobretudo, em ano eleitoral como este e diante o cenário do país claramente dividido, quando o assunto for política, procure ser o mais isento possível.
Isso porque se do outro lado estiver alguém extremista e de opinião contrária a sua, você pode acabar discutindo, se indispondo e o pior: perdendo negócio.
-Ah, Marlon, mas as pessoas têm que respeitar a minha opinião.
Sim, tem mesmo. Mas, infelizmente, hoje em dia não tem sido assim e quando se trata de negócios, é melhor prevenir do que remediar.
E convenhamos: não vale a pena, não é mesmo?
Sendo assim, reforço, cuidado, muito cuidado ao se posicionar publicamente sobre assuntos polêmicos, que divide opiniões como política.
2 – O Corretor de imóveis que não vende pela insistência
Isso dá um livro! Corretor de Imóveis que não vende de tão insistente que é e acaba sendo inconveniente, claro.
Tato, sensibilidade são quesitos fundamentais para o sucesso de uma negociação.
O cliente que está no momento ideal de compra e quer o seu imóvel irá te seguir o fluxo da jornada de compra de forma natural e nem sempre linear, vale ressaltar.
Pode sim ter um vai e volta pelo caminho, mas não cabe nunca, jamais, a insistência na venda.
Daí a importância do primeiro atendimento ser o mais consultivo possível, identificar além de tudo o cliente deseja, o seu estilo de abordagem para a melhor condução desse atendimento.
Se ele prefere ser contatado por email, whatsapp, que ligue direto, qual o melhor horário etc.
Cada contato é a chance de encantar e cativar o cliente e não pode ser desperdiçada. Pense nisso antes de “incomodá-lo” com, muitas vezes, aquele:
- Já falou com a sua esposa?
- Já decidiu? Tem outro cliente querendo fechar. Segurei pra você!
- Nesse preço você não encontra mais!
- Vende o carro, pega emprestado o sinal.. vale a pena!
Esses tipos de abordagem e insistência demonstram claramente um desespero pela venda e isso incomoda demais o cliente. Todo tipo de cliente!
Existem inúmeras técnicas de vendas e abordagem ao cliente que sumiu, que ficou de dar um retorno e até agora nada.
Pesquise e estude abordagens mais assertivas e competentes para esse perfil de cliente, sem parecer insistente ou inconveniente.
Não desista da venda, apenas saiba identificar a hora ideal de um novo contato e até mesmo de ‘abandonar’ esse cliente que, talvez, não esteja no momento ideal de compra e o atendimento equivocado a esse cliente esteja te fazendo um corretor de imóveis que não vende.
3 – Corretor de Imóveis que não vende é aquele Contador de História
Aqui, o Rapport é fundamental. Se comportar de acordo com o perfil e estilo de se comunicar e agir do cliente é uma técnica popular de Rapport que você precisa dar uma atenção especial, pois os resultados são incríveis!
Quando o corretor de imóveis se esquece disso e começa a falar demais, contar muitas histórias e perde o foco do atendimento em si é algo muito ruim, deixa o atendimento cansativo e improdutivo.
Seja focado, objetivo e com uma pitada de gentileza e simpatia.
Mas essa falação em excesso pode ser ainda pior. Tem corretor de imóveis que conta muita história e tenta de tudo para vendê-lo.
De ex-proprietários e moradores famosos até uma super valorização do bairro com uma lista dos futuros empreendimentos no entorno que só ele mesmo teve acesso… se é que você me entende 😉
Aqui, já no próximo semestre irão construir um shopping e o metro quadrado desse imóvel vai dobrar o valor.
Aqui tem policiamento 24h, a cada 30 minutos passa uma viatura.
E por aí vai!
Contenha-se, em especial, nas SUAS perspectivas de futuro para a localização do imóvel, principalmente aquelas que não tens domínio, certeza, não é mesmo?
Este é mais um comportamento que pode estar prejudicando seriamente os seus resultados em vendas e te fazendo um corretor de imóveis que não vende.
4 – Corretor Tapa Buraco
Confesso que esse é um termo que surgiu por aqui na reunião de pauta e, papo vai, papo vem, faz todo sentido.
O Corretor de Imóveis Tapa Buraco é aquele que esconde todos os “defeitos” do imóvel para vendê-lo.
Sem dúvidas, este é, fatalmente, um corretor de imóveis que não vende!
Dos mais simples aqueles nítidos e vistos de longe e a olho nu pelo cliente que tende a não ser ingênuo a esse ponto e levar essa ‘tapa buraco’ com péssimos olhos.
Essa sensação de insegurança despertada no cliente por comportamentos como esses é extremamente prejudicial às vendas, principalmente, de imóveis.
Se o cliente não se sente seguro com o atendimento do corretor de imóveis por qualquer que seja o motivo, esquece!
Lembre-se que estamos falando da compra e venda de um imóvel, algo que está no topo dos maiores desejos dos brasileiros, para a maioria das pessoas a realização de um sonho, com alto valor agregado financeiro e emocional.
Ou seja: confiança aqui é tão importante quanto o próprio dinheiro para a aquisição do bem. Não esqueça nunca disso!
Recapitulando os corretores de imóveis que não vendem, são:
1 – Político
2 – Insistente
3 – Contador de Histórias
4 – Tapa Buraco
Se identificou com algum? Se sente um corretor de imóveis que não vende?
Faz uma recapitulada nos seus últimos atendimentos que não geraram negócios e analise o porquê.
Pode ser o modo como você vem realizando seus atendimentos e tudo bem!
Como sempre falo por aqui, a rotina nos coloca em um status mecânico, automático e acabamos atuando de uma forma que já sabemos que não é o ideal, mas, muitas vezes nem percebemos.
O importante é identificar, corrigir e ir em busca dos próximos resultados, ok? Sair desse status de corretor de imóveis que não vende para corretor de imóveis de sucesso.
Tem uns conteúdos no nosso Blog e Canal do Youtube muito bons sobre atendimento que merecem sua atenção. Anota aí:
Para ler:
- O fator mais importante no Atendimento imobiliário.
- Atendimento ao cliente imobiliário: pontos de atenção para vender mais.
- Como identificar deficiências no meu atendimento imobiliário?
Para assistir, indico muito a série sobre Venda Consultiva. Está imperdível, principalmente, para quem se identificou como um corretor de imóveis que não vende.
Depois me conta o que achou.
Bons negócios.
Uma resposta
Boa tarde: é sempre bom rever alguns artigos, da minha profissão. Estou em uma fase tenebrosa. Não estou vendendo. Tenho a sensação de que não encontro o cliente certo. Marco visita com dez e não comparece neum.