Com a facilidade da busca dos imóveis proporcionada pela internet, as pessoas têm se tornado cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos anúncios, desejando uma descrição adequada dos produtos e, principalmente, uma boa apresentação visual.
No meio disso tudo, a fotografia imobiliária pode ser considerada a principal atração para um potencial comprador da internet, já que trazem por meio das imagens muitas informações acerca de um imóvel.
Quer entender a importância de dispor de boas fotografias para melhorar o resultado das suas vendas? Veja como fazer isso no nosso post de hoje!
Boas fotos atraem mais clientes
Contar com um profissional da fotografia para fazer as fotos dos seus imóveis melhora os seus resultados. Entretanto, alguns corretores se permitem aventurar no desafio de gerar imagens de qualidade.
Se você é um deles, confira algumas dicas para tornar as suas fotografias imobiliárias mais profissionais e atrair mais clientes:
Utilize bons equipamentos
Câmeras amadoras não dispõem de muitas opções e podem deixar a sua fotografia escura ou granulada, o que dificulta a visualização dos espaços.
Se possível, invista em um bom equipamento e aprenda a utilizar todas as suas funções.
Mostre pontos estratégicos do imóvel
Uma boa foto mostra espaços realmente interessantes do imóvel. Geralmente, dá maior ênfase a elementos atrativos, como uma bela janela com vista para as montanhas ou uma sala aconchegante.
Monte cenários de vivência
Antes de tirar uma foto, é fundamental manter o espaço organizado, mas tome cuidado para não deixá-lo com um aspecto muito frio.
Procure dar um toque alegre ao ambiente com objetos decorativos, dando a impressão de que o imóvel contém vida em seus cômodos.
Mantenha as linhas retas
Um erro muito comum e que costuma desvalorizar as fotos são as capturas tortas dos eixos verticais e horizontais dos espaços. Isso deixa o cliente confuso e transmite a sensação de que o espaço tem algum problema.
Mantenha a câmera alinhada com as paredes, pisos e tetos. Paralelismo implica em qualidade!
Pense no tamanho da imagem
Em anúncios online, as fotografias de maior dimensão possuem um retorno melhor quando comparadas à fotos muito pequenas.
Hoje, muitas imobiliárias ainda fazem a apresentação de suas imagens de forma errada, com fotos pequenas e de má qualidade, o que traz pouco interesse para os clientes.
Preze por mais qualidade e menos quantidade
Quando dispor as suas fotografias imobiliárias no anúncio de um portal ou de um site imobiliário, selecione somente as mais interessantes e evite o excesso.
O cliente não gosta de perder tempo com fotos repetidas ou muito parecidas.
Portanto, quanto melhor for a qualidade das suas fotos e quanto mais você souber valorizar os espaços por meio de uma só imagem, menor será a quantidade necessária a ser lançada no anúncio.
Estratégia boa para você e para o cliente!
Não transforme a fotografia imobiliária em uma mentira
Como profissional, é importante que você tenha responsabilidade sobre o que vai mostrar nos seus anúncios.
Lembre-se que a boa fotografia serve para destacar pontos importantes de um determinado espaço e não para enganar o cliente.
Por isso, nunca permita que as fotos sejam muito alteradas, a ponto de ficarem diferentes do espaço real.
Caso isso ocorra, você poderá perder credibilidade no seu serviço e deixará de realizar vendas, já que o comprador saberá, no momento da visita, que as imagens eram apenas propaganda enganosa.
Utiliza alguma dessas estratégias para obter sempre uma boa fotografia imobiliária? Comente e participe!
9 respostas
Olá Thiago,
Tenho uma máquina fotográfica Samsung WB100 cujas características de amplitude de fotos é muito boa, porém sempre tenho que fazer um tratamento relacionado ao contraste e brilho para que as fitos fiquem mais atraentes.
Atualmente estou utilizando o programa Microsoft Picture Manager que é uma ferramenta oferecida pelo próprio Office.
Você tem alguma sugestão para que eu possa melhorar a qualidade das fotos dos imóveis.
Veja que as fotos que publico, parecem ser de boa qualidade, mas quero melhorar ainda mais, porque eu penso que as fotos são um ótimo argumento de venda.
José Siqueira,
Boa tarde.
É um prazer poder lhe auxiliar e compartilhar um pouco de nossa experiência.
Fazer ajustes na foto é mais comum do que pode imaginar, até os profissionais fazem isso, conhecido como pós-produção ou somente “pós”.
A ideia é sempre fazermos a foto com melhor iluminação e composição possível, para que diminua o trabalho do processo de pós-produção, que acaba levando um tempo considerável. Ainda assim, existem algumas ferramentas que podem lhe auxiliar nesse processo, uma delas, muito utilizada, é o Adobe Lightroom, que poderá realizar a manipulação das cores, contrastes, luminosidade, entre outras configurações e ainda por cima poderá aplicar em diversas fotos o mesmo ajuste com um recurso muito simples. Isso é muito bom quando faz fotos no mesmo ambiente, com iluminação e aspectos parecidos, de modo que esse mesmo ajuste servirá para toda sua sessão de fotos.
Vale a pena pesquisar, ler e assistir alguns materiais sobre essa ferramenta, que muito poderá lhe auxiliar no seu objetivo.
Separei um vídeo, assista aqui, para ter uma ideia das funcionalidades dessa ferramenta
Grande abraço!
Marlon Ruiz
Excelente! O Marlon é o nosso especialista em fotos.
Nossa!!! R$ 22,00 por mês? E com compromisso de 1 ano!
Estou no caminho certo para utilizar este recurso?
José,
Boa tarde.
Você poderá utilizar a versão de teste por um período de 30 dias e analisar o custo benefício no seu dia-a-dia, pensando no tempo que utilizará para realizar a tarefa e qualidade do trabalho obtido.
Segue o link da versão de avaliação
Abraços!
Olá Marlon, Grato pela dica!
Vou testar!
Pelo vídeo explicativo me pareceu bastante profissional, tal qual o Photoshop.
Obrigado pela sugestão. Tentaremos nos corrigir
Essas suas dicas são muito importantes realmente para chamar a atenção dos compradores, valeu.
Olá Alcides,
nós da Microsistec ficamos felizes em saber que estamos ajudando.
Abs.