A importância do funil de vendas para Corretores Autônomos

funil de vendas

Oi Corretor de Imóveis, tudo bem? Me diz uma coisa: você utiliza o Funil de Vendas aí no seu negócio? 

Hoje eu quero conversar sobre o funil de vendas e a importância dele para corretores autônomos. 

Se você já utiliza ou nem sabe o que é exatamente, fica aqui comigo que eu vou te explicar tudo sobre ele. 

O que é funil de vendas

Funil de vendas é um modelo de representação da jornada do cliente na sua empresa, no seu negócio. 

No formato de um Funil, como o nome já diz, ele mostra desde o seu primeiro contato até o fechamento da venda.

Veja de forma ilustrada!

funil de vendas imobiliário

Como dividir o funil de vendas

O Funil de Vendas ilustra toda essa jornada do cliente, dividindo-a em 3 etapas diferentes. 

  • Topo de Funil 
  • Meio de Funil 
  • Fundo de Funil 

O Topo de Funil, é a entrada do lead no funil de vendas, o início da sua jornada. 

Aqui, é a fase de descoberta do cliente, onde ele identifica que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido. 

Trazendo isso para o mercado imobiliário, é o cliente que tem o sonho de sair do aluguel, mas ainda não sabe como realizar esse sonho e você e a sua imobiliária podem despertar esse conhecimento nele e conduzi-lo na jornada à próxima fase. 

O Meio de Funil é a fase intermediária da jornada. Aqui, o cliente começa a vislumbrar a solução para a sua necessidade e que esse sonho pode sim se tornar realidade. 

Ele precisa amadurecer essa ideia conhecendo melhor os caminhos para isso. Estudando todas as possibilidades, soluções. 

É hora de você reforçar sua autoridade no assunto, mostrando a ele todas as rotas possíveis. Rumo ao  Fundo do Funil! 

No Fundo de Funil o lead já está aquecido e se torna, de fato, uma oportunidade de negócio. 

Aqui ele já sabe da sua necessidade, qual a solução pra ela e que você, o profissional que está conduzindo ele em todo a jornada de compra, é a pessoa de confiança para ajudá-lo nisso.  

Nessa etapa final da jornada, você já prestou um atendimento consultivo importante e é hora de ir efetivamente às ações que geram vendas: visitas a imóveis, negociação até o fechamento do negócio. 

Quais os principais benefícios do funil de vendas?

Saber exatamente o momento do lead e em que estágio ele está no processo de compra e venda de um imóvel, torna as suas ações junto a ele infinitamente mais  assertivas. 

Isso,consequentemente, aumenta as chances de concretização da venda e esse é o maior benefício que o Funil de Vendas traz. 

Além disso, ele também proporciona: 

  • Previsibilidade do volume de vendas; 
  • Mais assertividade nas iniciativas comerciais;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhor aproveitamento das oportunidades de negócio;
  • Melhoria no atendimento ao cliente;
  • Mais clareza do processo de compra.

Cuidados com o funil de vendas

O Funil de Vendas é uma metodologia simples e muito eficiente, mas requer alguns cuidados para que ao invés de ajudar, acabe atrapalhando. Se atente para: 

Não cair no achismo: percorra corretamente cada etapa do funil de vendas. 

Conduzir o lead ‘achando’ que ele está nessa ou em outra fase pode ser fatal para a venda. 

Seja consultivo, entenda o momento do cliente na jornada e caminhe consciente com ele em todo o processo. É PRA ISSO QUE SERVE O FUNIL! 

Use as ferramentas corretas: existem mil e uma plataformas com funil de vendas disponíveis no mercado, mas, como corretor de imóveis, o ideal é que você utilize um sistema imobiliário com funil de vendas. 

Poder gerir tudo de forma integrada, automatizada, é mais produtivo e impacta diretamente no resultado de vendas. Pense nisso.  

E por falar em produtividade do corretor de imóveis, já falamos sobre isso por aqui em Como ser um corretor de imóveis produtivo. Leitura obrigatória do corretor autônomo!  

Como analisar o Funil de Vendas

funil de vendas

Acompanhar o lead em cada etapa do funil de vendas e atuar corretamente nelas é o básico do funil de vendas. 

Assim como toda estratégia, ela deve ser analisada com cuidado e ter os resultados mensurados. 

Sempre em busca de pontos a melhorar e a potencializar suas vendas. 

Sendo assim, inicialmente, você precisa analisar 3 pontos no funil de vendas:

1 – Tempo: o tempo que cada lead leva para avançar nas etapas do funil de vendas e o tempo que ele leva para concluir essa jornada e fechar negócio. 

Esse dado te ajuda a identificar pontos de melhoria na nutrição desse lead, oportunidades de melhoria no atendimento e tudo mais que possa otimizar esse processo, tornando ele o mais rápido possível, sem perder a qualidade, claro. 

2 – Custo: quanto custou a captação desse lead, de onde ele veio: marketing, indicação etc.

A ideia aqui não é que ele chegue de graça, seria ótimo, mas nem sempre é assim. A ideia é afinar a estratégia. 

3 – Qualidade: esse é um dos pontos mais importantes nessa análise. Eu já falei por aqui que não existe cliente ruim, mas existem diferentes tipos de leads e o que a gente sempre busca é o lead qualificado, aquele mais quente, que está realmente no momento de compra. 

Entender a quantidade e qualidade dos leads que chegam ao seu funil de vendas te ajuda muito na estratégia correta para atração de novos leads e vendas. 

Plataformas de Funil de Vendas

Como eu disse durante a nossa conversa, existem muitas plataformas eficientes com Funil de Vendas no mercado. 

São CRMs, a maioria deles são pagos e entregam o que prometem. 

Vou listar 3 deles pra você pesquisar com mais calma e no detalhe. 

Todos eles têm suporte ao usuário, treinamentos para equipes, tutoriais bem explicativos sobre todos os seus recursos e boa reputação no mercado. 

Plataforma da Microsistec

Eu também te disse durante a nossa conversa que mesmo com tantas boas ofertas de plataformas de Funil de Vendas no mercado, para você corretor de imóveis, o ideal é ter um sistema para imobiliárias com funil de vendas

Um recurso que a Plataforma da  Microsistec, pioneira no mercado de Software para o mercado imobiliário, oferece há muitos anos e com muita competência.

Dentre os inúmeros diferenciais de peso e que a posicionam como a melhor do mercado,  destaco o App Leads, o aplicativo que entrega o lead imediatamente na mão do corretor e em 7 segundos você inicia um atendimento ao cliente. 

É agilidade no tempo de resposta refletindo direto no atendimento ao cliente e no percentual de conversão em vendas. 7 segundos para ser mais exato! 

Pra você ter uma ideia do que isso significa, o tempo médio do mercado é de 72 horas. 

Você sabe a importância do tempo de resposta na conversão em vendas? 

Falei sobre isso aqui: O fator mais importante no Atendimento imobiliário. Passa lá depois daqui 😉 

A usabilidade do app é perfeita e permite que o corretor atue de forma bem simples e ágil, conduzindo o lead no seu funil de vendas e gerindo seus atendimentos a qualquer hora e lugar. 

Esta é uma das dezenas de relatos que recebemos diariamente por aqui. Algo que nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo. 

Não é por acaso que estamos há quase 3 décadas no mercado de tecnologia imobiliária. 

Peça o seu período de testes e conheça melhor o sistema imobiliário da Microsistec com Funil de Vendas para corretores de imóveis autônomos.  

Corretores Autônomos também precisam otimizar seus funis de vendas

Sim. E muito. Partindo do princípio de que o corretor autônomo é uma imobiliária de um corretor só, ou seja, faz tudo sozinho, otimizar é sempre bem vindo. 

Organização é palavra de ordem quando se trata de produtividade, otimização de tempo etc. Algo que para o profissional autônomo é kit sobrevivência! 

Em paralelo a isso, não dá pra falar de tudo isso sem falar de tecnologia e do papel dela no que diz respeito à organização e seus reflexos no dia a dia do profissional autônomo. 

O corretor autônomo é uma imobiliária de equipe enxuta e que precisa de alta performance para ter o volume de vendas satisfatório, por isso, ele precisa automatizar processos de forma eficiente. 

Minha sugestão para isso segue sendo a implementação de um sistema para corretores de imóveis com o funil de vendas. 

Não há nada mais eficiente que isso no mercado imobiliário atual. 

Uma vez que o corretor de imóveis estiver consciente disso, vale pesquisar o que o mercado oferece e qual é o melhor para o seu negócio. 

Para te ajudar nessa escolha, leia Como escolher um Sistema para Corretores de Imóveis.  

E, claro, se precisar de ajuda com isso, entre em contato conosco para batermos um papo, tiramos suas dúvidas, liberamos um período de testes do nosso sistema, enfim, te ajudamos a vender mais! 

Conta comigo. 

Bons negócios. 

4 respostas para “A importância do funil de vendas para Corretores Autônomos”

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