Oi Corretor, tudo bem contigo? Como você avalia a sua gestão comercial e o impacto dela no seu time de corretores de imóveis?
– Ah, mas o que uma coisa tem a ver com outra? Tudo! E é sobre isso que vamos conversar hoje.
Dizem por aí que uma empresa é reflexo da sua gestão e, partindo dessa premissa, é preciso se atentar a algumas práticas de gestão comercial não impacte negativamente na gestão de pessoas da sua imobiliária.
O corretor de imóveis é um profissional sem vínculo empregatício, ou seja, autônomo, que “faz” a sua própria renda.
Aliás, essa é um dos grandes atrativos da profissão e também um dos seus maiores desafios, pois, diferente de outras áreas de venda, onde o profissional tem um salário base, ajuda de custos etc., na corretagem de imóveis não.
O corretor de imóveis só é remunerado pelo que vende e quando o pagamento do imóvel é concretizado, ou seja, depois de um tempo… as vezes meses, não é mesmo?
Outro ponto importante aí, é que a remuneração está atrelada ao motivacional de muitos profissionais.
Logo, certo ou errado (quem sou eu pra definir isso?!?!?), é natural que não vender, não receber em dia, receber menos que o combinado ou perder a vez no atendimento ao cliente impacta no motivacional de uma equipe de corretores de imóveis.
Por essa e tantas outras que é importante se atentar as práticas na gestão comercial da sua imobiliária para manter o seu time de corretores motivados e vendendo.
Em “Gestão de corretores de imóveis: o motivacional da sua imobiliária impacta nas vendas” falamos bastante sobre o assunto.
Hoje, vou relembrar alguns pontos que merecem atenção. São eles:
Gestão Comercial é sinônimo também de organização
Gerir é também organizar. Seja o que for. E não há nada mais desmotivante para um profissional comissionado que ser impactado pela desordem do seu local de trabalho.
No caso do corretor de imóveis, perder a vez no atendimento é muito ruim e, quando isso acontece por desorganização, então.
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Acompanhe de perto o trabalho de cada corretor do seu time
Eu sei que é corrido e muitas vezes não dá pra acompanhar tudo o que eles estão fazendo etc.
Também sei que você confia neles, afinal, é o seu time, sua equipe e você os conhece muito bem, sabe que fazem um bom trabalho, não é mesmo?
Anota aí: não é! Eles até podem estar fazendo um bom trabalho, mas sempre há o que melhorar, ajustar na busca por melhor desempenho.
E não há nada melhor para isso que acompanhar de perto o trabalho que cada um desenvolve, com olhar crítico e construtivo, buscando pela melhor performance do profissional.
- Tempo de resposta;
- A forma de atendimento;
- Organização do ambiente e da forma de trabalho;
- Comportamento;
- Conhecimento
- etc.
Muitos pontos podem e devem ser cuidados diariamente em uma imobiliária e no seu time de corretores de imóveis.
Falhas fatais, que derrubam vendas, podem estar acontecendo e ninguém viu, percebeu, analisou e pontou para que não se repetisse.
Cuidado com as bonificações
Elas são motivacionais mas podem ser também um desestimulante para quem dá o seu melhor e não se vê reconhecido por isso ou ‘injustiçado’.
-Ah, mas o mundo é assim. Tem que entender que uns ganhos e outros perdem!
Claro que dá pra entender e, como somos todos adultos, teoricamente, está tudo bem.
Mas Gestão Comercial e de pessoas vai além disso. Trabalhar e cuidar do motivacional de um time comercial, comissionado, é desafiador e requer cuidados, inclusive, com o que parece óbvio.
A TV 60 polegadas pro corretor que vendeu mais é muito bacana, mas, se atente a outros critérios e formas de premiar, motivar!
Ambiente de trabalho adequado
O corretor de imóveis, assim como qualquer outro profissional e área de atuação, precisa de boas condições de trabalho para desempenhá-lo melhor.
Além do ambiente limpo, boa internet, cadeira confortável e computador funcionando direitinho e o café quentinho não podem faltar. (risos!).
Brincadeiras a parte, a ideia é reforçar que é importante oferecer uma ambiente adequado para o trabalho no que diz respeito a infraestrutura e também com relação ao clima organizacional.
Procure manter o clima leve e amistoso em meio ao caos de toda a competitividade e a busca por metas.
Promova pausas para integração, cafés da manhã, Happy Hours, idas da equipe a eventos do mercado são bons caminhos para isso.
Então, para você manter o seu time de corretores de imóveis motivados e vendendo muito é preciso de:
Organização: providencie um CRM
Acompanhamento efetivo do trabalho da equipe: providencie um CRM mesmo! 🙂
Atenção com as bonificações e um ambiente amistoso para trabalhar!
A união e motivação do time para vender será uma consequência e resposta a este combo de boas práticas.
Tem algo que você considere bacana, que pratica por aí e quer dividir com a gente? Deixe nos comentários.
Bons negócios.