Gestão Imobiliária: como motivar sua equipe de corretores de imóveis

gestao imobiliária

Gestão Imobiliária é o assunto do nosso bate papo de hoje, por isso, quero saber de você, gestor de um time de corretores de imóveis:

  • Como está a motivação do seu time de corretores? 

Você sabia que este é um dos maiores desafios dentro de uma imobiliária? 

O corretor de imóveis trabalha sem vínculo empregatício, é comissionado apenas pela venda concluída com sucesso e sem qualquer ajuda de custo, um cenário naturalmente desafiador. 

Mas, como dizem por aí: é o que tem pra hoje! 

E, se tratando do mercado imobiliário, é o que temos desde sempre. 

Todo corretor de imóveis sabe onde está entrando quando decide tirar o seu CRECI.

Vale ressaltar, são mais de 2 mil novos corretores mensalmente entrando neste cenário, de acordo com o COFECI

Vale ressaltar também que treino é treino e jogo é jogo, ou seja, no dia a dia é que são elas e, mesmo ciente do que o espera, isso não o impede de se sentir desmotivado. 

Agora, imagino que, em meio a este cenário, o corretor de imóveis ainda tem que enfrentar  falhas na gestão imobiliária, algumas que impactam diretamente nos seus resultados em vendas? 

A máxima “A empresa é reflexo da sua gestão” faz total sentido no mercado imobiliário, principalmente, quando estamos falando de um profissional que só ganha se vende. 

Sendo assim, cabe a você, líder de um time de corretores de imóveis, identificar pontos de melhoria na gestão imobiliária e transformá-los em para fazer do ambiente em que seu time trabalha, o melhor e mais favorável para o sucesso. 

Então, foque em gestão imobiliária e tenha um time de corretores de imóveis 100% motivados, inteiros e dedicados a fazer acontecer. 

Separamos algumas das principais falhas de gestão imobiliária e as soluções para elas, para que você reflita e atue sobre elas. 

Vamos às dicas de gestão imobiliária!

Controle no Rodízio de Corretores de Imóveis 

Nunca, em hipótese alguma, erre o corretor da vez. 

Errar o corretor da vez é um erro primário e grosseiro que acontece com mais frequência e tem impactos negativos maiores do que você possa imaginar. 

Gera uma série de problemas de relacionamento entre a equipe, demonstra desorganização na gestão imobiliária e impacta na relação de confiança entre o corretor e o seu gestor. 

Um software de gestão imobiliária acaba com este problema de uma vez por todas e coloca o gestor e todo o seu time no controle de todo o movimento da imobiliária, dando a todos mais autonomia e o poder de se organizar melhor para o atendimento, refletindo diretamente nas vendas. 

Organização dos Processos 

Sem ela, a comissão de seu corretor demora ainda mais. 

A jornada de compra e venda de um imóvel é uma das mais burocráticas e morosas que existem e, quando não há organização dos processos que fazem parte desta jornada, fica ainda pior. 

Acompanhar de perto cada etapa da jornada e atuar efetivamente nos processos, com competência e isso envolve prazos, requer um dinamismo que só a tecnologia consegue oferecer com maestria. 

É humanamente impossível dar conta de todos os processos, dos atendimentos que estão acontecendo simultaneamente na sua imobiliária. Sozinho você vai errar! 

Mais uma vez, um sistema de gestão imobiliária é a ferramenta ideal para manter a organização dos processos e fazer com que eles aconteçam no tempo ideal e com a eficiência que não só o cliente espera, mas o corretor de imóveis e a imobiliária também. 

Não há nada mais desmotivante que perder o prazo da entrega de um documento ou a sua validade por uma falha interna. 

Isso coloca em cheque todo o profissionalismo e competência. Falha grave que desmotiva demais o time de corretores e que pode ser solucionada facilmente com um sistema de gestão imobiliária.  

Gestão de Marketing Imobiliário 

Anuncia, posta, publica e não dá conta de responder o cliente. 

A sua imobiliária investindo alto em Portal imobiliário, Anúncio Patrocinado, Site etc.,e você administrando tudo isso “na unha”, um a um, no seu tempo. 

Dinheiro no ralo e um time de corretores de imóveis potentes e ansiosos para atender, parados esperando você mandar um lead por dia, sem saber direito de onde ele veio e pra onde ele vai. 

Marketing Imobiliário estratégico dá super certo se, dentre outras coisas, o tempo de resposta e a condução do lead na jornada forem feitas corretamente. 

Posta, anuncia, publica e some. 

O cliente chama no WhatsApp, manda mensagem inbox nas redes sociais, no chat do site e o corretor de imóveis só recebe esse interesse depois de dias, semanas… o cliente já está vendo imóvel com outro corretor, de outra imobiliária e ainda acreditando que a sua imobiliária não presta. 

Um sistema de gestão imobiliária com integração dos canais de comunicação e marketing da imobiliária já resolvem isso. 

Os leads caem direto no sistema e você, gestor, pode acompanhar o atendimento desde o primeiro contato, analisando toda a jornada do cliente, ajustando o que for preciso e aumentando as chances de conversão. 

Uma dose extra de gestão do investimento em marketing imobiliário.

Duas tacadas em uma só.  

Você consegue ver de onde vem mais ou menos leads, o que permite uma análise rápida dos canais que estão te trazendo mais contatos. 

Em tempo, vale lembrar que mais não é melhor, então, não é esta análise que vai definir o melhor lugar para você divulgar sua carteira. 

Aqui, você vê de onde vem mais, agora, saber se o lead é bom e tudo mais é preciso de outras análises mais aprofundadas e extremamente necessárias para o melhor investimento e também a motivação do seu time de corretores, afinal, ele precisa receber leads bons para trabalhar, não é mesmo? 

Eles que já investem em absolutamente tudo do bolso deles para trabalhar na sua imobiliária, merecem esse retorno de investimento, não é mesmo? 

Isso é, sem dúvidas, motivacional demais! 

Saber que a imobiliária investe na captação de leads qualificados para que ele exerça um bom trabalho é muito motivador, então, faça isso da forma correta. 

Essas são algumas das principais falhas de gestão imobiliária que desmotivam o corretor de imóveis. 

A boa notícia é que todas elas e muitas outras podem ser solucionadas com um sistema de gestão imobiliária, a ferramenta que traz o nível de excelência que uma imobiliária precisa para performar melhor e se destacar na sua praça. 

Como falei anteriormente, uma empresa é reflexo da sua gestão, então, invista na digitalização de processos e tenha total controle da sua imobiliária e do seu time de corretores. 

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Pioneira em tecnologia imobiliária no país, a Microsistec está entre as melhores soluções para o seu time de corretores se manter motivado e performar melhor. 

Experimente. 

4 respostas

    1. Olá José, tudo bem?

      Então José, apesar do artigo citar a organização de processos e rotinas dentro das imobiliárias e sobre o marketing da mesma, essas dicas aplicam-se no dia a dia do corretor autônomo, pois uma rotina equilibrada e organizada é sinônimo de sucesso.

      Uma dica para estar sempre motivado, é manter uma rotina organizada, atendimentos, captações, visitas, redes sociais, dessa forma você vai acabar com aquela sensação de que trabalhou o dia inteiro mas não produziu nada, o que é extremamente frustrante, além de conseguir conciliar seu trabalho com seu lazer!

      Espero ter ajudado José, um abraço e até logo!

  1. Todo corretor de imóveis sabe onde está entrando quando decide tirar o seu CRECI. Discordo, em muitas imobiliarias mente desde o início, prometendo ganhos de R$20 mil ou mais.
    Quando na verdade pouco treinam e leads, me perdoe mas o iniciantes sequer sabem como lidar com o lead ou conhece o produto que o lead esta solicitando.
    Mas, como dizem por aí: é o que tem pra hoje! É bom assim mesmo.
    Poucas imobiliárias treinam suas equipes e em algumas os proprios gerentes, também vendem e concorrem com o corretor.
    Precisa melhorar muito

    1. Olá Roberto, tudo bom?

      Compreendemos e concordamos com suas afirmações, de fato, a obtenção do CRECI não garante automaticamente o sucesso financeiro como corretor de imóveis, até porque há muito informação mal guiada sobre este meio. Infelizmente, muitas empresas prometem salários altos sem investir em treinamento e suporte para seus corretores iniciantes. Isso pode ser frustrante para quem está começando e comprometer a reputação da profissão.

      É importante que as empresas invistam em seus colaboradores, oferecendo treinamentos constantes para melhorar suas habilidades de vendas e atendimento ao cliente. Além disso, é essencial que as empresas ofereçam um ambiente de trabalho saudável, com gerentes que apoiam seus colaboradores e não concorrem diretamente com eles.

      Entendemos que ainda há muito a ser melhorado no setor imobiliário, mas acreditamos que, com esforços conjuntos, podemos promover mudanças positivas e valorizar a profissão de corretor de imóveis. Estamos aqui para isso, qualquer comentário adicional ou dúvidas estamos a disposição!

      Um grande abraço, Juliana Microsistec.

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