Oi Corretor de Imóveis. Hoje o assunto é gestão imobiliária no período de baixa nas vendas.
Como estão as vendas por aí?
Você sabe como driblar essas fases ruins e, se ela chegar, qual o melhor caminho para passar dessa com os menores danos possíveis?
Este é um ano especialmente atípico com eventos que impactam diretamente nas vendas em geral, exceto, o comércio varejista que pode usar e abusar de produtos temáticos, em verde e amarelo, e pegar carona nele.
Sim, estamos falando da Copa do Mundo de Futebol que esta edição está acontecendo no final do ano, um período onde já, o consumidor é tomado pelo clima de festas de fim de ano e entende que tudo pode e deve ser deixado para o próximo ano, não é mesmo?
Não falta muito para as pessoas começarem a falar a famosa frase “Agora, só ano que vem!”.
Quem vive de comissão como o corretor de imóveis sabe bem que todo dia é dia e cada minuto importa.
Por isso, o ano de 2022 ainda tem muito pra acontecer, não é mesmo?
Então, bora focar nas vendas e converter esses clientes. Temos muito tempo pra isso sim.
Quando falamos em ‘driblar o período de baixa nas vendas’ estamos falando diretamente de gestão imobiliária, de antever os problemas e agir na prevenção dele.
Gestão Imobiliária é o caminho ideal para tudo, em especial, gerir baixas nas vendas.
- E por onde começar, Marlon?
- Pelo bom e velho planejamento.
O calendário nacional é o mesmo todos os anos, então, saia na frente e se organize para os períodos de baixa nas vendas da sua praça.
Há regiões em que as férias de verão – final de ano – são ruins para os negócios.
E, em paralelo, há regiões em que é justamente nesses períodos que as vendas dão um boom.
Então, não esquece: não tem receita de bolo. É adaptar as dicas para a sua realidade, o seu cenário
Em tempo, vale lembrar que este não é um conteúdo sobre Gestão imobiliária raiz, aquele onde falamos sobre finanças e tudo mais.
Temos conteúdos bem bacanas, mais completos e voltados a isso aqui no Blog da Microsistec e vamos deixá-los como complemento e dica de leitura também.
Mas hoje, são dicas simples e objetivas que vão te ajudar no dia a dia e a quem está passando por essa fase a ganhar um gás e recuperar o fôlego nesse fim de ano.
Anota aí:
Final de ano, copa do mundo, festas e onde está o seu cliente?
Como dizem por aí: se não pode vencê-los, junte-se a eles.
Aproveite o clima de Copa do Mundo e faça ações pontuais de marketing imobiliário onde o público está assistindo aos jogos.
Ah, Marlon, mas o pessoal não está com atenção nisso.
Até certo ponto, não mesmo. Mas, ninguém está 24h ligado em comprar um imóvel, nem mesmo aqueles que querem muito isso 😉
Abrace as oportunidades e marque presença onde puder:
- Bares e Restaurantes: que tal uma parceria com brindes para o público destes estabelecimentos? Um bolão nos jogos, um adereço para o cliente levar pra casa e lembrar da sua imobiliária nos próximos jogos?
- Enfeite a imobiliária e atraia olhares para a decoração temática.
- Você e o seu time com um uniforme temático também.
Enfim, entre no clima e na festa com um olhar estratégico, sempre.
Férias, final de ano: crise ou oportunidade.
Oportunidade, sempre. Somos do time que vê o copo meio cheio e, junto do período de férias e festejos de fim de ano vêm também o 13º e 14º salário, férias, bônus e outros você pode e deve usar como isca para novos negócios.
Estimule o seu potencial cliente a investir suas remunerações variáveis na realização do sonho da casa própria, no upgrade do seu imóvel e tudo mais.
Dê a ele insumos sólidos e seguros de que este é o melhor momento para fazer bons negócios.
Crie campanhas de marketing atreladas a essas palavras:
- Use seu 13º para realizar o sonho da casa própria
- Entrada parcelada. Pague a 1ª com o seu 13º
- Passe o Natal na casa nova
Enfim, o neuromarketing explica bem o que estamos falando aqui, mas, de um modo bem sucinto, aproveite essa atmosfera de generosidade, de compras, de presentes e faça um bom trabalho de marketing por aí!
E começo de ano, quando os “is” tomam conta de tudo?
Pois é, depois do Natal e Réveillon, vem o mês de janeiro e é tempo de IPVA, IPTU e todos os demais impostos que tomam conta do bolso do brasileiro.
Naturalmente, aquela atmosfera de “vamos gastar” esgota e dá lugar ao “Vamos economizar” mas, é preciso saber combater essas objeções.
Crie antecipadamente promoções e formas especiais de pagamento para este período.
Imóveis na planta tendem a ter um fluxo mais flexível de pagamento.
Vale ter boas opções na sua carteira. Fica a dica!
Meu amigo corretor, mais vale um pássaro na mão do que dois voando, então, esteja aberto às vendas em parceria.
Se una a outros profissionais e gerem bons negócios.
Em tempos difíceis, nada é tão eficiente quanto a união, sobretudo, para o cliente que se vê atendido com mais eficiência.
A gestão imobiliária é a solução para a saúde do seu negócio e o planejamento prévio com base no calendário nacional, com foco nos seus períodos de baixa é o que irá amenizar os impactos que a queda nas vendas traz.
Se prepare para atuar de forma efetiva nestes períodos e sinta no bolso o quanto isso é eficiente.
Já dizem os mais sábios: é melhor prevenir do que remediar 😉
Uma empresa é reflexo da sua gestão. Anteveja os problemas e bons negócios o ano inteiro!
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