O marketing digital para imobiliárias é o que há de mais eficiente em atrair contatos qualificados.
Engana-se quem acredita que se trata apenas de uma tendência em publicidade e propaganda.
Ele é uma realidade e o grande responsável pela transformação da trajetória profissional de muitos corretores de imóveis e imobiliárias.
Por ser absolutamente mensurável, ou seja, quem o pratica tem total controle do seu ROI, os resultados sobre os investimentos – mantém sua credibilidade como a melhor ferramenta na geração de contatos quentes.
Existem algumas maneiras de você inserir o marketing digital nos seus negócios.
E, neste sentido, outro equívoco é achar que basta estar nas redes sociais, por exemplo, que já está praticando marketing imobiliário digital.
O marketing imobiliário digital: muito além do Facebook.
O marketing imobiliário digital tem infinitas práticas, ferramentas e estratégias para atrair mais contatos e vender mais imóveis.
E é isso que precisamos esclarecer no post de hoje.
As redes sociais – Facebook para corretores de imóveis – Instagram, Twitter etc., são, sem dúvidas, as mais populares e, variando muito de negócio pra negócio – as que mais trazem resultados.
É importante ressaltar que, mesmo se tratando do mesmo negócio, segmento e tudo mais, há um item IMPORTANTÍSSIMO no marketing digital para imobiliárias que diferencia uma empresa de outras: A SUA PERSONA.
Cada imobiliária tem um público-alvo e uma persona diferente, e é com base neles que as estratégias são traçadas.
Logo, a receita Facebook + Site Imobiliário não é o melhor pra todo mundo.
Outra coisa: PERSONA NÃO É o mesmo que PÚBLICO-ALVO.
Persona é a personificação do seu cliente ideal, o potencial cliente, aquele pra quem você busca vender um imóvel diariamente.
Com riqueza de detalhes, a sua persona tem nome, idade, profissão, hobbies, estado civil e tantas outras características que formam um personagem que representa o seu cliente ideal.
Em Como vender mais imóveis? Conhecendo a fundo o perfil do seu cliente falei mais a respeito.
Bom, ciente destes ‘detalhes’, vamos às possibilidades de iniciativas em marketing imobiliário que podem e vão lhe ajudar a vender mais imóveis.
Vou partir da premissa que você tem um bom CRM Imobiliário, com funil de vendas e com seus dados atualizados diariamente, sobretudo, carteira de clientes e de imóveis. 😉 Corretor de imóveis organizado sai na frente.
E-mail marketing imobiliário para vender mais imóveis
Sincronizar carteira de imóveis com a carteira de clientes para promover o encontro entre eles de forma assertiva via e-mail marketing imobiliário.
Sabe o simples – e já mecânico – ato de enviar um e-mail para o seu cliente e potencial cliente?
Ele pode e deve ser feito melhor, de uma forma mais estratégica, eu diria.
Se você não conhece o potencial do e-mail marketing imobiliário, eu vou te contar.
70% da jornada de compra de um imóvel acontece na internet e, por incrível que pareça, não se restringe as redes sociais.
Segundo uma pesquisa feita e divulgada pelo UOL Host, comparando os resultados entre sites de buscas, o e-mail marketing e as redes sociais, o e-mail marketing tem a maior taxa de conversão em venda.
Isso significa que o volume de visitas no site, de produtos adicionados no carrinho de compras (no caso dos e-commerces) ou de interatividade nas redes sociais são maiores via e-mail marketing.
Não sou quem diz, são dados de uma pesquisa de mercado!
Enviar e-mails com propostas de imóveis dentro do perfil do cliente é uma iniciativa de marketing digital para imobiliárias, muito bacana e, claro, eficiente.
Para criar um e-mail marketing imobiliário gratuito sugiro uma ferramenta chamada Mail Chimp.
As redes sociais e o marketing digital para imobiliárias
Não dá pra falar em vender mais imóveis com marketing digital para imobiliária sem falar de redes sociais.
Ressalto que não é simplesmente ter uma página no Facebook e nas demais redes, postando seus anúncios de imóveis.
Existe sim uma maneira correta e estratégica de usar as redes sociais para vender mais imóveis pela internet.
Existe, inclusive, profissionais altamente qualificados, especialistas no assunto que fazem das redes sociais dos corretores e imobiliárias, verdadeiras ferramentas de vendas de imóveis.
Recorrer a um profissional ou a uma empresa que faz esse tipo de trabalho é o mais ideal.
Aqui, lhe darei dicas de como usar melhor os seus canais de comunicação com o seu potencial cliente.
Pequenas iniciativas de marketing imobiliário digital que lhe auxiliarão na conquista de novos e mais qualificados contatos.
No Facebook da imobiliária
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Tenha uma Fan Page e não um perfil da imobiliária – empresas têm Fan Pages;
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Mantenha a periodicidade de posts – XX posts por dia ou por semana;
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Extremo cuidado com as fotos – sem ilusão de ótica, de qualidade, nítidas e que expressem o que realmente o imóvel é;
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Extremo cuidado com a descrição do anúncio – quanto mais completo, mais qualificado é o contato que chega por ele;
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Responda os comentários – evite as resposta automáticas. O ‘copia e cola’ é muito ruim. Tratar o cliente, um a um, com atenção e dedicação esperados.
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Atente-se ao seu tempo de resposta – 30 minutos já é muito para o cliente online. Não demore muito para respondê-lo. O concorrente pode fazer isso por você.
Nos Portais Imobiliários
Pagos ou gratuitos, anunciar em portais imobiliários é prática no mercado e tudo bem. Traz retorno sim.
Acontece que você deve acompanhar o que e qual o portal imobiliário lhe traz mais e melhores resultados.
Com um CRM Imobiliário com funil de vendas você consegue ter e medir esses dados.
Lá, o corretor consegue saber a origem do contato: site imobiliário, redes sociais, portal X, Y ou Z, e-mail, WhatsApp, etc.
Com isso, identificar onde investir mais seu tempo e dinheiro.
Estas são algumas dicas de iniciativas de marketing digital para imobiliárias que podem lhe auxiliar a atrair mais contatos e alavancar suas vendas.
Se você tem alguma outra boa prática que traz bons resultados, compartilhe com a gente. Deixe um comentário.
3 respostas
ansioso para conhecer, pois sou corretor iniciante
Oi Reginaldo. Como vai?
Boa sorte e muito sucesso na sua carreira como corretor de imóveis.
E, claro, conte comigo!
Um abraço.