O marketing pessoal não costuma ser um assunto recorrente por aqui e isso é uma falha gigantesca, não é mesmo?
Afinal, se tornar uma autoridade no mercado imobiliário, um corretor de imóveis reconhecido pelo seu trabalho é um dos caminhos mais sustentáveis para o sucesso de vendas.
O marketing imobiliário digital é muito abrangente e versátil, benefícios que, na maioria das vezes, usufruímos para a divulgação dos imóveis da nossa carteira.
Mas, há um potencial imenso nas ações de marketing para o marketing pessoal para corretores de imóveis que impactam indiretamente nas vendas.
Quem nunca foi impactado por um anúncio de algo que estava em busca, mas, não seguiu a compra por não conhecer muito bem a reputação da loja, do vendedor etc?
Ser reconhecido como um profissional competente e de confiança é também primordial é algo que pode ser potencializado com boas práticas de marketing pessoal para corretores de imóveis.
E como fazer marketing pessoal para corretores de imóveis?
Listamos aqui dicas de boas práticas de marketing pessoal para corretores de imóveis que você pode implementar na sua estratégia de marketing imobiliário e na sua rotina de trabalho.
São pequenas e eficientes iniciativas que a médio e longo prazos contribuem efetivamente para a construção e reforço da sua autoridade como profissional do mercado imobiliário.
Antes de mais nada, vale ressaltar que a construção de uma imagem não acontece da noite para o dia e o mais importante: a fala tem que estar alinhada com o discurso.
Em resumo é: não adianta você fazer um super esforço na construção da sua marca pessoal se a experiência do cliente com você não for legal.
Se ao se interessar por um dos imóveis da sua carteira e fizer contato, o seu tempo de resposta for muito abaixo do esperado.
Se você não conhece o imóvel que irá levar o cliente para conhecer e fica tão decepcionado quanto ele na hora exata da visita.
Se não dá retorno, se oferece imóveis fora do que o cliente busca, se atrasa nas visitas, se não dá a devida atenção, não tira as dúvidas do cliente, cria rapport e tantos outros comportamentos que precisam ser muito bem feitos para serem, de fato, um atendimento ao cliente com excelência.
Se você não faz um bom trabalho operacional com o cliente na mão, o risco do seu marketing pessoal ser negativo é gigantesco, afinal, não há nada mais potente do que o marketing boca a boca e isso serve para o bem e para o mal.
Agora, voltando às dicas de marketing pessoal para corretores de imóveis, anota aí!
Dica 1: estude diariamente sobre o mercado imobiliário
Conhecimento é a base da autoridade.
Uma autoridade no assunto domina o seu mercado através de muito conhecimento e isso é algo que requer dedicação. Muita!
Para isso, estude o mercado imobiliário, se mantenha bem informado e busque a fundo o conhecimento sobre os assuntos que impactam no seu segmento.
- Economia regional e global
- Tendências
- Índices
- O cenário do mercado imobiliário em outras regiões mundo afora
Em tempo, tem um post aqui no nosso blog com dicas de canais de notícias sobre o mercado imobiliário que vale muito a pena favoritar, inclusive.
Este aqui: 5 canais de notícias do mercado imobiliário que são leitura obrigatória do Corretor de Imóveis
Além de ser um profundo conhecedor do seu nicho de atuação, é claro.
Você precisa ser um especialista no tipo de imóvel que você atua, na região e no seu público.
E o caminho para todos eles é o mesmo: estudos!
Muita pesquisa, leitura, anotações… a internet é uma aliada e tanto para isso. Busque toda a informação que você precisa e adquira o máximo de conhecimento do seu próprio celular, via internet.
É simples, sem custo e cômodo. Basta focar e se dedicar.
Dica 2: compartilhe seu conhecimento com os seus contatos
“Quanto mais eu ensino, mais eu aprendo”. Esse é um dito popular que eu não sei a autoria e que ilustra bem essa dica de marketing pessoal para corretores de imóveis.
Quando compartilhamos nossos conhecimentos, demonstramos nossa sabedoria, estamos exercitando o saber e, com isso, aprendendo ainda mais, principalmente, se há uma troca com quem recebe esse conteúdo.
Dentro das estratégias de marketing imobiliário, há ações de nutrição do lead, por exemplo, que podem ser conteúdos de valor, como:
- Notícias do mercado imobiliário
- Orientações para o compra e venda de um imóvel
- Financiamento imobiliário
- Finanças e economia
- Os bairros em que você atua mais
- Reforma
- E tantos outros assuntos que demonstram a sua bagagem e autoridade como profissional.
Quando você compartilha seu conhecimento, demonstra o quão capacitado é para realizar o sonho do seu cliente, reforça a sua autoridade no assunto e, com isso, desperta segurança ao cliente.
E como fazer isso?
- No status do seu Whatsapp
- Nas suas redes sociais
- Em um blog no site da imobiliária
- Com Assessoria de Imprensa, sendo fonte qualificada de informação
- Em uma newsletter enviada para o seu mailing
Esses são alguns dos caminhos que você pode pegar para propagar o seu conteúdo.
Todos eles são gratuitos e muito eficientes.
Tem conteúdo sobre isso aqui no nosso blog. Vou deixar algumas dicas de leitura aqui embaixo. Passa lá depois daqui 😉
1 – WhatsApp para corretores de imóveis: dicas para se comunicar e vender mais
2 – Blog imobiliário: ter ou não ter? Eis a questão!
Dica 3 – Conte para o mundo quem é você
Todo mundo sabe com o que você trabalha? Que você é um corretor de imóveis ou dono de imobiliária?
Se não sabe, precisam saber e logo.
Tem muito corretor de imóveis que não está no radar dos próprios amigos e só descobre que ele estava procurando um imóvel quando ele já fechou negócio com outro corretor.
Isso é, no mínimo, inadmissível.
Todos à sua volta precisam saber com o que você trabalha e com o que pode contribuir.
Por isso, espalha como fofoca e conta para o mundo quem é você no mercado imobiliário:
- Compartilhe via whatsapp uma apresentação, um cartão virtual nos grupos dos amigos e familiares, no grupo do condomínio etc;
- Coloque no seu status do Whatsapp além dos imóveis da sua carteira, uma bio sua, um vídeo curto se apresentando e se colocando à disposição para ajudá-los a comprar e vender umimóvel, por exemplo.
- Fale de você e do seu trabalho nas rodas de conversa
- Faça networking com outros profissionais da área e de outras áreas
Abrace toda a oportunidade de falar um pouco de você e do seu trabalho.
E uma dica importante: com frequência.
Não basta falar uma vez, uma semana, um mês. Fale sempre.
As pessoas têm suas vidas, suas rotinas e se fixar como marca na mente delas dá trabalho e leva um tempo.
Construir uma marca leva um bom tempo e isso é realizado através de constância nos seus atos, frequência, por isso, é preciso ’martelar’ na cabeça das pessoas, todo dia um pouquinho, com o que você trabalha e como pode ajudá-los.
Dessa forma, quando alguém pensar em comprar ou vender um imóvel, vai lembrar de ti, vai te acionar, te indicar e assim você vai fazendo o seu nome!
O marketing pessoal para corretores de imóveis offline
O marketing pessoal para corretores de imóveis não está 100% no digital, online.
Ele está fulltime no offline. No seu dia a dia, na maneira como você realiza o seu trabalho, atende um cliente, se veste para ir trabalhar, se comunica, se expressa, nos lugares onde você frequenta e com quem se relaciona.
Por essas e outras que, mais uma vez, ressalto, tão importante quanto propagar a sua imagem e atrair clientes é sustentá-los com o que de fato você é.
Não se esqueça disso e bons negócios.