“Enquanto uns choram, outros vendem lenços!”. A frase de autoria desconhecida ilustra bem o atual cenário do mercado imobiliário na Pandemia.
Se para muitos é tempo de crise, recessão e desespero. Para muitos outros uma crise é também sinônimo de oportunidade.
E longe de mim querer aqui romantizar o momento econômico do Brasil e do mundo. Este é sim um período delicado, de repensar estratégias e agir com cautela.
Mas é também, sobretudo, um período de oportunidades, e de “vender lenços a quem chora”.
E a boa notícia para os corretores de imóveis e imobiliárias é que o mercado imobiliário está sim aquecido em meio a Pandemia!
A compra e venda de imóveis está a todo vapor no Brasil. Inclusive, as locações de imóveis residenciais também.
Passado o susto inicial em meio a um cenário de incertezas jamais visto e vivido mundo afora, o mercado imobiliário nacional surpreendentemente reagiu bem a crise trazida pelo vírus chinês e transformou as expectativas negativas em índices bastante favoráveis.
De acordo com o índice Fipezap, em maio, houve um aumento de 0,23% no preço médio da venda do imóvel residencial.
E, as expectativas é de que estes números sigam crescendo até o fim deste ano e encerrando 2020 com 1,10%.
Em resumo é: tem muita gente precisando vender seu imóvel e uma outra boa parte querendo comprar uma casa maior ou menor, um apartamento mais perto ou mais distante da cidade, um sítio, uma chácara, enfim, foram muitas as novas necessidades descobertas ou surgidas como impactos do atual momento.
O isolamento social trouxe uma série de reflexos no estilo de vida dos seres humanos, em especial, no conceito de morar, viver bem.
Como citei anteriormente, com mais tempo dentro de casa, muitas famílias identificaram necessidades e repensaram seus desejos para uma vida com mais qualidade de vida, de conciliar o trabalho, de saúde e bem estar etc.
Motivos que vêm contribuindo efetivamente com o bom momento do mercado imobiliário na Pandemia.
O que eu chamo aqui de: oportunidades de bons negócios em meio a Pandemia.
Pensando em lhe ajudar a viver essa fase positiva do mercado imobiliário e vender imóveis na crise, separei 2 dias básicas.
São 2 pontos que, mais do que nunca, com este “novo normal” reforçaram sua importância na conquista de bons resultados no dia a dia de uma imobiliária de alta performance.
1 – Vendas de imóveis pela internet
Como disse Bill Gates “em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios”.
Esse cara merece uma atenção especial, não acha? 😉
Mais do que nunca a era digital se consolidou, mostrou que o comportamento do consumidor mudou para nunca mais voltar!
O aumento no volume de compras pela internet e crescimento imensurável dos e-commerces dos mais variados segmentos comprovam isso.
E com o mercado imobiliário não é diferente.
A compra de um imóvel começa pela internet: pesquisas, contatos, primeiro atendimento ao cliente… Sem medo de errar eu te digo: hoje, 99% destes processos são online.
Agora conta pra mim: como você e a sua imobiliária estão nestes quesitos?
É imprescindível que o seu time de corretores de imóveis e a sua imobiliária estejam com bons desempenhos nestes processos.
Por isso, de imediato, reveja por aí com atenção seus canais de comunicação digitais com o cliente:
- Site Imobiliário;
- Chat;
- Whatsapp;
- Redes Sociais.
2 – Tour Virtual é o “novo normal”.
Com o novo normal, sair de casa ficou cada vez mais restrito e esta se tornou a mais nova objeção dos clientes, não é mesmo?
Uma saída são os Tours Virtuais. Uma visita digital ao imóvel pode lhe ajudar e muito na conquista deste cliente.
“Ah, mas como eu vou fazer um tour virtual de todos os meus imóveis, são muitos, o investimento é muito alto!”
Ok. Se este não é o seu momento, invista, mais do que nunca em boas, excelentes imagens e vídeos dos seus imóveis à venda.
Não esquece: foto atrai, foto encanta. É um ímã de clientes!
Quase 5 meses após a chegada da Covid-19 no Brasil e a Pandemia instalada, você já deve ser passado por todos ou quase todos os estágios dos impactos do Coronavírus na vida do brasileiro.
Dos medos e incertezas até ao desejo de mudar de ramo, não é mesmo?
Calma. Muita calma nessa hora!
O mercado imobiliário está aquecido e você pode desfrutar deste bom momento.
É tempo de mudanças, de identificar oportunidades. Como estão as vendas por aí?
Como seu time de corretores de imóveis tem reagido às objeções deste novo normal? Conta pra gente e vamos conversar!
16 respostas
Texto oportuno e mui bom.
Obrigado Edson, temos um time muito bom! Trabalhamos sempre para trazer algo que realmente gere valor para vocês e esse reconhecimento é nossa recompensa. Agradeço em nome de todo time. Abraços!
Adoraria, ter um maior conhecimento de como fazer divulgação de meus imóveis usando as redes sociais, pois com o advento da pandemia, e pela minha idade avançada, preferi sair da imobiliária onde trabalhava e me dedicar a imóveis de alto padrão e só usar as rede sociais para divulgá-los.
Fui procurar especialistas nessas divulgações mas, os valores hoje praticado por eles está um pouco elevado e não me dão a certeza de um bom retorno. Portanto, neste momento, eu prefiro fazer as divulgações até me capitalizar um pouco e ver se consigo ter sucesso de forma autônoma.
Tenho muita garra para meu trabalho e amo o que faço. Creio que com um pouco de dedicação vou vencer e atingir meu objetivo
Olá Silvia, bom dia. Em nosso blog temos alguns conteúdos que podem auxiliar nessa sua jornada. Boa semana!
Bom dia!
Concordo com o que o amigo falou, mas neste primeiro momento quem está sem recursos financeiros tem que agir com cautela e ir galgando os degraus da fama com muita atenção para quando se deparar com uma oportunidade de negócio tenha todas as ferramentas possíveis para seduzir ,encantar e concluir sua venda e/ou locação…neste momento mais do que nunca, a união trará a força!
Acredito no seu prognóstico, neste “novo normal” do mercado Imobiliário, mas vamos observar mais o comportamento dos compradores ou locatários, devido à situação financeira de cada um. Concordo que as vendas estão acontecendo, mas devido as oportunidades de valores, necessidade de vender para cumprir os compromissos. Muitos clientes querendo alugar com restrições. Quanto aos imóveis comerciais, a liquidez vai ser lenta. Evidente, houve uma transformação bem significativa para os corretores que pretendem a permanecer no mercado. Estamos juntos, unidos venceremos.
Boa tarde José. Muito bom você compartilhar sua opinião com a gente. Abraços! 👊
Legal a atitude e iniciativa da Microsistec em abrir essa discussão. Sou Maurício da Santos Digital Imóveis, voltada ao mundo digital sendo pioneira em Santos a disponibilizar fotos nos anúncios dos imóveis (isso é fato e ponto). Não abrimos loja física por apostar que seriamos um sucesso! Simplesmente queríamos e ainda queremos manter um atendimento diferenciado aos internautas que já chegam a nós de certa forma filtrados e direcionados pelos anúncios detalhados de riquezas, informações, fotos e videos…
COMO AUMENTO DO DÓLAR, perdi horas e horas durante a pandemia com clientes em Dubai, Japão, USA, Austrália, New Zeland, Canadá, Reino Unido, etc… Perdi tempo precioso de meu lazer e com minha família para atender de madrugada por conta do fuso horário…Clientes que mesmo sendo alertados por mim, não tinham noção de quanto gastariam de taxas para enviar o dinheiro para o Brasil. Não me agarro / desgasto mais com isso!
– ESSA QUESTÃO DE VÍDEO-TOUR E VENDA ONLINE. Tem aqueles compradores que compram na planta no Stand/Contêiner de vendas sem ver sequer uns andares subindo no terreno….estes certamente serão compradores online.
– NA VENDA DE USADOS, não vejo a minima possibilidade de mudar o que já é hoje…(muita conversa, habilidade, conhecimento, profissionalismo, ter boas oportunidades e muita sorte).
Boa tarde Maurício, tudo bem?! Muito bom você compartilhar sua experiência com a gente. Continue sendo frequente e quando possível mostrar sua opinião. Abraços!
Temos que nos aperfeiçoar cada vez mais no mundo virtual,aqui conseguiremos muito mais clientes sem dúvida.,e consequentemente mais faturamento.
Isso mesmo, Rubens.
Seguir em contínuo aprendizado para acompanhar as mudanças do mercado.
Um abraço.