Os 5 maiores desafios de uma imobiliária em 2024

Introdução

Fala, corretor(a) de imóveis!

Gerenciar uma imobiliária nunca foi uma tarefa simples. O mercado imobiliário é cheio de altos e baixos, reviravoltas e, claro, uma dose saudável de adrenalina.

Se você já possui uma imobiliária, é importante estar sempre ciente das melhorias que podem acontecer no seu processo.

Já se você tem o projeto de montar uma imobiliária esse ano, prepare-se, porque os desafios são tantos quanto as oportunidades.

Mas olha, apesar de tudo isso soar meio intimidador, é justamente esse conjunto de desafios que faz o trabalho no mercado imobiliário ser tão empolgante.

Então vem, vamos descobrir juntos os 5 maiores desafios que uma imobiliária enfrenta em 2024 e como solucioná-los.

1. Captação de imóveis

Nesse mercado onde todo mundo quer se destacar, encontrar imóveis que chamem a atenção dos clientes é uma boa maneira de não ficar para trás.

As imobiliárias precisam mirar certo: Usar dados e analisar o que está acontecendo no mercado ajuda a pegar as tendências, entender o que os clientes querem e quais localizações tem mais potencial.

Construir uma relação firme com os donos dos imóveis é essencial. Mostrar que é de confiança e que a negociação vai ser transparente pode fazer um dono de imóvel virar um parceiro de longo prazo.

A tecnologia também é uma grande aliada na hora de captar imóveis.

Ferramentas como tours de realidade virtual podem dar aos donos uma nova forma de mostrar seus espaços, aumentando as chances de atrair interessados.

E claro, é preciso ficar ligado nas tendências de compra de imóveis e se adaptar às mudanças do mercado.

Temos o guia completo de captação de imóveis para você seguir a leitura após essa: 

4 Pilares para uma captação de imóveis perfeita

Como fazer captação de imóveis com exclusividade – Guia Completo

2. Controle dos processos da imobiliária

Controlar os processos numa imobiliária parece impossível, mas não é!

A organização é a chave do sucesso aqui, e sem ela, você vai se sentir nadando contra a correnteza. Num dia você lida com contratos, no outro com visitas, depois follow up e não dá para deixar nenhum dos compromissos se perder.

A tecnologia, mais uma vez, chega para te auxiliar e facilitar a sua rotina, os sistemas de CRM imobiliário são muito úteis nessa missão. 

Ter seus processos claros e definidos para cada etapa do negócio é fundamental. Quem faz o quê, quando e como deve ser uma mensagem clara.

Comunicação interna também: Manter todo mundo na mesma página. Afinal, uma informação perdida pode significar a diferença entre fechar um negócio e ver o cliente indo embora.

Faça reuniões regulares e tudo mais que ajude a equipe a ficar sincronizada.

Quando o controle dos processos é bem feito, a música flui, os clientes ficam felizes, e os negócios prosperam. Não tem segredo, tem é dedicação e um pouco de tecnologia para dar aquele empurrãozinho.

3. Atendimento ao cliente

Esse é um dos pontos que, se você não acertar, pode esquecer o resto. 

O cliente de hoje não é o mesmo de ontem, corretor!

Ele está na internet, compara, pesquisa, e, antes mesmo de falar com você, já sabe metade do que ele precisa. 

Primeiro de tudo, esqueça aquela história de “atender bem”. Isso já é o mínimo! 

Agora é preciso entender de verdade o que o cliente busca, entrar no mundo dele e, melhor do que isso, antecipar o que ele nem sabe que precisa ainda. Ser um bom ouvinte é uma qualidade obrigatória no atendimento ao cliente. 

Seja ágil, sem que isso comprometa a sua qualidade. Seja claro e educado, mas não robótico. Fique atento a esses detalhes.

E, por favor, nada de “copiar e colar” respostas. Cada cliente é único, e ele precisa sentir isso do início ao fim.

Use e abuse de CRMs, aplicativos, redes sociais, e o que mais tiver à mão para tornar essa experiência algo memorável. No final das contas, um atendimento top é aquele que faz o cliente se sentir em casa antes mesmo de comprar a casa nova.

4. Digitalização

Em pleno 2024, quem não está online está, basicamente, invisível.

E saiba que só jogar um site no ar e esperar o milagre da multiplicação dos clientes não funciona. Tem que ser estratégico.

Cuide da sua presença online. Seu site tem que ser aquele tapete vermelho digital, convidando os clientes a entrar. Tem que ter aquele SEO afiado para aparecer no Google.

Se você não está usando elas para mostrar os imóveis e compartilhar conteúdo top, está perdendo tempo.

Agora, vamos ao atendimento online: Chatbots, WhatsApp, email… O cliente quer resposta rápida, só que com qualidade.

Por fim, tem a parte dos contratos digitais e assinaturas eletrônicas. Agilidade e segurança que deixam a papelada tradicional para trás.

Digitalizar é mais do que uma tendência, é a nova realidade. Investir nisso é de muita importância! 

5. Gestão de equipe

imobiliária

Manter todo mundo remando pro mesmo lado, motivado e focado nos objetivos da empresa pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. E quando falamos de imobiliárias, fica ainda mais desafiador.

Por quê? Bem, por mais que sigam a mesma profissão, cada corretor tem seu próprio estilo, seus métodos e, claro, sua personalidade única. 

Então, como fazer isso tudo se alinhar em um time? 

Primeiro, a comunicação é a chave. Uma equipe bem informada é uma equipe alinhada. Isso significa que reuniões regulares (não aquelas que duram horas e não levam a lugar nenhum, tá?) e um bom canal de comunicação são essenciais.

Além disso, reconhecimento faz muita diferença. Nada como receber um “Ei, você mandou bem hoje!”.

Incentivos e recompensas também são de grande valor.

E não tô falando só de dinheiro. Um dia de folga extra, um vale-presente, qualquer coisa que mostre que o esforço da equipe é valorizado.

Por último, mas não menos importante, treinamento e desenvolvimento. Não dá pra esperar que a equipe se vire nos 30 sem as ferramentas certas, certo? 

Investir em capacitação é investir no futuro da sua imobiliária.

No fim das contas, a gestão de equipe na imobiliária é sobre criar um ambiente onde todo mundo se sente valorizado, tem as ferramentas para crescer e, claro, sabe que juntos são mais fortes. E aí, preparado para encarar o desafio e levar sua equipe ao topo?

Conclusão 

Chegamos ao fim da nossa jornada pelos sete maiores desafios que as imobiliárias enfrentam. 

Se tem uma coisa que aprendemos é que, com a estratégia certa e um pouco de criatividade, dá pra superar qualquer obstáculo.

Cada desafio tem a sua particularidade, mas também uma solução à espera de ser descoberta. O segredo está em não ficar parado, sempre buscando inovar e melhorar.

Investir em tecnologia e em um CRM poderoso, pode revolucionar a forma como sua imobiliária opera, trazendo mais eficiência e precisão.

Ao mesmo tempo, humanizar o atendimento ao cliente e construir uma relação de confiança é fundamental para se destacar no mercado.

E lembre-se, o sucesso de uma imobiliária não vem apenas de vender imóveis, mas de criar uma marca sólida, reconhecida por sua qualidade, ética e inovação.

Isso exige trabalho em equipe, dedicação e, claro, uma pitada de coragem para enfrentar os desafios de peito aberto.

O futuro está aí, esperando por aqueles que têm a audácia de agarrá-lo. 

Até a próxima e bons negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos para corretores e Imobiliárias

Clique no banner abaixo e faço o download gratuitamente

Para testar nosso sistema preencha o formulário abaixo e aguarde as instruções no seu e-mail.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.