Os desafios enfrentados pelo corretor de imóveis autônomo 

corretor de imóveis autônomo

Introdução

Fala, corretor(a) de imóveis!

Sabe aquele momento em que você começa a se perguntar se não seria hora de dar um salto na carreira e voar solo? 

Pois é, muita gente chega nesse ponto e fica naquela dúvida cruel: será que é a hora de sair da imobiliária e encarar o mundo como corretor de imóveis autônomo?

Ser corretor de imóveis autônomo é ter a liberdade e a possibilidade de conquistar grandes resultados financeiros ao seu alcance. 

No entanto, essa jornada não é livre de obstáculos.

Cada passo que você dá em direção à autonomia no mercado imobiliário exige dedicação, estratégia e uma boa dose de resiliência. 

Encontrar clientes, fechar negócios de forma consistente e manter-se motivado, mesmo nos momentos de baixa, são apenas algumas das provas que você terá que superar.

Sei que dar esse passo pode parecer um tanto quanto intimidador. Afinal, você vai deixar para trás a segurança de uma estrutura já montada, uma marca reconhecida e talvez até um salário fixo.

Neste artigo, vamos explorar esses desafios com mais detalhes, oferecendo insights e estratégias para ajudá-lo nesse caminho. Segue a leitura!

Certificação e licenciamento

O primeiro passo é garantir que você tenha o CRECI atualizado, que é o registro profissional para corretores de imóveis. Sem ele, você não pode nem começar.

Além disso, estar ligado nas regulamentações locais é crucial. Certifique-se de que você está com todas as certificações e licenças em dia. Dependendo de onde você está, podem haver regras adicionais ou licenças específicas necessárias.

Estratégias de Marketing e Branding Pessoal

Você, agora como corretor de imóveis autônomo, é sua própria marca. E como você se vende faz toda a diferença.

O Marketing e o Branding Pessoal são a ponte entre você e seus futuros clientes. Agora não tanto para vender imóveis, mas para vender você, a sua expertise e sua confiança.

Vamos começar com o básico: suas redes sociais. Cada post, cada story é uma chance de mostrar ao mundo quem você é e o que você faz. 

Conte sua história, mostre seu dia a dia, faça as pessoas se conectarem com você. 

E-mail marketing também é muito útil. Mantenha uma lista de contatos atualizada e envie informações úteis, novidades do mercado, dicas de decoração.

Faça com que as pessoas lembrem de você não só quando querem comprar um imóvel, mas sempre. 

Compartilhe seu conhecimento na internet, fale sobre as tendências do mercado, dê dicas para compradores e vendedores. Isso mostra que você sabe do que está falando e constrói sua autoridade no assunto.

Por último (e mais clichê), seja você mesmo. 

Seu branding pessoal deve ser um reflexo da sua verdadeira identidade. As pessoas se conectam com pessoas, não com marcas sem rosto.

Gestão financeira

Inegavelmente: Quando você muda para corretor de imóveis autônomo, o seu financeiro muda muito. Afinal, você não tem mais aquele salário fixo caindo na conta todo mês.

É importante separar as suas finanças pessoais das finanças do trabalho. Abra uma conta bancária só pra sua carreira autônoma e controle o que entra e sai dela.

E nesse aspecto, nada tão essencial como o planejamento! Você precisa saber quanto precisa ganhar para cobrir seus gastos, sobrar algo para reinvestir no seu negócio e, claro, para viver.

Não esqueça da reserva de emergência, porque nesse ramo, altos e baixos são mais do que comuns.

Reinvestir uma parte das suas comissões em Marketing, cursos e até em uma equipe, se for o caso, deve ser algo a se ter em mente. Veja isso como plantar as sementes para colher os frutos lá na frente.

Por último, mantenha registros de tudo. Cada centavo que entra e sai deve ser anotado. Isso vai te salvar de muita dor de cabeça na hora do imposto de renda e te ajudar a ver onde você pode economizar ou precisa investir mais.

Trate bem do seu dinheiro que ele tratará bem de você!

Rede de contatos

Construir uma rede sólida não é só bater papo em eventos ou trocar cartões; é criar relações que vão trazer oportunidades em uma situação futura.

Comece marcando presença em eventos do setor, mas também explore outros ambientes onde potenciais clientes e parceiros possam estar. 

E lembre-se, a qualidade dos contatos é infinitamente mais importante que a quantidade. É melhor ter cinco pessoas que realmente se lembram de você e do que você faz do que cinquenta cartões de pessoas que mal se lembram de tê-lo conhecido.

Nas redes sociais, seja ativo e autêntico. Compartilhe seus conhecimentos, celebre as conquistas dos outros e seja um recurso valioso. Isso vai te colocar no radar de potenciais clientes e parceiros.

Também é essencial manter esses contatos aquecidos. Não deixe que sua rede esfrie!

Um simples “oi, como você está?” ou compartilhar um post relevante pode manter a conexão viva e abrir caminho para futuras oportunidades de negócio.

Por fim, não tenha medo de pedir ajuda. Se você está começando como autônomo, é muito provável que encontre pessoas dispostas a oferecer conselhos, compartilhar experiências ou te conectar com potenciais clientes.

Tecnologia

Já se foram os dias em que bastava um telefone, um caderninho de contatos e um carro para fazer negócio.

Agora, estamos na era do CRM imobiliário para gerenciar clientes, aplicativos de assinatura digital para fechar contratos sem papelada física e plataformas de redes sociais para Marketing e vendas.

Investir em ferramentas tecnológicas hoje é mais do que um luxo; é uma necessidade.

Um CRM completo que te ajuda a manter o controle de todos os seus leads e clientes é uma prova disso.

Além disso, um bom site e perfis nas redes sociais serão a vitrine online do corretor de imóveis autônomo.

Tenha em mente que os seus futuros clientes vão te buscar na internet antes de decidirem fazer negócio com você, por isso, mostre tanto o seu portfólio como a sua personalidade e profissionalismo!

Flexibilidade também é algo que vai simplificar e muito a sua rotina. Aplicativos que permitem você trabalhar de qualquer lugar, seja no café, em casa ou no carro, te dão a liberdade que a carreira de corretor de imóveis autônomo promete.

Abrace a tecnologia: Ela pode ser o que diferencia você dos outros corretores, te ajudando a ser mais eficiente, organizado e, por fim, mais bem-sucedido nessa nova jornada.

Plano de negócios

O plano de negócios é o GPS para o sucesso do corretor de imóveis autônomo e, para o choque de alguns, não precisa ser um documento formal. Pode ser um guia que você ajusta conforme vai aprendendo o que funciona.

Comece simples. Quais são seus objetivos? Você quer se concentrar em vendas, locações, um nicho específico como imóveis de luxo ou comerciais? 

Defina seu mercado-alvo. Afinal, falar com todo mundo é o mesmo que não falar com ninguém. Saber quem você quer atingir é meio caminho andado.

Depois, pense nas finanças. Quanto você precisa para começar? Lembre-se de incluir Marketing, tecnologia, e até um fundo para os meses mais lentos. 

E como você vai ganhar dinheiro? Defina suas estratégias de preços e comissões.

Como as pessoas vão descobrir sobre você? Redes sociais, anúncios pagos, networking? Ter um plano para se promover é crucial.

O importante é começar com uma direção clara e estar pronto para adaptar-se ao longo do caminho. Assim, você não só sobrevive, mas prospera.

Apoio jurídico e contábil

corretor de imóveis autônomo

Ter um bom advogado ao seu lado não é só para quando as coisas vão mal. É também para garantir que seus contratos estejam corretos, entender a legislação imobiliária e proteger seu negócio de possíveis dores de cabeça. 

Pense nisso como um investimento na sua paz de mente!

Agora, sobre a contabilidade. Se os números não são o seu forte, um contador pode ser seu aliado. Ele pode te ajudar a garantir que você esteja aproveitando todas as deduções possíveis e manter o seu negócio nos trilhos.

Ter profissionais confiáveis ao seu lado para cuidar dessas áreas permite que você foque em vender imóveis. No fim das contas, é um pequeno preço a pagar pela tranquilidade e potencial de evitar grandes problemas no futuro.

Conclusão

Ser um corretor de imóveis autônomo definitivamente tem seus desafios. Mas também é repleto de recompensas.

Encarar esses obstáculos de frente é parte do que torna a jornada tão valiosa. 

Sim, você vai enfrentar altos e baixos, dias em que parece que nada dá certo, mas também terá aqueles momentos de vitória que fazem tudo valer a pena.

O segredo é nunca parar de aprender e crescer. Mantenha-se atualizado com as tendências do mercado, adote tecnologias que facilitam seu trabalho e nunca subestime o poder de uma rede de contatos sólida.

A persistência é a sua maior aliada. Aqueles dias difíceis são apenas degraus no caminho para o sucesso.

Com a abordagem certa, você não só vai superar esses desafios, mas também vai construir uma carreira gratificante e bem-sucedida. 

Até a próxima e bons negócios!

2 respostas

  1. Não gostei da matéria!
    Trabalho danado das imobiliárias para formar corretores e a matéria é toda no sentido de motivar o corretor a sair da imobiliária e trabalhar como autônomo.
    Entendo que devira motivar o corretor a trabalhar em equipe, formar parcerias, etc, lembrando que nas dificuldades (doenças, etc) é que o corretor vê o resultado do seu trabalho em equipe na imobiliária.
    Não conheço nenhum corretor de imóveis autônomo que faça uso de programas como o da MICROSISTEC
    .

    1. Boa tarde, Hélio!

      Nosso compromisso é com a elaboração de conteúdos que atendam às diversas necessidades dos profissionais do ramo imobiliário, seja você um corretor autônomo, parte de uma equipe de uma imobiliária ou um gestor/proprietário de imobiliária. Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão neutra e informativa sobre a realidade enfrentada, incluindo tanto os benefícios quanto os desafios, sem pretender influenciar uma mudança de posição ou sugerir que uma opção seja superior à outra.

      Gostaria também de sugerir a leitura de alguns artigos que podem ser valiosos para o desenvolvimento da sua equipe:

      “Os 5 maiores desafios de uma imobiliária em 2024”
      “Gestão Imobiliária: Como motivar sua equipe de corretores de imóveis”
      “Cursos para Corretores de Imóveis: Estratégias para engajar sua equipe”

      Acredito que esses recursos serão úteis para melhorar o desempenho da sua equipe.
      Desejo a você sucesso e um forte abraço!

      Marlon Ruiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos para corretores e Imobiliárias

Clique no banner abaixo e faço o download gratuitamente

Para testar nosso sistema preencha o formulário abaixo e aguarde as instruções no seu e-mail.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.