Os Top 3 problemas de imobiliárias de pequeno e médio porte

problemas de imobiliárias

Como dizem os mais sábios, assuntos difíceis precisam ser conversados e problemas de imobiliárias de pequeno e médio porte fazem parte disso.
Me diga com sinceridade, corretor de imóveis:

Quando foi a última vez que você tratou alguma questão no dia a dia da imobiliária em que você trabalha como um problema a ser resolvido de verdade?

Pense bem! Não estou falando em reclamar de algo ou de várias coisas com um colega e outro, em casa etc mas, sim, de trazer estas questões à tona e sugerir soluções para elas?

Este é o primeiro dos principais problemas de imobiliárias de pequeno e médio porte.

Identificar falhas, pontos de melhoria e não solucioná-los ou, ao menos, tentar solucioná-los.

Só reclamar, sem buscar a solução é mais que perda de tempo, é perda de venda!
Você, corretor de imóveis, é o principal agente de transformação da sua imobiliária, dos seus resultados em vendas, da sua performance como um todo.

Quando identifica um problema, independente do tamanho dele, precisa ir além das queixas, desabafos, fofocas etc. Precisa buscar e propor soluções.

Ah, Marlon, mas eu já fiz isso algumas vezes e nada mudou!

Aí é outra história! Entramos em outras questões que vão muito além e em um geral, a dica aqui é: procure sempre o melhor para você.

Agora, vamos aos principais problemas de imobiliárias de pequeno e médio porte e o melhor: as sugestões de soluções para eles.

Problemas de Imobiliárias Top 1 – Captação de Imóveis

No topo do nosso ranking de problemas de imobiliárias de pequeno e médio porte está ela, a famosa e tão desafiadora captação de imóveis.

Montar e manter uma boa carteira de imóveis exige demais do corretor de imóveis que, em imobiliárias menores, geralmente, é quem faz todo o processo de compra e venda de um imóvel.

Fazendo uma analogia com o futebol, ele joga em todas as posições: tem que marcar, driblar, defender e fazer o gol.

Como encontrar tempo para captar mais imóveis e o desafio maior: com qualidade?

A sugestão é planejamento, organização e uma boa dose de bom senso.
Tire o dia mais tranquilo da semana para traçar uma estratégia de captação de imóveis onde você determina um tempo para esta tarefa e os caminhos mais produtivos para isso:

Internet;
Na rua;
Na lista de contatos;
Com ações de marketing;
Etc.


Mapeie uma região e mãos à obra!
Use o bom senso para entender que, às vezes, neste dia não será possível e a organização e comprometimento para determinar que esta tarefa não fique pendente, se reorganizando para que ela aconteça o quanto antes.

Sabemos que, para muito corretor de imóveis, essa não é a melhor tarefa da profissão, mas, é tão fundamental quanto todas as outras, então, não adianta reclamar, tem que agir.

Ter alguém focado na captação de imóveis não é uma realidade muito distante e uma ótima opção, cabe entender se faz sentido para o momento da imobiliária.

Problemas de Imobiliárias Top 2 – Atendimento ao cliente

Se você parar para olhar agora os seus canais de comunicação com o potencial cliente, fatalmente, vai encontrar muitos sem resposta, com resposta incompleta, sem retorno desde X dias e muito mais.

Tem ficado cada vez mais difícil gerir com competência o atendimento ao cliente.
Na ânsia pelo lead perfeito, criamos estímulos em excesso com o nosso público e, claro, falhamos de forma amadora demais.

Em resumo: divulgamos mais do que conseguimos atender, o famoso, passo maior que a perna.

Mas,por outro lado, esse é o famoso “Problema bom!”.

Quem não quer não estar dando conta de tanto cliente? Vaidades à parte, sejamos francos: não vale a pena.

Ah, Marlon, então temos que diminuir a divulgação que está dando certo?

JAMAIS! TEMOS QUE ORGANIZAR OS PROCESSOS!

Tempo de resposta é um dos fatores de peso na decisão de compra de um imóvel. Já falamos sobre isso inúmeras vezes por aqui.


Para ilustrar melhor isso de forma bem didática, lembre-se que:

  • O cliente não está procurando imóvel só com você
  • Se esse imóvel não for exclusividade da sua imobiliária, o cliente vai encontrar ele em outra imobiliária, com corretores com atendimento mais eficiente, com melhor tempo de resposta
  • O mundo está imediatista. Demorou, perdeu a vez. Próximooooo!


É inadmissível mais de 24 horas para responder um contato, dar continuidade em uma conversa que você puxou, corretor.

Anunciou? Acompanhe a divulgação.
Postou? Acompanhe os posts, as interações.

Divulgue sem o seu principal canal de contato. O Whats tende a ser o melhor, mas se você é daqueles que visualiza e esquece de responder, sem chances!

A melhor solução para isso é um sistema de gestão imobiliária atrelado aos seus canais de comunicação e marketing imobiliário.

Nele, todos os contatos caem em um mesmo lugar, com controle de onde veio, de qual imóvel e tudo mais.

O ápice da organização refletindo diretamente no seu atendimento e, com certeza, nos seus resultados em vendas.

E já que falamos de futebol, faço uma nova analogia. Um sistema de gestão imobiliária é o craque da sua imobiliária, faz o meio de campo de forma impecável, não deixa ninguém passar e te entrega a bola redondinha para você fazer o gol.

Problemas de Imobiliárias Top 3 – Controle de processos


E, por fim, mas não menos importante, as falhas no controle de processos de uma imobiliária de pequeno e médio porte.

Teoricamente, por ser de pequeno e médio porte, esse não deveria ser um problema, certo?

Saiba que este é um dos grandes equívocos de grande impacto no sucesso na gestão de uma imobiliária que, caso projete se tornar uma grande imobiliária, precisa urgentemente olhar para este pilar com cuidado e atuar de forma correta.

E qual seria a forma correta de atuar no controle de processos de uma imobiliária de pequeno e médio porte?

Automatizando!

Não dá pra pensar em organização, controle e melhoria de processos sem pensar em automatizá-los.

Chega uma hora que é humanamente impossível gerir tudo “na raça” com competência.

O mundo mudo, a forma como se faz negócio mudou, a quantidade de estímulos que emitimos e recebemos é infinitamente maior que há anos e isso só cresce.

Neste cenário, está você em uma imobiliária onde você conduz todo ou boa parte do longo e moroso processo de compra e venda de um imóvel.

Com vários atendimentos, visitas, captações, cadastros, documentação, atendimento presencial, pelo Whatsapp, vindos dos portais imobiliários e do site, das redes sociais, os que estão só dando uma olhadinha e os que precisam se mudar na próxima semana.

Fatalmente, alguém vai ficar sem o seu melhor por um motivo: falta no controle de processos.

Quando você tem esse controle, sabe exatamente quem está e a onde, e o que priorizar. Sabe no que colocar mais energia para a conversão e no que não investir seu precioso tempo de trabalho.

Em times pequenos, produtividade é fundamental para bons resultados.
E, para ser produtivo é preciso contar com ferramentas que otimizam o seu trabalho de forma eficiente e contribuam, de fato, com a sua performance.

Mais uma vez, o bom e sempre atual sistema de gestão imobiliária é a solução para o controle de processos da sua imobiliária, mesmo que de pequeno e médio porte.

É importante ressaltar que a automatização de processos para uma gestão mais eficiente e, consequentemente, uma empresa com melhores resultados independe do seu porte.

É preciso entender o momento da imobiliária para identificar o que faz sentido ou não para ela e agir.

Em tempo, destaco que todo e qualquer investimento em melhorias devem ser bem-vindos.

E, se a sua imobiliária sofre com estes top 3 problemas de imobiliárias de pequeno e médio porte, para todas elas um sistema de gestão bem utilizado é a solução.

Pense nisso!

Aqui, deixo um material que vai te ajudar e escolher o melhor sistema imobiliário para o seu negócio, respeitando o momento dele e o que você projeta para ele em um futuro a médio e longo prazo.

Leia também: Como escolher um sistema imobiliário.

Bons negócios!

6 respostas

  1. Boa Tarde,
    Sobre todo texto empregado aquí,sobre gestão imobiliária,acredito que possam aproveitar suas sugestões, independente de ser pequena ou média empresa.Foi expressada uma irritabilidade sobre reclamação,que também poderia ser fofocas, sinceramente, não entendi essa parte e no que teria a vêr com o direito do consumidor expressar sua opinião sobre o serviço que está comprando! A satisfação ou não do consumidor ,a meu vêr, deve ser acatada e funcionar como espelho para que seus reflexos venham surtir efeitos positivo para todos.

    1. Boa tarde Maria, tudo bem?

      Ficamos muito contentes com sua interação e agradecemos muito o seu feedback, já que cada comentário é valioso e agrega para a melhora de nossos materiais.

      Referente ao nosso parágrafo sobre as opiniões, comentários para terceiros, entre outras situações… Nos referimos ao próprios colaboradores da empresa que muitas vezes percebem pontos de melhoria, mas não os comunicam para as pessoas com a autoridade necessária da empresa, ou ainda simplesmente não têm interesse em buscar soluções com os demais colaboradores e os gestores da imobiliária.

      Entretanto de fato o seu comentário sobre a satisfação ou insatisfação do consumidor terem de ser levadas em conta para refletir em mudanças positivas para ambos, é um pensamento perfeito dentro da gestão de empresas, principalmente no ramo imobiliário onde o contato com o cliente é direto, ótima visão sobre gestão!

      Agradecemos novamente por compartilhar suas opiniões conosco, e estamos à disposição para ajudar em qualquer outra questão que precisar.

      Abraços,
      Juliana Microsistec

    1. Olá Paulo, tudo bem?

      Agradecemos por compartilhar seu feedback conosco, estamos à disposição para ajudar em qualquer questão que precisar, fique à vontade para nos chamar!

      Abraços,
      Juliana Microsistec

  2. Boa Tarde.
    Muito importante sua informação para nós corretores. Os três tópicos são realmente importante.
    O mundo mudou está muito rápido, O imóvel não está em uma só imobiliária, por isso temos que ser agir rápido caso contrário perdemos a venda para nosso colega. e não adianta ficar furioso.
    então temos que capitar conhecer a mercadoria tratar bem o cliente, para que ele sinta segurança e confiança no profissional que ele contratou.

    1. Olá, Jame!
      Agradecemos muito o seu feedback. Ficamos felizes em saber que as informações que compartilhamos foram úteis para você.

      Sabemos o quanto o mundo mudou de forma tão rápida nos últimos anos e é claro, continua mudando… Isso ainda é potencializado dentro do mercado imobiliário, por esta razão é de extrema importância sermos ágeis, eficientes, empáticos e continuar em constante evolução. Com certeza por reconhecer essas necessidades, você está no caminho certo!

      Mais uma vez, obrigado pelo seu comentário e conte conosco para qualquer outra ajuda que possa precisar.

      Abraços,
      Juliana Microsistec

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