Oi Corretor, tudo bem com você? Hoje vamos bater um papo sobre gestão imobiliária e responde a uma pergunta importante: quais indicadores preciso acompanhar na minha imobiliária?
Há um tempo eu fui a um evento e assisti uma palestra de um profissional do Google que disse uma frase que me marcou muito:
“O Google só é o Google por que ele tem dados e analisa todos eles muito bem”.
Isso fez todo sentido pra mim e, trazendo para o nosso universo, o mercado imobiliário, deve fazer sentido pra você também e eu vou te explicar melhor o porquê.
Somente com dados, informações da nossa imobiliária é que conseguimos fazer análises eficientes de onde estamos e para onde queremos ir.
Sem estes dados, fica difícil ser assertivo em um plano estratégico para a melhora e o crescimento da sua imobiliária, concorda?
Como saber como caminhar para frente se você nem sabe exatamente aonde você está?
Partindo dessa premissa, trouxe pra você os indicadores que devem ser acompanhados de perto na sua imobiliária.
São pontos estratégicos que precisam ser medidos e analisados para que, com base nos neles, você consiga traçar melhor os planos de ação para alcançar suas metas e desenvolver melhor o seu negócio.
E eu vou começar pelo o que você tem de mais valioso na sua imobiliária : seu time de corretores de imóveis.
Sabemos o quanto é desafiador criar e manter uma equipe de profissionais ideal.
Um trabalho que exige acompanhamento diário de desempenho, como falamos bastante em “Gestão Imobiliária: os desafios de ter um bom time de corretores de imóveis“.
Quais indicadores preciso acompanhar na minha imobiliária?
Os indicadores do time de corretores da minha imobiliária
Os resultados do trabalho do seu time de corretores fala muito sobre a sua imobiliária, onde ela está com relação a onde ela quer chegar.
É através dos indicadores de desempenho do corretor que podemos identificar o que está dando certo e errado nas vendas dele para poder atuar em cima disso.
Aqui, você deve analisar com atenção todo o seu atendimento ao cliente desde quando ele chega na imobiliária até a saída dele, com o seu a compra/locação do imóvel.
Sendo assim, analise:
A Taxa de Conversão – Quantas oportunidades de venda chegam na imobiliária e quantas são convertidas em negócios fechados?
Pra saber esse número basta você dividir um dado pelo outro:
Número de Oportunidades dividido por Número de Vendas Realizadas.
O resultado dessa conta é a média da sua Taxa de Conversão.
Esses dados podem te mostrar, por exemplo:
- Qual o melhor perfil de cliente para cada corretor atender;
- O tipo de imóvel que a sua imobiliária vende mais;
- O perfil de cliente que a sua imobiliária recebe.
Dados fundamentais que podem até mesmo mudar o seu nicho de mercado.
Imagine que, depois desse acompanhamento e análise, você que só vende imóveis de terceiros, usados, percebe que a procura por imóveis na planta é significativa ou que a procura por salas comerciais na região em que você atua cresceu demais.
Talvez seja lucrativo abrir o leque de opções da sua carteira e investir na captação dessa tipologia de imóvel.
Mais que apontar falhas e erros em processos etc., a análise de dados servem pra isso também: despertar para novas boas oportunidades!
O Tempo de Resposta
Quanto tempo os seus corretores levam para fazer o primeiro atendimento ao cliente?
Sabemos que esse é um dos fatores decisivos na venda e, por isso, requer atenção especial.
Do primeiros contato do cliente com a imobiliária até o primeiro atendimento que ele recebe, quanto tempo leva?
Certo de que o seu potencial cliente não está buscando um imóvel somente com você e na sua imobiliária e, com uma concorrência cada vez mais acirrada, quem atende primeiro leva, sim.
Claro que há outras variáveis para isso tudo mas, a grosso modo e pra ser bem didático, é isso. Como em uma corrida de caça ao cliente.
Quando ele “levanta a mão, quem se coloca à disposição primeiro, ganha”.
A dica aqui é ter um bom Sistema para Imobiliárias. Sem dúvidas, a ferramenta ideal para te ajudar a fazer esse acompanhamento de perto e trazer as respostas que você precisa e atuar corretamente para as melhorias da sua imobiliária.
Com um Sistema para Imobiliárias com Funil de Vendas, você vai conseguir fazer uma análise completa de toda a jornada do cliente e identificar possíveis falhas ou pontos de melhoria no atendimento ao cliente, que é hoje o grande segredo de vendas do mercado.
As ações de marketing da sua imobiliária
Você já sabe quantos potenciais clientes chegam na sua imobiliária e quantos fecham negócios.
Já sabe como os seus corretores trabalham, como eles fazem o atendimento ao cliente e onde é preciso e possível melhorar para vender mais.
É preciso entender também se os seus investimentos em marketing imobiliário estão compatíveis com o cenário da sua imobiliária.
Fazer um comparativo, por exemplo, se o tipo de cliente que chega via marketing é a sua persona ou o mais semelhante a ela possível, quanto tempo ele leva pra chegar e o custo dele nas campanhas digitais.
Esses são alguns dos dados que você precisa ter para comparar, por exemplo, com a sua taxa de conversão.
Pode ser que ela esteja baixa porque os leads que chegam para os seus corretores sejam desqualificados e não necessariamente por uma falha de atendimento.
E se tem uma benefício do marketing digital que eu sempre faço questão de ressaltar são as análises. Tudo, absolutamente tudo é mensurável.
Podemos saber pra onde foi cada centavo investido, de onde vem e vai cada lead, todo o seu comportamento e isso é excelente para o traçar de futuras estratégias.
Então, resumindo “quais indicadores preciso acompanhar na minha imobiliária?”, é o seguinte:
Dentro da sua gestão imobiliária há alguns pontos que merecem atenção especial, indicadores que exigem um acompanhamento mais de perto para que você consiga entender o seu cenário e atuar sobre ele de forma eficiente.
Toda essa análise é feita com base no desempenho da sua mão de obra, o seu time de corretores de imóveis.
Anota aí: o seu time de corretores é a grande mola propulsora da sua imobiliária. São eles que fazem acontecer ou não.
Essas análises te mostram exatamente isso: quem faz e quem não está fazendo, como está fazendo, se pode ou não fazer melhor, o que está dando certo, o que esta dando errado e deve melhorar.
Acompanhe de perto e periodicamente esses indicadores, levante esses dados e use ele s de forma estratégica no seu negócio.
Lembre-se que o Google só é o Google porque tem dados e sabe bem o que fazer com eles. Pense nisso!
Tem algum indicador que você acompanha de perto na sua imobiliária e que te ajuda bastante? Conta pra gente.
Bons negócios.