Treinar corretores é essencial para a saúde de sua imobiliária.
Se você tem o imóvel que o cliente procura, mas não tem o retorno que você espera para sua imobiliária na hora da venda, pode ser que sua equipe precise se qualificar.
Porque treinar meus corretores de imóveis?
Nos dias atuais, com as dificuldades que o país está enfrentando, como se destacar?
Se um imóvel está a venda em 10 imobiliárias na mesma cidade, como você vai agarrar o cliente?
O que te faz diferente da outra imobiliária?
Ter uma equipe capacitada implica não só em ter corretores devidamente credenciados pelo CRECI, mas corretores que saibam atender de forma adequada os clientes.
Como faço para treinar a minha equipe? Por onde devo começar?
Quando ligo na imobiliária para passar dicas e orientações eu escuto sempre dos proprietários que é difícil o corretor cumprir o que eles pedem.
Preencher o cadastro de forma correta, tirar boas fotos dos imóveis, retornar rápido um e-mail são algumas delas. Então, para começar, reúna sua equipe de corretores para um bate-papo.
Pergunte a eles o que esperam da imobiliária, pergunte a cada um o que mais lhe dá prazer na profissão e quais as suas aptidões.
Faça com que um ajude o outro a melhorar suas aptidões para que vocês tenham uma equipe forte, unida e bem treinada.
Fale aos seus corretores o que você espera deles e mostre que você não está ali para seguir na frente deles e sim ao lado.
Afinal, um bom líder anda junto com a sua equipe, ajudando seu pessoal a melhorar a cada dia.
Lembre-os que uma equipe bem treinada passa ao cliente profissionalismo e organização.
Treinar corretores de imóveis para captar
Para trabalhar com imóveis, é essencial você captar imóveis. O treinamento do corretor precisa começar aqui.
É preciso que o corretor aprenda a preencher corretamente a ficha de captação do imóvel com detalhes, como valor de IPTU, área útil do imóvel, acabamento dos cômodos etc.
As fotos do imóvel devem estar bem tiradas para que fiquem atrativas quando o cliente visualizá-las no site.
Peça para que o corretor tire pelo menos 10 fotos desse imóvel.
Tipos de atendimento na imobiliária
Se você quer treinar bem seus corretores, precisa estar atento em como eles atendem seus clientes pelos diversos canais de comunicação que a imobiliária possui:
Telefone;
E-mail;
Chat online;
Pessoalmente;
WhatsApp;
Redes Sociais – Facebook.
Ao telefone:
Quando eu ligo para uma imobiliária, por exemplo, o que mais me chama atenção é quando eu pergunto o nome da pessoa que estou falando e ela me responde com a seguinte pergunta: “Com quem quer falar?”
Se o cliente liga para a imobiliária para buscar um imóvel, num primeiro contato ele não sabe o nome do corretor, ele apenas quer informações sobre o imóvel.
Você não está na sua casa para perguntar “com quem quer falar” ao telefone. Lembre-se, “a primeira impressão é a que fica”.
Por e-mail:
Quando um cliente manda o e-mail solicitando mais informações sobre o imóvel responda o mais rápido possível.
Aproveite para enviar nesse e-mail outras opções de imóveis que se enquadram no perfil do cliente.
Nas Redes Sociais:
Se você trabalha com Facebook e outras redes ou ferramentas como WhatsApp, a resposta também deve ser rápida para os seus clientes. Nunca deixe seu cliente esperando.
Não esqueça que todas as dicas dadas são apenas um pequeno passo para que você treine os corretores que trabalham em sua imobiliária.
Muitas outras questões precisam ser vistas como, por exemplo, o levantamento das documentações e a finalização da negociação, e outras questões que contemplam um atendimento ao cliente com excelência.
A propósito, em Aperfeiçoe seu Atendimento ao Cliente e seja um sucesso de vendas você encontra outras orientações de como treinar sua equipe e melhorar o atendimento.
O que o corretor precisa é sentir que ele tem o apoio da imobiliária e do proprietário para, juntos, formarem a melhor equipe.
Como você tem administrado sua equipe de corretores de imoveis? Treinar é preciso!