• Sem categoria
  • Captação de imóveis: como criar uma carteira interessante

Captação de imóveis: como criar uma carteira interessante

Oi Corretor, tudo bem? Você melhor do que ninguém sabe que a captação de imóveis é um dos maiores desafios da profissão. 

Uma etapa do processo de compra e venda de imóveis que deve ser feita com muita dedicação, como falamos outro dia em Captação de Imóveis: dicas para aumentar suas captações.

A captação de imóveis se tornou ainda mais difícil em tempos como os que estamos vivendo, de restrições e de isolamento social, onde o contato com outras pessoas ficou limitado ao essencial. 

Mas, em paralelo, você sabe também que o corretor de imóveis e o mercado imobiliário foram os que melhor souberam driblar as dificuldades deste cenário e encontrou outras maneiras de criar e manter uma carteira de imóveis interessantes. 

E é claro que ela, a estrela e grande responsável pela manutenção da carreira do corretor de imóveis nos últimos anos foi a melhor ferramenta para isso: A INTERNET. 

A captação de imóveis pela internet funciona

homem tem frente ao computador

Sim. Funciona e muito. Trouxe agilidade, comodidade e segurança para que o corretor conseguisse atender essa nova demanda que veio com a Pandemia. 

Sabemos o quanto a chegada do vírus chinês ao Brasil impactou no comportamento do consumidor, transformando seu modo de ver a vida e o seu lar, gerando novas necessidades e mudando completamente seu estilo de vida. 

Teve quem desejou mudar para um imóvel maior, com espaço pro Home Office também. 

Teve quem adiantou os sonhos de morar em uma casa de campo, que era só para aposentadoria e também os que entenderam que o espaço era demais e optou só pelo essencial, inclusive, para o seu novo endereço. 

Assim como os planos do casamento, de morar junto, mais perto, enfim, há dois anos o mercado imobiliário vem colhendo esses frutos e com uma bela ajuda das quedas históricas da Taxa Selic e dos juros dos financiamentos imobiliários pelos Bancos. 

E, nada nem ninguém melhor que ela, a internet, para ajudar a promover esse encontro entre o cliente e o imóvel que ele deseja. 

Há inúmeras formas de fazer captação de imóveis eficiente pela internet. 

Eu trouxe algumas delas aqui e, claro, dicas que vão te ajudar a criar e manter uma boa carteira de imóveis para os seus clientes. 

Como funciona captação de imóveis

Antes de mais nada, vale ressaltar aqui que captar imóveis, nada mais é do que ‘pegar’ o imóvel para trabalhar a venda ou locação. 

E isso acontece de duas formas: 

  1. O cliente proprietário procura o corretor e o contrata para o serviço de corretagem
  2. O corretor de imóveis aborda o proprietário oferecendo os seus serviços. 

Aqui estamos falando da número 2, a captação de imóveis de forma ativa, aquela que o corretor busca pelo imóvel para vender e alugar. 

E agora vamos falar dessa abordagem pela internet.

Captar imóveis pela internet

Se há anos era ‘batendo perna’ por aí que se encontravam imóveis à venda, hoje, literalmente, é na palma da mão.

É pela internet, na maioria das vezes pelo celular, que o cliente começa a busca por um imóvel e o corretor também, sabia?

Os anúncios de imóveis à venda e para locação são feitos pelos proprietários e também por outros corretores de imóveis.

Ambos podem ser abordados para a solicitação da captação do imóvel. 

Ao proprietário você oferece os seus serviços de corretagem, mesmo que ele já tenha algum corretor trabalhando a venda do seu patrimônio. 

Dificilmente, um proprietário deixa o seu imóvel à venda na mão de um único corretor ou imobiliária, com exclusividade da venda, um outro tipo de captação de imóveis que já, já falamos 😉

E, nos anúncios de corretores de imóveis, você se coloca à disposição para a venda em parceria, o famoso e muito bom Fifty

A boa prática mais antiga da corretagem de imóveis segue firme e forte no mercado, enriquecendo carteiras de imóveis e de clientes e o melhor: agilizando vendas. 

Tem quem não queira, é claro, mas não é atoa que é uma ótima forma de vender mais e mais rápido. 

Por isso, não deixe de abordar e fazer contato com anunciantes de imóveis a venda e locação em canais da internet que são corretores de imóveis ou imobiliárias. 

Eles também fazem isso, principalmente, se tiverem com o cliente na mão 😉 

Você também pode fazer anúncios para captar imóveis

Se você já tem o cliente na mão, está construindo ou enriquecendo a sua carteira de imóveis, vale sim publicar o tipo de imóvel que você busca e se manter no radar de colegas que trabalham com parcerias e também de ser visto por proprietários que buscam profissionais para venderem ou alugarem o seu imóvel.

Numa dessas aí, você ainda encontra um cliente no caminho.

Pro atividade ajuda e muito. Fica a dica!

E onde captar imóveis na Internet?

  • Nas redes sociais – Grupos locais de classificados – compra e venda de tudo no Facebook
  • Nos portais imobiliários gratuitos
  • Nos portais imobiliários pagos 
  • Nos sites de imobiliárias da sua região
  • No OLX
  • Mercado Livre 
  • Nos jornais online da sua região

Como captar imóveis com exclusividade para seu cliente

É cada vez mais raro no mercado imobiliário de imóveis Padrão que isso aconteça. 

Algo que depende muito do perfil e do momento do cliente. O grau de urgência de venda é a principal delas. 

Mas, é sim uma oportunidade de negócio que faz da sua carteira de imóveis bem mais interessante. 

Por isso, sempre que identificar essa oportunidade, invista! 

Ter a exclusividade de venda de um imóvel reforça a sua credibilidade do mercado e amplia as suas chances de bons negócios.

Imóveis alto padrão: eles são a grande porta para a exclusividade da venda

Requer um trabalho prévio de relacionamento com o cliente proprietário, entendendo o seu momento e a sua necessidade, deixando bem claro todos os benefícios desse modelo de negócio, em especial a segurança para ele, sua família e o seu patrimônio. 

A captação de imóveis direto com proprietário

Quem nunca se perguntou como alguém que nunca te viu, vai deixar você vender a sua casa através de um contato pela internet? 

Há proprietários e proprietários e este é apenas o primeiro contato com eles, por isso, o ideal é que você se apresente e agende um encontro presencial para fazer a captação do imóvel de fato, documentando tudo, inclusive. 

Esta não é somente uma formalidade, é a maneira ideal de fazer uma boa e eficiente captação de imóveis, de mostrar a sua competência como profissional qualificado para comercializar aquele patrimônio.

Em tempo, vale ressaltar que pegar fotos de outro anúncio de imóvel e replicar nos seus canais de comunicação não é captar um imóvel de verdade!

Como falei inicialmente,  trabalho de captação de imóveis exige dedicação do corretor de imóveis e é uma das etapas mais importantes do processo de compra e venda de um imóvel. 

Que impacta lá na frente, no atendimento ao cliente comprador e na sua experiência de compra. 

É fundamental que o corretor conheça o imóvel de perto, com seus próprios olhos, que levante toda a documentação dele para saber se ele está ou não apto a venda, em especial, via financiamento bancário. 

Se tem pendências de condomínio, IPTU, se a localização é boa, o estado de conservação do imóvel, enfim, todos os seus pontos fortes e os que podem ser objeções para o cliente. 

Não é apenas uma questão de fotos do imóvel, que sim, são fundamentais para anúncios de imóveis eficientes. 

Mas é, sobretudo, sobre fazer o seu trabalho com dedicação e eficiência, proporcionando ao cliente proprietário e comprador a melhor experiência com você. 

Vale lembrar que são mais de 2 mil novos corretores entrando no mercado imobiliário mensalmente em todo o Brasil e, diante tamanha concorrência, o atendimento ao cliente segue firme sendo o grande diferencial do profissional bem sucedido. 

Os documentos necessários para captação de imóveis

E por falar em documentação, formalidades e tudo mais, olha eles aí: os documentos necessários para a captação de imóveis. 

Foi se o tempo em que a palavra valia um escrito, não é mesmo?

Se o seguro morreu de velho e é melhor prevenir do que remediar, façamos sempre da forma mais segura, ainda que ela pareça um tanto quanto burocrática e por vezes um exagero, são os documentos que vão, por exemplo, garantir a sua comissão em possíveis transtornos futuros. 

Por isso, levante:

  • Status do Condomínio
  • IPTU
  • Planta
  • Se tem dívida com o banco ou construtora
  • Luz
  • Água
  • Se está ocupado – alugado – o que diz o contrato desse inquilino
  • Restrições no CPF do proprietário

Além disso,  formalize um documento com todos estes dados e demais dados do imóvel para ser assinado por ambas as partes.

Nele é importante que tenha também de forma clara os valores dos seus honorários ou da imobiliária, de acordo com o que diz o seu CRECI. 

Se tiver alguma dúvida, tem um artigo aqui que fala exatamente sobre isso: CRECI: Saiba tudo sobre o Conselho dos Corretores de Imóveis

Não há um modelo ideal de documentação, registro da Captação de Imóveis. 

Vale muito você criar o seu, personalizado e utilizado. Na internet, em uma busca simples, você encontra alguns modelos bem funcionais. 

O Termo de Visita também é um documento importante e que assegura a comissão do corretor em casos de transtornos futuros, mas, é utilizado na etapa seguinte da jornada de compra, quando o cliente visita o imóvel. 

Mas, aproveita e providencia ele aí também que já, já você vai precisar dele.

Manter uma carteira de imóveis interessantes dá trabalho e muito. 

A internet te ajuda a otimizar tempo e energia nessa tarefa, mas, há coisas que só presencialmente podem ser feitas com competência. 

Além disso, a grande dica aqui é que todas essas práticas façam parte da sua rotina de trabalho, todos os dias, se possível.

Só desta forma você conseguirá criar e manter a sua carteira de imóveis interessante, conseguindo atender os seus clientes de forma mais rápida e, claro, vendendo mais. 

Dedique a captação de imóveis. Ela é o primeiro e mais importante passo para alavancar suas vendas. 

Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente por 15 dias grátis!
Sem nenhum tipo de cobrança.

    Suas informações estão seguras.

    Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.