Captação de Imóvel em meio a Pandemia

Tempo de leitura: 3 minutos

A Pandemia impactou o volume de captação de imóvel na sua imobiliária?

Essa tem sido uma das queixas dos profissionais da área.

As pessoas querem vender um imóvel, mas não querem receber o corretor para fazer a captação do imóvel como deve ser feita.

captacao de imoveis

E pior: ele manda umas fotos do celular dele impossíveis de pôr no site da imobiliária, muito menos nas redes sociais.

O que fazer com essa objeção quando se trata de captação de imóvel?

A Captação de imóvel é parte fundamental no processo de corretagem rumo a venda do imóvel.

Parece óbvio, mas nem sempre fica claro, inclusive, para muitos corretores de imóveis, que Captação de Imóvel não é receber fotos enviadas pelo cliente para divulgação da imobiliária.

O ideal é ir ao imóvel. Sempre que possível fazer uma visita técnica que permita um olhar profissional e criterioso do produto.

E é assim que você deve rebater esta objeção:

Ressaltando a importância no seu papel, como profissional e especialista no assunto, no processo de venda de um imóvel.

Uma visita ao imóvel garante que o corretor, com sua experiência e vivência no mercado imobiliário da região, faça uma análise aprofundada do potencial de comercialização do bem.

  • Valor de mercado;
  • Pontos Fortes;
  • Pontos Fracos;
  • E, claro, fazer boas fotos e vídeos do imóvel.

E mais: o bate papo franco com o proprietário.

Esse é um diferencial e tanto quando se trata de relações comerciais.

Nessa conversa, o corretor de imóveis consegue entender melhor o perfil deste proprietário, suas expectativas e o principal: até onde ele vai!

Saber quais as contra propostas seriam viáveis para este proprietário te ajuda e muito em uma futura negociação.

Além disso, é de suma importância deixar claro e bem alinhado o que diz respeito comissão do corretor de imóveis, os prazos de entrega do imóvel, os trâmites burocráticos que envolvem a venda do bem e tudo mais.

– Ah, mais tudo isso pode ser feito online, por e-mail, telefone etc.

Pode sim, claro. Mas, quando de trata estabelecer relações de confiança, o poder do olho no olho, do presencial nunca mudará. Mesmo neste novo normal!

Outra coisa: as fotos precisam ser bem feitas e, na maioria dos casos, os proprietários não estão aptos para isso.

Você, corretor de imóveis, precisa garantir que o material de divulgação do produto, no caso as fotos e vídeos, sejam de boa qualidade.

Lembre-se: foto atrai. Foto vende! Vale sempre ressaltar 😉

Converse com o proprietário e garanta a visitação: pra vender, tem que abrir as portas!

E convenhamos: se não quer a sua visita, como fará com os potenciais clientes interessados no imóvel? Sem chances!

A dica aqui é criar um Protocolo de Segurança da sua imobiliária com  relação ao Covid-19 e a saúde todos os envolvidos.

Nele, você pode pedir que as visitas sejam feitas por, no máximo, dois membros da família.

E exigir o uso de máscaras e fornecer álcool gel para a higienização das mãos.

Durante a visita, se atentar para que todos estejam usando máscara e evitar aglomerações nos ambientes da casa.

Fornecer máscaras descartáveis seria um gesto bacana de encantamento do cliente, assim como álcool gel. 

Quando personalizados impressionam, encantam. Uma pequena ação de marketing que sempre agrada!

É gentil ter esse cuidado com o cliente.

Ainda sobre as fotos e vídeos do imóvel…

Agende essa visita com antecedência e ao esclarecer a importância dessa visita, deixe claro que irá fotografar o imóvel e que é grande valia que os ambientes estejam organizados.

Sei o quanto é delicado pedir para o dono da casa arrumar a sua própria casa e te dou outra dica: faça um documento simpático com dicas a respeito.

Nele pode conter ilustrações de um ambiente arrumado e outro não, uma pequena explicação do quanto isso impacta positivamente na divulgação e atração de interessados no imóvel etc.

É uma forma simpática de orientar e preparar o proprietário para a sua visita.

Ele precisa entender o papel do corretor de imóveis e também o papel dele nesse processo de venda.

Um é tão importante quanto o outro, uma vez que a disponibilidade dele em ajudar deve ser absoluta.

Isso rende boas história, não é mesmo? Divide com a gente aqui nos comentários.

8 Comments

  1. juarez

    Gostei muito das dicas. Grato!

  2. Solange Ferreira Rocha Solgate

    Obrigada pelas dicas, Ademir.

    • Letycia Queiroz

      Estamos juntos, Solange.
      conte sempre conosco.
      Um abraço e bons negócios.

  3. ADEMIR COLETI

    Muito bom artigo. Obrigado.

    • Letycia Queiroz

      Obrigada, Ademir.
      Feliz com seu comentário.
      Bons negócios.

  4. Sarah

    Muito bom esse texto.Foi direto e objetivos.

    • Letycia Queiroz

      Oi Sarah. Como vai?
      Que bom que gostou.
      Fico feliz.
      Um abraço e bons negócios.

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