Captação de leads para imobiliária

Captação de leads

Oi Corretor, vamos falar de captação de leads? 

Não sabe do que eu estou falando? Ou sabe e precisa conversar mais a respeito?

Ambos podem e devem ficar por aqui pra esse bate papo especialmente para o corretor focado em vender mais: você.

Antes de mais nada, vale ‘colocar todo mundo na mesma página’ esclarecendo o que são leads. 

Leads são contatos de possíveis clientes que chegam pra você, na sua imobiliária, e deixam seus dados pessoais ou profissionais para contato por e-mail, telefone etc.

Geralmente, esse fornecimento de dados acontece em troca de algo, uma recompensa que pode ser desde um ‘Veja mais fotos deste imóvel’ até um e-book sobre ‘Como financiar meu primeiro imóvel’. 

O que é leads imobiliários?

O lead imobiliário é exatamente o mesmo, só que segmento ao mercado imobiliário, ou seja, contatos de um potencial cliente comprador de um imóvel da sua carteira. 

Todo lead é igual, o que os difere são os segmentos, áreas de atuação. Aqui no nosso caso, são leads imobiliários, com foco na compra e venda de imóveis. 

Como captar leads imobiliários?

Captar leads imobiliários é um desafio e tanto, não vou te iludir, não. 

Requer um bom conhecimento de mercado e uma estratégia eficiente de marketing digital imobiliário.

Mas não se assuste, muito menos desista de captar leads para a sua imobiliária. 

Estou aqui justamente pra isso: te ajudar nessa tarefa que vai impactar diretamente no seu volume de vendas. 

Fica por aqui e vamos em frente! 

Como eu disse há pouco, esses contatos de potenciais clientes são fornecidos, geralmente, em troca de algo.   

– Ah, Marlon, então não é tão difícil assim, certo?

– Errado. O desafiador da captação de leads imobiliários está na atração desse lead até a sua isca, a sua moeda de troca. 

Daí a importância de uma boa estratégia de marketing. 

Como o lead vai chegar até o seu ebook de Financiamento Imobiliário ou até um anúncio do seu site imobiliário, clicar em ‘Ver mais fotos desse imóvel’? 

Com ações de marketing imobiliário com foco em atração de leads imobiliários. 

Separei um exemplo de ação de marketing simples, barata e eficiente para você se inspirar e começar aí na sua imobiliária, olha só: 

Vamos supor aqui que a sua persona é um cliente de Casa Verde e Amarela e está no Meio de Funil na jornada de compra. 

1 – Defina a isca digital/moeda de troca com o lead: um e-book sobre financiamento imobiliário.

2 – Defina os Canais de Comunicação e atração desse lead: redes sociais. 

3 – Crie uma página de captura desse lead: Landing Page 

4 – Tenha um cronograma de postagens

5 – Crie um cronograma de comunicação com esse lead após a captura dos seus contatos

6 – Faça a nutrição do lead por email e também por telefone. 

Imagine que você está em um rio pescando e, enfim, pescou um peixe.

Com o lead é a mesma coisa. Depois de capturar o lead, você precisa entender o seu momento para conduzi-lo adequadamente na jornada de compra.

Isso pode e deve fazer parte da sua estratégia de marketing com foco na captação de leads. 

Uma vez captado e analisado, o lead deve ser nutrido de acordo com a sua fase na jornada.

Por que a captação de leads ajudam aumentar minhas vendas

Hoje em dia não dá pra ficar esperando o cliente bater na sua porta. 

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, ser proativo e ir em busca do cliente com ações de captação de leads ajuda e muito nas vendas. 

As iniciativas de captação de leads, com feitas de forma correta, estratégicas, funcionam como verdadeiras ferramentas de vendas. 

Ainda fazendo uma metáfora com o pescador, é preciso pescar para comer mais peixe. 

O corretor precisa fazer ações de captação de leads para atrair mais clientes e com isso, vender mais. 

Como preparar minhas redes sociais para captação de leads

As redes sociais são bons canais de captação de leads, em especial, na divulgação de ações, campanhas de marketing imobiliário com esse foco. 

Mas, assim como todo canal de comunicação com o cliente, elas precisam estar ‘em dia’ para isso. 

Eu costumo dizer que é preciso arrumar a casa antes de receber a visita 😉

Nos dias de hoje, as redes sociais são fonte de informação sobre empresa, sua reputação, imagem, marca etc. 

Agora, imagine você entrar na Fan Page de uma empresa que você deseja saber mais e o último post foi em 2018. 

E pior: não tem endereço, telefone pra contato, um site… 

A impressão de abandono de um canal de comunicação tão importante como as redes sociais remete ao abandono também ao cliente, impactando diretamente na reputação do negócio. 

E mais: com excesso de memes, piadas, posts de assuntos aleatórios, política, futebol e por aí vai. 

Sabemos o quanto pode ser desafiador manter uma rede social atualizada, parar um período do dia para pensar, criar e fazer publicações diariamente em meio a uma rotina corrida como a de um corretor. 

Mas é preciso. Tem muitos conteúdos a respeito desse assunto aqui no blog e eu vou deixar 3 deles pra você ler depois com calma e colocar  a mão na massa ANTES de partir para uma ação de captação de leads nas redes sociais. 

1 – Conteúdo nas redes sociais da minha imobiliária: o que postar?

2 – Como sua imobiliária deve se comportar nas redes sociais

3 – Marketing Imob: 3 dicas para trazer mais clientes pelas redes sociais

Arruma a casa e depois libera a visita 😉 

O que é necessário na captação de leads

Planejamento e organização. 

Assim como toda ação de marketing, campanhas de captação de leads requer estratégia, planejamento do antes, durante e depois da conquista dos dados do lead:

  • Antes – definição da persona, isca e canal de comunicação. 
  • Durante – acompanhamento do lead captado, com atendimento 1 a 1, de preferência, por telefone, e-mail. 
  • Depois – análise do lead e nutrição conforme o cenário identificado. 

Há ações de captação de leads que podem custar zero reais e ter resultados surpreendentes. 

Estude mais a respeito e mãos à obra. 

Como trabalhar com meus leads?

Como falei ao longo deste nosso bate papo, não basta captar o lead – o que já é um desafio e tanto – é preciso analisá-lo e nutri-lo conforme o seu momento. 

E, ainda dentro das propostas de baixo ou nenhum custo, os e-mails seguem em disparados como os melhores por aqui. 

Não perde a majestade como meio de comunicação eficiente em todos os sentidos. 

Por isso, sugiro o que no marketing chamamos de Régua de Comunicação, que nada mais é do que um cronograma automatizado (ou não!) de e-mails, com uma base de contatos específica, nutrindo-os e os conduzindo ao fundo do funil, ou seja, a compra do imóvel. 

O WhatsApp é também um ótimo canal de comunicação com o lead!

whatsapp vender mais imóveis
Whatsapp vender mais imóveis.

Sabe a análise que eu disse super necessário fazer do lead? Então, inclua nela entender qual o melhor canal de comunicação com ele. 

Além do e-mail, sugira o WhatsApp também. Para os que optarem pelo Whats como o principal canal de contato, faça essa nutrição de leads por lá. 

Ah, mas antes, leia esse artigo aqui: WhatsApp para corretores de imóveis: dicas para se comunicar e vender mais

O que oferecer para meus leads

Sobre as iscas, moedas de troca: tudo depende da sua persona. 

Se a proposta é capturar leads para imóveis Casa Verde e Amarela sugiro, por exemplo, um e-book sobre os tipos de Financiamentos Imobiliários e os seus diferenciais. 

Se a proposta for para a captura de leads para imóveis padrão, na planta, sugiro uma planilha de controle financeiro para a compra do 1º imóvel. 

E mais: 

  • Infográficos 
  • Materiais de planejamento
  • Conteúdos ricos sobre taxas, documentação
  • Decoração –  vale até uma parceria com um designer de interiores para um sorteio do projeto de um cômodo, que tal? Sugestão! 

Essas são sugestões de baixo custo, mas, tudo depende muito da persona que você quer atrair. 

Agora que você já sabe o que são leads imobiliários e algumas formas simples de atraí-los, seja proativo e vá em busca desses novos contatos. 

A diferença você vê nas vendas. 

Bons negócios. 

4 respostas para “Captação de leads para imobiliária”

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