Como atender via whatsapp na sua imobiliária

ícone do WhatsApp

Oi, Corretor. Me diz uma coisa: você usa o WhatsApp na sua imobiliária?

Eu tenho quase certeza que 100% dos corretores de imóveis e imobiliárias utilizam o maior aplicativo de comunicação online para fazer seus atendimentos aos clientes.

Esta é, sem dúvidas, a ferramenta mais eficiente da atualidade e está tão presente na vida das pessoas que se tornou uma obrigação.

Se o primeiro contato é presencial, pedimos logo o “Whats” do cliente ou passamos o nosso.

E, quando o cliente chega pela internet, muitas vezes, é pelo botão de contato direto pelo WhatsApp nas nossas redes sociais, site imobiliário etc.

Aliás, esta já é a primeira dica que eu dou aqui para quem quer potencializar o atendimento via WhatsApp:

1 – Insira o botão de contato de atendimento direto via Whats em todos os seus canais de comunicação com o cliente.

Use o Convertte, um gerador de link para o WhatsApp gratuito muito simples e intuitivo, para criar o link e inseri-lo onde for possível!

Em Boas práticas para quem quer vender imóveis pelo WhatsApp falamos sobre isso também!

Hoje sparei mais algumas dicas bem simples e objetivas pra você por em prática aí na sua imobiliária, no seu dia a dia com o atendimento ao cliente que vão te ajudar muito a performar melhor neste quesito .

Anota aí!

Dica 2 – Tenha um número de WhatsApp na sua imobiliária exclusivo

Parece besteira, mas não é. É mais produtivo em questão de gestão de atendimento, centralizar os contatos que chegam em um único lugar, no caso, em um único número.

Alguém recebe e faz esse primeiro atendimento por lá, filtra e encaminha a pessoa ideal.

Esse seria o fluxo ideal de atendimento via WhatsApp também. Do contrário, fica mais difícil garantir que todos falem e atuem no mesmo padrão de comunicação.

Dica 3 – Use o WhatsApp Business

A versão do WhatsApp feita exclusivamente para empresas tem muitos benefícios bacanas e merece ressaltado quando o assunto é um atendimento mais eficiente via WhatsApp.

A usabilidade é a mesma do WhatsApp de sempre, mas, os recursos oferecidos por lá são pensados para a comunicação das empresas com seus clientes, logo, mais eficiente.

Tem a lista de transmissão, a mensagem de resposta automática, o catálogo no Status, entre outros recursos. Experimente sem medo. Sei que vai gostar muito!

Dica 4 – Use o WhatsApp na Web

A versão para computadores do WhatsApp, o WhatsApp na Web é ótima pra quem faz o atendimento ao cliente.

Pelo computador, você consegue digitar melhor e ser mais ágil. Aliás, tempo de resposta é a nossa próxima dica!

Dica 5 – Seja ágil nas respostas pelo WhatsApp na sua imobiliária

Vou ir bem direto ao ponto aqui: não adianta ter atendimento via WhatsApp e demorar pra responder!

Quem faz contato pelo WhatsApp com alguém ou alguma empresa quer um retorno rápido.

-Ah, mas eu coloco uma mensagem automática informando que respondo assim que puder!

A mensagem automática é sim algo válido em dias de folga, por exemplo, deixando claro os dias e horários de atendimento. No mas, pensa comigo:

Será que você tem tanto atendimento assim que não consegue ter 10, 15 minutos para se dedicar a esse cliente no primeiro contato dele com você e a sua imobiliária?

Francamente? Eu duvido!

Reveja suas prioridades no fluxo de atendimento e sempre que um cliente cair no seu Whats, dedique-se a ele!

É resultado deste primeiro contato é decisivo na jornada de compra. Pense nisso!

Dica 6 – Sim, configure as respostas automáticas

Configure a resposta automática para que seu cliente perceba de imediato que você recebeu o contato dele e, para os contatos fora do expediente, os dias e horários de funcionamento.

Cuidado para não abrir a mensagem, pensar em responder depois e, fatalmente, esquecer do cliente e demorar muito pra responder ou até mesmo não respondê-lo.

Isso acontece muito, infelizmente, e pode acabar com essa relação comercial já no primeiro contato.

A dica extra aqui é fazer um check diário nas conversas pelo WhatsApp todos os dias antes de encerrar o expediente e ver se não ficou nenhuma pendência.

Dica 7 – Dispense as formalidades no seu WhatsApp da sua imobiliária!

É claro que o modo como você fala com o seu público e a sua persona deve ir de acordo com o perfil da sua empresa e o dele, mas, de uma forma geral, a comunicação online, no caso via WhatsApp, nos permite ser menos formal.

O uso dos emojis e figurinhas – com parcimônia – estão liberados!

Dica 8 – Não exagere no marketing imobiliário pelo WhatsApp

O WhatsApp é também uma potente ferramenta de marketing imobiliário, mas, requer uma boa dose de bom senso e cuidado no uso para não ser inconveniente e desagradável.

  • Não exagere no número de envios pela Lista de Transmissão;
  • Segmente bem os contatos da sua Lista de Transmissão;
  • Se atente muito bem aos conteúdos/material enviados: casa de 3 dorms para quem procura por Sala Comercial;
  • Preste atenção nos dias e horários de envios: domingo é com a família, não é mesmo? #ficadica

Essas foram as dicas que, em resumo, te orientam para que você seja:

  • O mais profissional possível – WhatsApp Business
  • Ágil e atencioso com o cliente – tempo de resposta
  • Leve e criativo – emojis e figurinhas estão liberados!
  • Não perturbe – dose os envios pela Lista de Transmissão

Com essas diquinhas simples, objetivas e sem custo você pode dar um up no seu atendimento ao cliente via WhatsApp e melhorar a experiência dele com a sua imobiliária.

É só colocar em prática e bons negócios.

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