Como escolher um sistema imobiliário

Oi corretor, tudo bem por aí? O assunto de hoje é o sistema imobiliário.

Um bate papo especialmente com quem quer entender melhor sobre essa ferramenta para escolher o melhor sistema imobiliário para o seu negócio. 

É também assunto de interesse do corretor de imóveis e gestor de imobiliária que já tem e usa algum sistema imobiliário, pois, compreendendo toda a potencialidade da ferramenta, pode chegar à conclusão de que precisa trocar de sistema imobiliário ou, melhor ainda, que ele fez uma ótima escolha.

Se for o caso, vale a pena trocar de sistema imobiliário? 

Sim. Vale muito a pena e você vai entender por que ao longo da nossa conversa.

Puxa a cadeira e “senta” aqui comigo que o papo é bom, leva tempo e precisa da sua total atenção. 

O que é um sistema imobiliário

Um sistema imobiliário é uma ferramenta que automatiza toda a gestão de uma imobiliária. 

E quando eu digo toda é toda mesmo! 

Do trabalho do corretor de imóveis junto ao cliente desde quando ele chega pela primeira vez na sua imobiliária a manutenção da carteira de imóveis, por exemplo. 

Sabemos bem o quanto é complexa a jornada de compra de um imóvel. 

Muitas e muitas vezes morosa e burocrática, tornando-se também vulnerável a falhas no atendimento que impactam diretamente na venda. 

E, assim como em tantos outros segmentos e área de trabalho, contar com a tecnologia para organizar tudo isso de forma eficiente e performar melhor é preciso. 

Foi-se o tempo em que tecnologia era algo para um determinado tipo de profissional, área ou até mesmo porte da empresa. 

Nunca foi tão necessário contar com a tecnologia para otimizar tempo, ganhar agilidade sem perder a eficiência e, assim, proporcionar a melhor experiência para o seu cliente. 

Para que serve um sistema imobiliário

Vender mais imóveis. Essa é a grande finalidade de um sistema imobiliário. 

Pode parecer exagero da minha parte, mas não é, não. Eu te explico porque e sem romantismo algum.

A tecnologia nos remete a agilidade, comodidade, eficiência e tantas outros benefícios quando se trata de atendimento ao cliente. 

E o tão falado e disseminado atendimento ao cliente é o grande diferencial de mercado também na compra e venda de um imóvel. 

Você que vem sempre por aqui já deve ter me ouvido dizer, inclusive, que esse é o grande segredo do corretor de imóveis de sucesso. 

Algo que foi potencializado com a transformação do comportamento do consumidor nos últimos anos, em especial, nos dois últimos anos, tornando-o cada vez mais exigente e imediatista.  

Em meio a este cenário, oferecer o melhor atendimento ao seu cliente com os benefícios básicos que ele exige (agilidade, comodidade, eficiência etc.) é preciso contar com a tecnologia. 

Está cada vez mais inviável fazer tudo na mão, principalmente, em um processo complexo como são as transações imobiliárias. 

Agora, multiplique isso pelo número de atendimentos que a sua imobiliária faz hoje. 

Uma empresa é reflexo da sua gestão e a sua saúde, de um modo geral, precisa de um bom profissional a frente dela, acompanhado de um time competente e todos munidos de ferramentas de apoio para o desenvolvimento de um bom trabalho. 

Essa ‘receitinha de bolo’ é a básica para uma empresa desenvolver um bom trabalho e ter o sucesso esperado. 

Trazendo isso para o nosso universo, o gestor ou dono de uma imobiliária precisa de um time de corretores de imóveis com objetivos alinhados e um bom sistema imobiliário para gerir esse grupo e fazer com que ele alcance esse objetivo: vender mais! 

O que todo corretor de imóveis, seja ele autônomo ou parte de um time de corretores de um imobiliária, é vender mais. 

E ele precisa de suporte pra isso. De acompanhamento do seu desempenho, de métricas, de análise de resultados, entre outros apontamentos que mostram o cenário atual e o caminho para chegar no destino final, que é sempre a venda. 

Fica humanamente impossível fazer tudo isso sem o auxílio da tecnologia, sem um bom sistema imobiliário. 

Então, o sistema imobiliário automatiza todos os processos que envolvem a rotina de uma imobiliária, dando agilidade e eficiência a sua gestão, além de uma visão analítica da empresa. 

Com isso, consegue desenvolver um trabalho melhor e estender isso ao seu cliente, o que impacta diretamente no resultado final que é vender mais. 

Quais as principais funções que deve ter um sistema imobiliário

Um bom sistema para imobiliária tende a ser muito completo e com infinitas possibilidades. 

São muitos recursos e funções que, para quem nunca contou com um sistema como esses pode acabar se confundindo na hora de escolher o sistema ideal para a sua imobiliária. 

Entretanto, há muitas dessas funcionalidades que você não deve abrir mão na hora dessa escolha. 

Além, é claro, daquelas que você já sabe que serão uma “mão na roda” no seu trabalho como corretor de imóveis e a frente de um time de corretores. 

Listei algumas delas aqui. Olha só: 

Controle de Imóveis

Se tem algo que não dá pra gerir no papel ou até mesmo em planilhas do Excel é a carteira de imóveis de uma imobiliária. 

E isso é tão nítido pra mim que me dá arrepio de pensar o tanto de negócios perdidos que uma imobiliária perde por não ter o Controle de Imóveis via sistema imobiliário. 

É impossível saber de cabeça, por menor que seja, quais são todos os imóveis à venda ou para locação que uma imobiliária tem disponível. 

Com o Controle de Imóveis você tem, em poucos cliques, acesso a toda a carteira de imóveis da imobiliária e o status de cada um deles: 

  • Tipologia
  • Disponibilidade
  • Dados do Imóvel
  • Fotos do Imóvel
  • Onde e com quem estão as chaves
  • Quando esse imóvel entrou pra sua carteira
  • Que corretor captou – provavelmente ele já visitou o imóvel e pode te falar melhor sobre ele antes de ofertar ao cliente. 

Se a sua carteira tiver 10 imóveis já não dá mais pra saber tudo isso sobre cada um deles de cabeça, concorda? 

Aí, um belo dia aparece um cliente em busca de um determinado tipo de imóvel e você, como não tem um sistema (eficiente!!) e, fatalmente, não se recorda de toda a sua carteira, ‘dispensa’ o cliente. 

E, depois, mexendo nas coisas, pastas e planilhas no “bendito Excel”, encontra algo dentro do perfil daquele cliente e que poderia ser o início de um bom negócio. 

Dificilmente o cliente está vendo imóvel com um único corretor, então, na linha do “quem chega primeiro leva”, essa organização te traz agilidade e isso reflete muito no atendimento e na venda. Pense nisso! 

Gerenciamento de Portais 

Os portais imobiliários são, sem dúvidas, ótimos canais de divulgação de imóveis. 

Por serem canais específicos, tendem a ter os clientes mais quentes do mercado. 

Quem acessa o Zap Imóveis, Viva Real, Imovelweb e tantos outros portais imobiliários, está realmente buscando um imóvel para comprar ou alugar e a sua imobiliária deve estar lá também. 

Mas, seja franco comigo: você gosta de investir seu precioso tempo com a publicação de imóveis em dezenas de portais imobiliários? 

Hoje em dia são muitos portais imobiliários, pagos e gratuitos e, geralmente, as imobiliárias assinam pacotes de anúncios em alguns deles. 

E, se estamos falando de ganhar agilidade e otimização de tempo com a tecnologia, um sistema imobiliário deve ter integração com os portais imobiliários, sobretudo, os que você usa para te ajudar com isso. 

Você tem esse trabalho da publicação uma única vez e o sistema integra seus imóveis aos portais. 

Excelente, né? 

Funil de Vendas Imobiliário

Disso você já ouviu falar muito por aqui, pois é uma tecla que a gente insiste em bater, tamanha a sua eficiência no que diz respeito a resultado de vendas. 

É também um dos grandes diferenciais do sistema imobiliário da Microsistec e que, sem falsa modéstia, nos posiciona entre os melhores do mercado.  

Um Funil de Vendas te dá suporte estratégico no atendimento ao cliente e, a partir daí, você já entende o tamanho da sua importância. 

Com ele, você acompanha toda a jornada do cliente de perto e consegue identificar cada fase em que ele está nessa jornada. 

E, assim, atuar corretamente  e ir avançando, fase por fase, até o fechamento do negócio. 

Só o funil de vendas te permite essa condução do cliente na jornada de compra de forma estratégica, respeitando o seu momento e agindo de forma assertiva. 

Veja um resumo das etapas do funil de vendas na jornada de compras do cliente: 

1 – Qualificação: o lead cai no Funil e você entende quem é ele e o que ele procura.

2 – Conhecendo: uma vez qualificado, você busca entender melhor o que ele precisa,suas necessidades e relacionado ao perfil de negociação do cliente.

3 – Agendando: feito isso, você tenta agendar a visita e encontrar o imóvel ideal para fechar negócio.

4 – Negociando: hora de falar de dinheiro e negociar valores, forma de pagamento etc. Atenção para não deixar o negócio escapar justo aqui 😉 

Com esse processo automatizado em um sistema imobiliário é o melhor dos mundos. 

Atendimento 

Esse é um dos mais importantes recursos de um sistema imobiliário, pois está ligado diretamente na rotina do corretor de imóveis e gestor de uma imobiliária. 

Acompanhar todos os atendimentos de perto, entender por onde o cliente chegou, há quanto tempo, o tempo de resposta, a forma como está sendo conduzido o atendimento a cada cliente e, se preciso for, intervir nesse atendimento para melhorá-lo. 

É desta forma que você consegue ajustar os ponteiros! 

Acompanhando, analisando e atuando conforme a necessidade. 

Não dá pra saber se está bom sem acompanhar e analisar, certo?  

Esse acompanhamento só é possível com um sistema imobiliário.  

Aplicativo Mobile 

Lugar de corretor de imóveis é na rua, captando ou mostrando imóvel e, claro, assinando contratos em cartórios Brasil afora. 

E por isso fica sem acesso ao seu sistema imobiliário? Jamais!

Tudo na palma da mão, em uma versão mobile. Abrir mão disso é deixar dinheiro na mesa. 

Corretor de imóveis faz negócios na fila do banco, esperando uma consulta médica, em qualquer lugar. 

Tem tudo no seu celular e precisa ter também o seu sistema imobiliário a mão, onde e quando precisar.   

Rodízio de Atendimento na imobiliária

Se tem algo que pode dar problema em uma imobiliária é o rodízio de atendimento. 

Errar o corretor da vez impacta negativamente em uma série de fatores, principalmente, motivacionais. 

E, quando se trata de time de vendas e comissionado, ter um profissional desmotivado por qualquer que seja o motivo, impacta negativamente em toda a empresa. 

Em “Gestão de corretores de imóveis: o motivacional da sua imobiliária impacta nas vendas” falei melhor sobre isso. Passa lá depois 😉 

O sistema imobiliário mitiga esse problema também. 

Você sabe exatamente qual o corretor da vez e mantém o fluxo de trabalho em ordem.  

Qual o melhor sistema imobiliário 

Ainda bem que o mercado imobiliário também foi um grande contemplado com a tecnologia e, hoje em dia, são muitas as ofertas de sistemas imobiliários. 

Mas, por aqui, já são quase 30 anos atuando com tecnologia imobiliária. Pioneiros e visionários desde o início da nossa jornada. 

Acredito que o melhor sistema imobiliário é o que te oferece os principais recursos para trazer o que ele, de fato, promete: agilidade e eficiência na sua rotina de trabalho. 

Em hipótese alguma se norteie para essa decisão por valores, pacotes promocionais ou coisas do gênero. 

Se atente também para o suporte pós contratação da ferramenta e treinamentos para o manuseio. 

Você não é obrigado a dominar esse mundo para ter acesso a ele e, se vai precisar de ajuda, entenda com antecedência se terá esse apoio sempre que precisar. 

Lembre-se que a ferramenta faz tudo isso, mas, é você quem a conduz! 

Eu poderia dizer que o sistema imobiliário da Microsistec é o melhor do mercado, mas, eu sugiro que você pesquise e chegue a essa conclusão por conta própria 🙂  

Brincadeiras a parte e, em tempo, te ofereço um período de teste gratuito do nosso sistema imobiliário, a forma mais sincera de eu te dizer que essa é a sua melhor escolha. 

Se você já usa um sistema imobiliário e quer saber mais sobre o sistema imobiliário da Microsistec, entre em contato. 

Conta pra gente como tem sido a sua experiência com o seu sistema imobiliário, o que sente falta e o que mais utiliza. 

Vamos nos falando e bons negócios. 

4 respostas para “Como escolher um sistema imobiliário”

  1. Olá. Solicito mais informações sobre sistema imobiliário. Sou corretora , trabalho em uma grande imobiliária. Mas vou alçar voo solo. Não sozinha. Com um amigo. Inicialmente não querendo abrir imobiliária física. Mas queremos ter um sistema para gerenciamento. Aguardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente por 15 dias grátis!
Sem nenhum tipo de cobrança.

    Suas informações estão seguras.
    Sair da versão mobile