Como identificar deficiências no meu atendimento imobiliário?

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Como identificar deficiências no meu atendimento imobiliário?

Oi Corretor, como vai? sempre falo por aqui que o grande diferencial do corretor de imóveis de sucesso é o atendimento e é sobre isso que vamos conversar hoje.

Em meio a uma concorrência cada vez mais acirrada, é preciso se destacar no mercado e nem sempre isso exige muito, inventar a roda ou descobrir a luz elétrica.

Até por que, a essa altura do campeonato, dificilmente se cria algo, tudo se aperfeiçoa, certo?

E se tem algo que pode sempre ser aperfeiçoado é o atendimento imobiliário.

Mesmo que você considere seu atendimento impecável, há sempre o que melhorar.

Mas, como identificar falhas no meu atendimento e no atendimento do meu time de corretores?

Com acompanhamento de perto. E isso não tem a ver só com o sentar do lado e ver como ele atende um telefone ou recebe um cliente na imobiliária.

Esta análise deve ser do atendimento ao cliente em toda a jornada, inclusive, depois que ele sai do seu funil de vendas, ou seja, no pós venda.

Separei dicas para essa análise ao atendimento separas em três momentos: antes, durante e pós atendimento.

O que se atentar antes o atendimento imobiliário?

Ao traje e ao ambiente de trabalho. Prepare-se bem para receber os seus clientes e isso vai desde a roupa que você veste até a sua mesa de trabalho e o tom da sua voz ao telefone.

Esteja adequado ao ambiente e ao perfil do seu cliente, para poder criar o rapport eficiente.

Organize suas ferramentas de trabalho

  • Internet;
  • Documentos como Termos de Visita, contratos etc.;
  • Sistema Imobiliário;
  • Celular carregado;
  • Mesa limpa e organizada;
  • Água e café;

Enfim, veja o cliente como uma visita especial e arrume a casa para recebê-lo.

Você não gosta de receber alguém com a casa bagunçada, não é?

Eficiência e agilidade estão atrelados também a organização e aqui é só o comecinho de uma série de ações que impactam para uma boa experiência do cliente, aliás, esse começo do processo é decisivo.

Há falhas no primeiro atendimento ao cliente podem ser fatais e derrubar uma venda facilmente.

Em “Corretor de imóveis: 5 falhas fatais no 1° Atendimento ao Cliente” falamos bem sobre isso. Vale a leitura!

Durante o atendimento imobiliário

Aqui é que são elas!

Desde que o cliente entra em contato com você ou com algum corretor da sua imobiliária, é preciso estar atento para prestar um bom atendimento.

São muitos os pontos a serem observados e cuidados para estarem sempre na sua melhor performance. Listei os principais deles aqui:

Comunicação verbal/oral

Se atente para o tom de voz e em ter um vocabulário claro e compreensivo.

A dica aqui é ter um script de atendimento para não esquecer de nenhum questionamento no levantamento de dados/perfil do cliente.

Tempo de resposta

Quanto tempo você leva para responder o cliente depois que ele envia uma mensagem, seja no primeiro ou nos demais atendimentos?

Clientes precisam de atenção e no mercado imobiliário eles não costumam ser fieis a um único corretor de imóveis. Ponto de atenção máxima nisso!

Quem busca por um imóvel para comprar ou alugar está fazendo isso com 2, 3, 4 corretores de imóveis ao mesmo tempo.

Quem é mais atencioso no atendimento sai na frente e tem mais chances de fechar esse negócio.

Se você é daqueles que demora um dia inteiro pra responder e-mails, mensagens no Chat das redes sociais ou WhatsApp, você está falhando e, fatalmente, perdendo negócios.

P.S.: Dê retorno ao seu cliente. Nem que seja um “estou buscando o que você me pediu!”, mas, nunca o deixe sem resposta por muito tempo.

Organização

Não há nada pior que passar desorganização ao cliente.

Isso compromete demais a experiência de compra dele com você. Falha gravíssima no atendimento ao cliente.

Soa até mesmo como uma falta de respeito com ele que, em muitos casos, se organizou demais para estar ali e ao chegar, encontra um corretor de imóveis que, por exemplo, não organizou as visitas, checando se está tudo com certo junto ao proprietário, o porteiro do prédio e tudo mais ou não separou dos documentos necessários para levar nessas visitas etc.

Parece que não estava esperando por ele, sabe? Lembra da visita em casa? É isso. Só isso!

A dica de ouro aqui é: invista em um bom Sistema para Imobiliárias e com funil de vendas.

Só ele consegue te ajudar processos de gestão de atendimento com a eficiência necessária para aperfeiçoar as práticas e evoluir em vendas.

É humanamente impossível conduzir com maestria tantos processos como é o de compra e venda de um imóvel sem o mínimo de tecnologia. Pense nisso!

E no pós atendimento?

Você conduziu o seu cliente em toda a sua jornada de compra e, enfim, fechou a venda.

Adeus, cliente. Muito obrigado, sucesso pra ti na casa nova e fim? Jamais!

É boa prática fazer contato com esse cliente para saber se ele precisa de algo, se o imóvel está ok, se deu algum problema que você possa ajudar, indicação de um prestador de serviço etc.

Sabemos que a agenda de um corretor de imóveis vale ouro e tem sempre uma boa indicação que vai desde uma boa pizzaria até um marceneiro de confiança.

Em tempo, não deixe pendências documentais, ajustes no imóvel que você ficou de resolver junto ao proprietário etc.

Ao cumprir com esses combinados, você marca o pós venda de forma positiva e reafirma o seu bom atendimento, fidelizando o cliente para futuras oportunidades e indicações.

Ao acompanhar diariamente estes detalhes no seu atendimento e no atendimento do seu time de corretores, você certamente encontrará falhas e pontos a serem melhorados.

São deficiências que muitas vezes ocorrem por falta de atenção, pela correria do dia a dia.

É normal entrarmos no modo automático e irmos abrindo mão dos detalhes preciosos que contribuem e muito para uma melhor performance no atendimento.

E tudo bem. O bacana é estar atento a isso e ir em busca de melhorar nisso, combinado?

Fique atendo no que você pode melhorar no seu atendimento e faça dele o seu melhor diferencial de vendas.

Bons negócios.

4 respostas para “Como identificar deficiências no meu atendimento imobiliário?”

  1. Realmente o atendimento é o primeiro contato que o cliente terá e é muito importante que seja muito bem feito e planejado . O cliente tem que confiar para acreditar e para isso acontecer é importante a aparência limpa as palavras certas e ser sempre claro nas respostas e caso não saiba , diga que irá procurar saber .
    O corretor no meu modo de ver tem que mostrar que conhece o que esta vendendo e tem que ter isso em mente …
    Em todo esse tempo de trabalho deparamos com muitos clientes diferentes e temos que estar preparado para todos eles , não devemos desprezar jamais um cliente só por que não fomos com o jeito do comprador .

    Estou sempre aprendendo e cada dia eu aprendo um pouco mais e acho que tenho que aprender muito pois venda é uma arte .

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