Como montar uma imobiliária: 4 passos para abrir sua!

Montar uma imobiliária está no projeto de vida profissional de muitos corretores de imóveis.


Montar uma imobiliária e ser dono do seu próprio negócio é um dos grandes atrativos que a profissão oferece. 

Assim como falamos em O que um corretor de imóveis faz, a profissão é compatível com muitos e diferentes perfis profissionais, entre eles, o Empreendedor.  

A iniciativa de montar uma imobiliária é algo muito positivo para o mercado imobiliário e também para o mercado de trabalho em geral.

A geração de novas oportunidades de emprego é sempre bem-vinda em todo e qualquer ramo de atividade.  

Ao longo deste post, você verá que nem só de Corretores de Imóveis se vive uma imobiliária.

Dependendo do modelo de negócios, sobretudo, do porte da imobiliária, uma equipe administrativa é mais que bem-vinda, é necessária. Mas, como montar uma imobiliária? 

Conheça o passo a passo para abrir uma imobiliária e ser dono do seu próprio negócio!

Ressaltamos que o processo não é tão simples como parece, uma vez que o trâmite para montar uma imobiliária pode ser burocrático e um tanto quanto moroso.

Mas, acredito que você, enquanto corretor de imóveis, lida bem com processos burocráticos e morosos, não é mesmo? 

 

Brincadeiras à parte, vamos ao que te lhe trouxe aqui: saber como montar uma imobiliária!

Partindo da premissa de que você é um Corretor de Imóveis devidamente credenciado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CRECI, vamos lá!

Ah, só mais um adendo: faça um Plano de Negócios. 

É fundamental para quem deseja empreender e montar uma imobiliária (ou qualquer outro negócio) fazer um bom plano de negócios.

Se você já ouviu falar a respeito ou não imagina do que trata, não tem problema!

Saiba, desde já, a importância do Plano de Negócios para montar uma imobiliária.

O Plano de Negócios é um documento onde estão detalhados todo o planejamento do seu empreendimento.

Do objetivo a infraestrutura física, por exemplo.

Quando bem desenvolvido, o Plano de Negócios é uma ferramenta estratégica no planejamento e estruturação do seu negócio, pois apresenta um retrato do mercado em prospecção.

Além do que pode dar certo e o que deve ser melhor estudado dentro do seu planejamento.

Vale muito a pena se dedicar a elaboração de um bom Plano de Negócios antes de, efetivamente, montar uma imobiliária. 

Com o Plano de Negócios pronto: mãos à obra!

 

Passo 01 – Espaço físico e a sua locação

A estrutura física de uma imobiliária depende muito do seu porte.

Pequeno, médio ou grande é importante que este espaço seja pensado para o conforto da sua equipe de trabalho e também para receber os seus clientes.

É um equívoco, na tentativa de enxugar as despesas, pensar no espaço físico da imobiliária somente para a equipe de Corretores de Imóveis.

Excelência no Atendimento ao Cliente é um quesito importante, sobretudo, quando se trata de sucesso de vendas.

O espaço físico faz parte disso, ou seja, um ambiente estruturado, limpo etc., é agradável aos olhos e reflete muito positivamente no relacionamento com o cliente.

Vale ressaltar que não estamos falando de luxo e espaços imensos para uma equipe de 3 Corretores, por exemplo.

Estamos falando de atender bem com base no seu planejamento. Olha o seu Plano de Negócios entrando em ação!

A localização deve ser estratégica.

No seu Plano de Negócios deve constar o local que pretende se instalar para identificar o que é mais adequado para o seu negócio.

O movimento / fluxo de pessoas, visibilidade e concorrência no entorno, por exemplo, devem ser estudados previamente.

O ideal é que a sua imobiliária esteja no seu principal ou em um dos seus principais locais (bairro) que pretende atuar.

E mais. Garagem e estacionamentos próximos são uma preocupação a mais, mas, dependendo do seu modelo / porte de negócio, pode ser bastante relevante. 

Atente-se a isso também!

 

Passe 02 – Equipe de Trabalho

Monte uma equipe de trabalho bacana para estar com você nesta nova empreitada! 

Uma equipe de trabalho competente e focada no mesmo objetivo faz toda a diferença para o resultado dos negócios.

Assim como a estrutura do espaço físico, o organograma da sua equipe de trabalho também varia de acordo com o seu modelo de negócio.

Imobiliárias de pequeno porte, têm equipes mais enxutas e se organizarem de maneira mais dinâmica.

Nelas, o Corretor de Imóveis atribui a sua rotina de trabalho, tarefas como atender o telefone, captação e cadastro de imóveis no sistema imobiliário.

Em imobiliárias maiores, com grandes equipes, é preciso distribuir essas tarefas a outros profissionais. 

Em grandes imobiliárias, o volume de trabalho tende a ser maior e, por isso, devem ser administrados de outra forma.

O rodízio de Corretores de Imóveis deve ter total atenção, evitando conflitos de relacionamento interpessoal e desmotivação.

Além disso, com base nesta perspectiva de alto volume de trabalho, atividades denominadas aqui como ‘operacionais e administrativas’ como a captação de imóveis, cadastro no sistema e a gestão dos profissionais devem ser executadas por alguém específico.

Um profissional da área administrativa pode lhe ajudar!

 

Passo 03 – Invista em um Site Imobiliário Responsivo

 

Responsivo é o site que se adapta ao formato de todos os meios em que ele pode ser acessado. 

No notebook ou pelo smartphone, quem acessa um site responsivo encontra a mesma funcionalidade.

Sites Imobiliários Responsivos contribuem direta e indiretamente para a geração de negócios.

Ele é flexível, se encaixa perfeitamente a tela do seu celular, tablet, computador etc, mantendo a qualidade na navegação de onde quer que você o acesse.  

De acordo com a pesquisa mais recente sobre a relação do brasileiro com o uso da tecnologia, o TIC Domicílios 2015, realizado pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, 58% dos brasileiros estão conectados com a internet.

Destes, 89% acessam a internet pelo telefone celular, dado que reafirma a importância de ter um site imobiliário responsivo.

Este diferencial também contribui para o SEO (Search Engine Optimization) do site, a técnica utilizada pelos sites de busca como o Google, por exemplo, para melhor posicioná-lo nos resultados orgânicos, o grande desafio de trabalho de marketing digital hoje.

A Responsividade de um site tem peso importante nas análises do Google, o principal site de busca via internet.   

Foi ele, inclusive, que divulgou que 74% dos brasileiros recorrem aos aparelhos móveis para pesquisar informações sobre produtos ou comparar preços.

Estar bem posicionado no Google organicamente é como estar no melhor lugar de uma vitrine altamente qualificada, com chances reais de negócios.

 

Passo 04 – Invista em Marketing Digital Imobiliário

É muito importante enxergar a comunicação como ferramenta de potencialização do seu negócio. 

Tem um post aqui no blog que fala exatamente sobre isso. 

O post Corretor, em tempos de crise, invista em marketing digital pontua a quão valioso pode ser um Plano de Marketing Digital para alavancar os resultados da sua imobiliária.

Não abra mão de uma boa campanha de marketing digital imobiliário desenvolvida por quem entende do seu negócio. 

Se comunicar de maneira assertiva com o seu público alvo é a chave para o sucesso.  

E a internet, em especial, as redes sociais, a principal ferramenta para isso.

No Brasil, somos o 2º país da América Latina com mais usuários no Facebook, com mais de 102 milhões de usuários ativos. 

Isso representa metade de toda a população brasileira, segundo dados do IBGE.

Um belo motivo para você fazer um bom trabalho de Marketing digital por lá, não é mesmo?

O Facebook é hoje uma das principais fontes de busca por produtos e serviços na internet.

É por ele que as pessoas se relacionam também comercialmente. Divulgando, comprando, vendendo, indicando. Uma incrível rede de negócios!

 

Sobre a documentação necessária para abrir uma imobiliária

Para abrir uma imobiliária é preciso que os sócios tenham segundo grau completo ou título de Técnico em Transações Imobiliárias, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CRECI.

Todos os sócios devem ter o CRECI.

É preciso também que tenham a documentação de uma firma simples, com abertura de CNPJ. 

O número do CRECI deve constar em todos os materiais de divulgação da imobiliária: banners, sites, redes sociais etc.

E mais. É preciso estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Imobiliárias e ter os habituais registros na prefeitura da sua cidade e no corpo de bombeiros.

E você, está pensando em abrir uma imobiliária? Compartilha com a gente como anda este processo e qual a sua dúvida.

Software para imobiliária

 

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo.
É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.

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