Corretores de imóveis de sucesso: como ser um deles!

Oi Corretor, tudo bem por aí? Você deve conhecer e se espelhar em muitos corretores de imóveis de sucesso por aí, certo?

Mas, como ser um profissional bem sucedido em um mercado como o imobiliário? Altamente competitivo e cada dia mais exigente. 

Segundo dados do Sistema COFECI CRECI, mensalmente, mais de 2 mil novos corretores de imóveis ingressam no mercado em todo o país, quase 400 novas imobiliárias são abertas e a pergunta que não quer calar é: como se destacar neste cenário? 

Como dizem os poetas “o sol nasceu para todos” e, partindo dessa premissa, há sim oportunidade para todos fazerem um bom trabalho e serem bem sucedidos profissionalmente. 

E é sobre isso que vamos bater um papo por aqui hoje: como ser um corretor de imóveis de sucesso! 

O que é um corretor de imóveis

Antes de começarmos a traçar caminhos para o seu sucesso com corretor de imóveis, me conta uma coisa: você sabe exatamente o que é um corretor de imóveis?

A pergunta parece um tanto quanto óbvia, mas, é importante deixar bem claro a sua definição até mesmo para que você tenha a real dimensão da importância do seu papel em uma transação imobiliária. 

Podemos dizer que, tecnicamente, um corretor de imóveis é o profissional qualificado e devidamente autorizado pela sua entidade de classe, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CRECI, a realizar legalmente transações imobiliárias: 

  • Compra
  • Venda
  • Locação
  • E administração de imóveis. 

É o corretor de imóveis quem deve garantir a segurança de uma transação imobiliária, cumprindo leis, normas e diretrizes que regem a prática. 

Em paralelo e trazendo um pouco de romantismo à profissão, concordo muito com a frase tão clichê que diz que o corretor de imóveis é um realizador de sonhos. 

Sobretudo no Brasil, um país com um déficit habitacional gigantesco, sabemos que sair do aluguel e ter a casa própria está entre as prioridades e é o maior sonho de grande parte dos brasileiros.  

Ser a ponte para essa conquista e fazer parte da realização dos sonhos de tantas famílias é sim uma dose extra de romantismo na profissão, mas, sem dúvidas, a torna ainda mais especial. 

Como se tornar um corretor de imóveis

Se tornar um corretor de imóveis profissional, ou seja, aquele que tem além da competência a autorização do CRECI para trabalhar legalmente, exige tempo e dedicação. 

Há alguns passos para se tornar um corretor de imóveis e eu vou te explicar todos eles aqui: 

Passo 1 

Encontre uma escola que ofereça o curso de TTI – Técnico em Transações Imobiliárias ou uma faculdade que tenha um curso de graduação em Gestão Imobiliária. 

Ambos lhe dão o direito, após a conclusão do curso e da carga horária mínima de estágio, de requerer junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CRECI, a seu registro profissional. 

Passo 2 

Sim, como falei a pouco, você vai precisar estagiar. 

Depois de concluir o curso que tem, em média, 2 anos de duração – vai depender muito da instituição, se será online ou presencial, quantos dias na semana etc., você tem que estagiar em uma imobiliária. 

A carga horária mínima necessária para dar sequência no seu processo de formação como corretor de imóveis é de 128 horas de estágio supervisionado por um gerente ou pelo dono da imobiliária. 

Passo 3

Carta de Estágio em mãos, você está quase lá! 

Agora, é preciso reunir junto a carta de estágio, os documentos e o pagamento da taxa cobrada pelo CRECI para solicitar o seu registro de corretor de imóveis. 

Ele é feito direto do CRECI da sua região. Ao todo são quase 25 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis em todo o país. 

Passo 4 

Você está prestes a se tornar um corretor de imóveis devidamente reconhecido pelo CRECI.

Em uma cerimônia de formatura, você e outros colegas de sala, agora também colegas de profissão recebem o registro profissional, a famosa e tão desejada carteirinha do CRECI. 

Cursos para corretores de imóveis 

Costumo dizer que tirar o CRECI é o primeiro grande passo para se tornar um corretor de imóveis e seguir estudando os passos seguintes para ser um profissional de sucesso. 

Toda e qualquer área de atuação exige do profissional se manter atualizado, ainda mais em um mundo cada vez mais globalizado e em um mercado extremamente competitivo como o imobiliário. 

Como disse no início do nosso bate papo, todo mês o mercado recebe mais de 2 mil novos corretores de imóveis. 

Sendo assim, mais do que nunca, estudar é preciso! 

Separei alguns cursos e áreas de conhecimentos para propor aqui como dicas de capacitação, de especialização extra como enriquecimento da sua bagagem profissional e facilitador do seu dia a dia de trabalho como corretor de imóveis. 

Anota aí: 

Avaliação de imóveis

Não basta ler o nosso Guia de Avaliação de Imóveis

Ele vai te ajudar muito a entender como funciona todo o processo e tudo mais, mas, para se tornar um Avaliador profissional de Imóveis é preciso estudar para isso.

E o melhor caminho para isso é fazer o curso de Avaliação Imobiliária pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, o COFECI. 

Estudar com a maior autoridade do mercado imobiliário nacional traz ainda mais credibilidade e peso ao seu currículo. Pense nisso! 

Vendas e Negociação

Todo profissional de vendas jura que “vendas está no sangue”. Eu até concordo, mas, acredito também em habilidades treináveis e vender é uma delas. 

Quanto mais eu treino, melhor eu fico, certo? 

Por isso, busque cursos, treinamentos e conteúdos ricos sobre vendas e negociação. 

Acredito que vão te ajudar a se manter atualizado, aperfeiçoando boas práticas e driblando a queda no modo automático que a rotina, fatalmente, nos coloca. 

Marketing Imobiliário

De vendedor e marketeiro todo mundo tem um pouco 😉

Brincadeiras à parte, você não precisa se tornar um Social Media, muito menos um digital influencer do mercado imobiliário ( se acontecer, ótimo!).

Mas, precisa estar por dentro das ferramentas que dominam o mundo digital hoje em dia, em especial, para gerar negócios. 

É sim um grande desafio para muitos, mas, não pode deixar de ser uma das suas áreas de aprendizado.

Administração Imobiliária

Uma imobiliária é uma empresa como qualquer outra, viu? 

Você precisa saber gerir a sua empresa, caso queira abrir a sua própria imobiliária. 

Diga até para quem não pensa em ter uma imobiliária para chamar de sua. 

Vale investir nessa área de conhecimento e enxergar os desafios do seu gestor, por exemplo. 

Para todos os cursos e áreas de estudos sugeridos, você encontra propostas gratuitas na internet. 

Uma alternativa para quem não está podendo investir nisso agora e deseja aprender mesmo assim. 

Uma rápida pesquisa na internet e você encontrará centenas de opções. 

Quanto ganha um corretor de imóveis

Eu tenho uma boa e uma má notícia pra te dar sobre isso.

Vou começar pela ruim: corretor de imóveis não tem salário fixo, teto salarial ou coisa do tipo. 

E a boa notícia é que seus ganhos também não tem limite. Um corretor de imóveis pode ganhar quanto ele quiser, puder, fizer, enfim. 

Os honorários do corretor de imóveis são a comissão, um percentual estipulado sobre o valor do imóvel vendido.

Esse percentual é determinado pelo CRECI e varia de região para região. 

Em São Paulo, por exemplo, a omissão do corretor de imóveis é de 6% sobre o valor da venda. 

Há estados que são 5%, 3% etc. É preciso consultar o CRECI da sua região de atuação para atuar dentro das leis. 

E para os corretores de imóveis que trabalham em imobiliárias, como fica a comissão? 

Não há uma regra para os honorários do corretor de imóveis que trabalha em imobiliárias. 

Esse é um acordo pré estipulado entre o corretor e o dono da imobiliária e sua gestão. 

Assim como ajuda de custos com locomoção/transportes e alimentação. 

Vale ressaltar que o corretor de imóveis é um profissional autônomo e como tal, não tem qualquer vínculo empregatício com a imobiliária. 

É muito raro um corretor de imóveis ser registrado, em regime CLT, por uma imobiliária. 

Seja um corretor de imóveis autônomo de sucesso

Trabalhar ou não em uma imobiliária, eis a questão?!?! 

Muito corretor de imóveis, depois de estagiar e concluir o processo para ter o seu CRECI em mãos, opta por trabalhar sozinho, o que o mercado chama de corretor autônomo. 

Não se trata de certo ou errado, apenas de perfil e desejo profissional. 

E muitos deles se tornam corretores de imóveis autônomos de sucesso

Eu credito o sucesso de um corretor autônomo a um conjunto de boas práticas que eu vou compartilhar aqui: 

Organização –  O profissional autônomo trabalha praticamente sozinho em longos e burocráticos processos de compra e venda de imóveis. 

Fazer tudo isso sozinho pode ser muito desafiador e a organização é a melhor ferramenta para mitigar esse que pode ser um problema. 

Por isso, para ser um corretor de imóveis autônomo de sucesso é preciso ser extremamente organizado. 

Planilhas e documentos salvos em inúmeras pastas no computador, talvez não seja a melhor solução. 

Investir em um bom sistema para corretores de imóveis sim. Além de organizado, terá uma gestão eficiente do seu trabalho, permitindo uma melhor análise da sua performance, bem como melhorar o que for necessário.  

Marketing Pessoal – Todo corretor de imóveis autônomo investe muito em marketing pessoal. 

Dificilmente alguém que o conhece não sabe com o que ele trabalha. 

As suas redes sociais são profissionais, o seu WhatsApp é de trabalho, os grupos por lá são de corretores, seu status mais uma das suas vitrines. 

Uma inspiração para todo e qualquer empresa quando se trata de marketing. 

Parcerias –  Quem disse que o corretor de imóveis autônomo trabalha sozinho. 

Os bem sucedidos têm um bom time de parceiros para terceirizar partes do processo de compra e venda e trazer mais agilidade ao negócio. 

Uma excelente prática, que agrega valor e oferece uma melhor experiência de compra ao cliente. 

Filmes para corretores de imóveis 

Pipoca e guaraná, que programa legal!!!! 

Nem só de vender imóveis vive o corretor.

É preciso ter uma hora de lazer e descanso sim, mas, por que não agregar uma boa dose de conhecimento a esses momentos? 

Pensando nisso, trouxe aqui algumas sugestões de filmes para corretores de imóveis. 

Todos eles trazem reflexões bacanas para o dia a dia profissional do corretor. Dá uma olhada nos títulos e depois pesquisa melhor. 

1 – Invictus, com Morgan Freeman e Matt Damon. O filme fala de liderança, motivação e trabalho em equipe. 

2 – A procura da felicidade, clássico com Will Smith. O filme fala de determinação e otimismo. 

3 – Um senhor estagiário, com Robert de Niro. O filme fala do conflito de gerações e os diferentes modos de trabalhar com o uso da tecnologia. Um filme que traz muitas reflexões para o momento atual. 

4 – A grande aposta, um filme que acontece no mercado imobiliário e também por isso não pode ficar fora da lista. 

5 – O sucesso a qualquer preço, com Al Pacino. Mais um filme com o mercado imobiliário com cenário, ele acontece em uma imobiliária e fala da luta pelo sucesso entre corretores. 

Vê qual faz mais o seu estilo, prepare a pipoca e aperte o play 😉 

Livros para corretores de imóveis 

Woman reading a book in bed
  • Ah, a minha praia não é filme, não. Para descansar eu prefiro ler um livro. 

Ok. Seu pedido é uma ordem. 

Também fiz uma lista com 5 sugestões de livros bacanas para você ler a qualquer hora por aí 😉 

Anota aí: 

1 – Personal Branding – Construindo sua marca Pessoal, de Arthur Bender. 

2 – Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie. 

3 – Seu cliente pode pagar mais, de Ian Brooks. 

4 – O vendedor na era digital, de César Frazão e João Kepler. 

5 – Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki. 

São clássicos para carreira e vida pessoal também. Todo conhecimento é bom, não é mesmo? 

Aplicativos para corretores de imóveis autônomos

A tecnologia é uma grande aliada para quem precisa de organização, agilidade e eficiência nos processos. 

Um perfil muito semelhante com o do corretor de imóveis de sucesso autônomo, não é mesmo? 

Os aplicativos são as melhores ferramentas para proporcionar tudo isso ao corretor de imóveis autônomo. 

Pensando nisso, listei também alguns apps que não podem faltar no smartphone do corretor autônomo.

Wetransfer – para baixar e organizar uma grande quantidade de fotos. Simples e muito intuitivo, é gratuito e ilimitado. 

Magic Plan – como uma trena digital, ele serve para medir espaços, ideal para hora da visita ao imóvel e o cliente pergunta quanto mede, se cabe ou não o sofá dele, a cama, o guarda roupa. Você consegue ajudar e encantar o cliente 😉 

Google Agenda – Nunca mais você vai esquecer um compromisso. Ele te avisa minutos antes dos seus compromissos, fica tudo organizado lá. 

Dá pra agendar vídeos conferências e convidar pessoas também. Ótimo como tudo que o Google faz! 

Canva – pra quem se vira na criação de artes para o marketing digital. Tem centenas de modelos já formato certinho de casa rede social. É completíssimo e muito fácil de usar.  Até designer profissional recorre ao Canva quando precisa. 

WhatsApp Business – Use a versão business e explores seus diferenciais. Gratuito e tão fácil de usar quanto a versão tradicional, você logo não viverá sem ele também 😉 

Sites para corretores de imóveis

Corretores de imóveis de sucesso fazem um bom trabalho de marketing digital imobiliário e tudo começa por um bom site para corretores de imóveis. 

Não dá mais pra abrir mão de um bom site imobiliário na sua estratégia de marketing se o seu objetivo é ser bem sucedido. 

E o legal disso é que hoje em dia existem muitas formas de você ter um site imobiliário sem fazer grandes investimentos, um dos grandes motivos pelo qual muito profissional não tinha o seu, não é mesmo?

Você pode sim construir um site imobiliário sozinho e sem qualquer custo, mas, hoje eu quero ser o mais assertivo possível nas minhas orientações e, quando se trata de site para corretores de imóveis de sucesso o ideal é o site com um sistema para corretores. 

Como diz o ditado, é “matar dois coelhos com uma cajadada só!” 

Com o site integrado ao Sistema para Corretor de Imóveis você consegue gerir todo o seu trabalho de forma eficiente e prática de um só lugar. 

Além disso, com um único investimento você garante: 

  • Um site imobiliário 100% dentro das diretrizes de SEO
  • Site personalizado pra você e seu negócio
  • Suporte na manutenção do site
  • Apoio de um time competente de Sucesso do Cliente
  • Condução ideal do lead vindo do site na sua jornada de compra, potencializando as chances de fechar negócio

Em Como criar um site imobiliário, falei tudo o que você precisa saber sobre o assunto e até o passo a passo para criar o seu sozinho. 

Vale a leitura depois daqui! 

Marketing para corretores de imóveis 

Quando eu falei sobre ser um corretor de imóveis autônomo de sucesso, citei a importância do marketing para essa conquista. 

Acontece que o marketing é uma ferramenta de sucesso para todo e qualquer corretor, autônomo ou membro de um time de corretores de uma imobiliária. 

Dificilmente – para não dizer impossível – se constrói uma carreira de sucesso de marketing. 

Isso vale para corretores de imóveis, donos de imobiliárias e outras centenas de áreas e segmentos de trabalho. 

Além de estudar sobre marketing para corretores de imóveis, sugiro que você invista em marketing digital imobiliário. 

Conte com uma boa e eficiente estratégia de marketing para corretores de imóveis, pensada e desenvolvida por um profissional da área de comunicação e marketing. 

É importante delegar funções, sobretudo, as estratégicas. Pense nisso! 

Esquece o botão “impulsionar publicações” do Facebook e deixa isso com quem entende do assunto. 

Foca em vender imóveis e atender cada vez melhor o seu cliente, o que eu acredito ser o grande diferencial de sucesso do corretor de imóveis. 

Em paralelo, siga estudando e se aperfeiçoando, acompanhando o mercado cada vez mais competitivo. 

Ser um corretor de imóveis de sucesso é um trabalho construído aos poucos e requer manutenção contínua. Não esqueça disso, combinado?

Conte com a gente nessa trajetória. Tenho certeza que já está no caminho do sucesso. 

4 respostas para “Corretores de imóveis de sucesso: como ser um deles!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente por 15 dias grátis!
Sem nenhum tipo de cobrança.

    Suas informações estão seguras.
    Sair da versão mobile