Como vender um imóvel rápido

Vender um imóvel rápido não é uma tarefa simples, não.


Não se assuste se as suas vendas demoram muito pra sair. O processo de compra e venda de um imóvel pode levar até 9 meses.

Do primeiro contato do cliente com o corretor até o fechamento do negócio, tem vendas que demoram muito para serem concretizadas.

Existe uma série de variáveis que influenciam na jornada de compra de um imóvel que, para serem otimizadas, precisam de nada mais, nada mesmo que: conhecimento.

Sim, um corretor de imóveis com amplo conhecimento tende a  ser mais assertivo e com isso, minimizar as questões burocráticas como as idas e vindas de documentos.

Em 4 dicas para você dominar a jornada de compra e vender mais imóveis falei sobre a importância de dominar a jornada do cliente para um melhor resultado em vendas.

E, aqui, ressalto que o segredo para vender um imóvel rápido é esse: conhecer a fundo cada etapa do processo de compra e venda do seu produto.

Quando temos conhecimento de causa, conseguimos ser mais assertivos, agir e reagir estrategicamente e, com isso, encurtar caminhos, ganhar tempo.

Em meio ao processo de compra e venda de um imóvel, existem 2 fases que costumam conter mais erros por parte do corretor e, com isso, tendem a ser mais demorados.

 

Vender um imóvel rápido requer dedicação especial em duas etapas da jornada de compra: 

Envio de ofertas de imóveis ao cliente e a parte documental do fechamento do negócio.

A primeira delas, a fase onde o corretor, após conhecer melhor o cliente, suas necessidades e expectativas, envia sugestões dentro do perfil dele, buscando o agendamento da visita.

Acontece que tem corretor que, na ânsia por vender um imóvel rápido, acaba não fazendo a lição de casa corretamente e não avança no processo.

Na etapa que antecede a de envios de sugestões de imóveis, o corretor não dá a devida atenção ao que o cliente diz claramente e também nas suas entrelinhas.

Com isso, não ganha o conhecimento necessário sobre o que exatamente o cliente busca e acaba enviando sugestões de imóveis fora do seu perfil.

Neste cenário, há também o corretor de imóveis que arrisca: envia imóveis com valores acima do potencial de compra do cliente para ver se ‘ele chega’.

Esta prática, definitivamente, não é a de um profissional que segue um plano estratégico de vendas.

Corretor de imóveis de alta performance não arrisca! Não com as expectativas do cliente 😉

 

É importante ressaltar o quanto encontrar o imóvel ideal pode ser cansativo física e mentalmente para o cliente, e que o corretor de imóveis tem como papel ser um facilitador nesta busca.

Ao arriscar e enviar sugestões de imóveis a venda fora do perfil do cliente, você contribui para o desgaste dele.

E pior: compromete o seu perfil pessoal, transmitindo, por exemplo, a impressão de que você não deu a devida atenção ao que o cliente lhe passou sobre seu potencial de compra.

 

Vender um imóvel rápido, definitivamente, não é por aí!

 

Seja um bom ouvinte, esteja atento ao que diz e ao que quer dizer o cliente sobre suas necessidades e expectativas.

E mais: dê atenção especial também aos influenciadores nas tomadas de decisão do seu cliente: esposa, mãe, filho etc. Tem corretor que só dá atenção a “quem vai pagar”. Um erro imensurável!

Quando o corretor absorve o que o seu cliente busca, consegue ser mais assertivo no envio de propostas e seguir rumo as visitas.

 

A segunda etapa que eu considero uma das que mais influenciam a vender um imóvel rápido é a parte documental.

 

Deu tudo certo, o cliente e o proprietário já acertaram tudo e é chegada a parte de reunir papéis, documentos e tudo mais.

Mais do que nunca, o conhecimento e a experiência do corretor são diferenciais em otimização de tempo, trabalho e energia.  

Saber identificar erros nos documentos, a falta de algum deles, de assinaturas, autenticações, vias etc., agiliza e muito o fechamento do negócio.  

O ir e vir a cartório, bancos e tudo mais é muito burocrático e cansativo. Quando o corretor domina o processo e identifica as falhas com antecedência, evita transtornos e retrabalho.

 

 

Vender um imóvel rápido e extremamente relativo e tem a influência de uma série de variáveis. Mas,o conhecimento de causa é, sem dúvidas, o melhor caminho quando se trata de otimização de processos.

E você, demora quanto tempo pra fechar um negócio? Comente! 

materiais para corretor de imoveis

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo.
É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *