Corretor de Imóveis: Porque seu cliente desaparece

Entenda a relação Atendimento ao Cliente e sucesso de venda.


O volume de contatos tem sido satisfatório, mas, o número de fechamentos de vendas NÃO. O cliente aparece, você o atende, mas ele não retorna e este relacionamento não passa do 1º encontro.  

O que pode estar acontecendo de errado? Onde será que você e a sua equipe falham? Não há dúvidas: é no Atendimento ao Cliente!

Em casos onde a relação comercial não passa do 1º encontro, fica claro que as falhas estão no Atendimento ao Cliente, um assunto recorrente aqui no blog da Microsistec, tamanha a sua importância.

Em 05 falhas fatais no 1° Atendimento ao Cliente, pontuamos o que jamais deve ser feito neste primeiro contato. Leitura obrigatória para quem busca excelência em atendimento ao cliente.

Um aperitivo do nosso e-Book Táticas de sucesso para o atendimento ao cliente, material completo para compreender e tornar o seu Atendimento ao Cliente uma potente ferramenta de vendas.

 

O dito popular “A 1ª impressão é a que fica” é uma das formas mais didáticas para explicar a importância da excelência no Atendimento, em especial, no 1º contato com o cliente.

 

Ponto determinante no caminho rumo a conclusão do negócio. Imagine que você adentra uma loja de calçados, em busca de um modelo que contemple algumas exigências que se tornam até incompatíveis entre si. 

Você, consumidor ‘comum’, ou seja, não é um especialista no assunto ‘calçados’, deseja saber um pouco mais das opções que a loja oferece.

Você já passou por algumas lojas, está cansado de buscar o tão sonhado calçado. O que você espera deste vendedor experiente na venda de calçados? Que ele, de imediato, encontre o seu sapato dos sonhos? 

Não!!! Você quer que ele demonstre interesse e vontade em lhe ajudar. (Se você respondeu sim, leia a dica extra em 05 falhas fatais no 1° Atendimento ao Cliente).

Ao ser recepcionado pelo vendedor com atenção, demonstrando interesse e vontade em lhe ajudar, de imediato, nasce uma empatia entre vocês e este relacionamento tende a caminhar melhor no extenso caminho rumo a conclusão da compra.

Quem nunca saiu de uma loja ‘entristecido’ pelo vendedor não ter o que você procura, pois ele te atendeu tão bem…? É isso! 

É ser marcante a ponto de estabelecer um nível de confiança, fazendo com que o cliente pense em você quando o assunto for a realização do sonho dele, seja ele qual for, sapatos ou casas e apartamentos. Estamos comparando a venda de sapatos com a comercialização de imóveis? Definitivamente não.

Estamos falando de Excelência em Atendimento ao Cliente. E a tratativa, independente do produto, a relação vendedor e cliente, devem ser sempre a mesma.

O comportamento de um vendedor diante o seu potencial cliente, em especial, no primeiro contato pessoal, é fundamental. Por isso, atente-se:

 

Ao vestuário:

A roupa deve transmitir credibilidade. O traje Social ou Esporte Fino são os mais indicados para Corretores de Imóveis;

 

A fala:

Atente-se ao tom de voz e a sua linguagem. Procure acompanhar o estilo do cliente, evitando gírias e vícios de linguagem. Neste início é recomendado manter as formalidades;

 

Na Postura

O sentar e o caminhar também merecem atenção especial. Preguiça, desânimo e má vontade podem ser facilmente transmitidos ao cliente;

 

No ambiente

Mesa e carro bagunçados não passam boa impressão. Esteja sempre pronto para receber o seu cliente e leva-lo para visitar um imóvel em seu carro. Excesso de papeis, roupas e sujeira, jamais!

 

Não conte com a sua memória

É humanamente impossível guardar na memória tudo o que o cliente pontua sobre o que ele busca. Não são somente as informações do perfil do imóvel que são importantes. Os detalhes também são!

Um Sistema Imobiliário pode lhe ajudar com esta e outras questões de organização. Registre todo o atendimento por lá.

 

 

Conseguiu identificar onde você está errando no Atendimento ao Cliente? Sentiu falta de alguma prática que funciona com você? Compartilhe conosco!

Software para imobiliária

 

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo.
É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.

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