Corretor ou Consultor de Imóveis: quem é você no mercado imobiliário?

Você é um corretor ou um consultor de imóveis?


Sim. Existe uma diferença entre um profissional e outro e é sobre isso que irei falar neste post.

O consultor de imóveis é um profissional que, assim como o nome diz, presta o serviço de consultoria imobiliária.

Um consultor de imóveis analisa e orienta o cliente sobre o imóvel e o mercado imobiliário atual, dando a ele a segurança necessária para investir ou não no bem.

O corretor de imóveis é o profissional responsável pela transação comercial da compra e venda de imóvel.

Desde a divulgação da oferta até o fechamento do negócio efetivamente. Um processo que, como vocês sabem, pode ser moroso e demorar meses.

 

Para exercer a função de corretor de imóveis é preciso ter o CRECI, o registro profissional do corretor de imóveis emitido pelo Conselho Regional da Classe. O consultor imobiliário não precisa ter o CRECI para atuar profissionalmente.

 

As diferenças entre um profissional e outro são muito pequenas.

Financeiramente falando também há diferenças. O consultor imobiliário é pago pelo trabalho executado, independente do resultado.

Já o corretor de imóveis é comissionado pela venda, só ganha se vender!

As diferenças entre um profissional e outro são muito pequenas, detalhes mesmo.

É muito comum ocorrer essa confusão, principalmente, porque o bom corretor de imóveis agrega ao seu atendimento ao cliente os serviços de consultoria imobiliária.

 

Faz parte das práticas e até mesmo das obrigações do corretor de imóveis prestar um atendimento consultivo ao seu cliente, mostrando claramente o cenário atual, sobretudo, os possíveis riscos da aquisição.

 

Para que o corretor de imóveis preste um atendimento consultivo é preciso que ele tenha conhecimentos sobre economia e finanças, podendo esclarecer as dúvidas dos seus clientes nestes âmbitos.

Modelos de negócios e suas taxas de juros, valorização do metro quadrado naquela região, cenário econômico apropriado etc., são algumas delas.

No atendimento imobiliário consultivo o corretor de imóveis se mostra um verdadeiro especialista no seu ramo de atuação.

Ele auxilia o cliente a fazer o que é melhor na ocasião, mesmo que isso seja a queda da venda.

Quando o corretor alerta o cliente sobre um possível prejuízo ou desvantagem na aquisição do imóvel, fatalmente, o cliente declina do negócio.

O bom corretor de imóveis não encara isso como uma perda, muito pelo contrário!

Ele sabe que cliente bom não é aquele que compra na hora, mas aquele que tem o poder de compra 😉

Elenquei algumas práticas que você pode e deve inserir no seu atendimento ao cliente, fazendo dele um atendimento consultivo e de excelência.

 

Oriente o seu cliente

É muito comum que o cliente tenha um desejo de negócio que o corretor de imóveis identifique como algo não muito vantajoso pra ele a médio e longo prazo, por exemplo.

Cabe a você orientá-lo quanto a isso. Seja transparente e, de forma didática explique os prós e contras do negócio. ]

Além disso, mostre opções que vão ao encontro do que ele deseja e são realmente bons negócios.

Com isso você também transmite maior credibilidade e confiança ao cliente, mostrando o quanto é profissional e ético, e que a venda é resultado de um bom trabalho;

 

Estude Economia e Finanças

Tudo mundo o tempo todo. Mantenha-se atualizado e adquira conhecimento específico em áreas que contribuem com o seu ramo de atuação.

Corretor de Imóveis deve saber de economia e finanças para orientar seus clientes da maneira correta.

 

Em período de crise econômica devemos adiar os planos de compra do imóvel?

Quanto um imóvel nesta região valoriza anualmente?

Qual modelo de financiamento bancário é melhor para o mim?

É melhor eu fazer um financiamento direto com a construtora?

Ouvi dizer que pelo Banco, acabo pagando por 3 imóveis. É verdade?

Estas são algumas das dezenas de dúvidas que um atendimento consultivo pode esclarecer e orientar o cliente a fazer um bom negócio.

Esteja Antenado

O mundo dos negócios está cada vez mais digital e com o mercado imobiliário não é diferente.

Use tudo o que a tecnologia imobiliária lhe oferece para praticar um atendimento ao cliente o mais próximo do impecável possível.

Não abra mão de um Software Imobiliário. Atendimento ao cliente é uma das mais competentes ferramentas de vendas.

Capriche na comunicação com o cliente

O e-mail é um dos principais meios de comunicação com o cliente e o corretor de imóveis deve saber se comunicar bem por ele.

Listei algumas dicas práticas do que fazer e do que não fazer quando o assunto é comunicação via e-mail.  Anota (e pratica!) aí.

 

O que NÃO fazer:

 

NÃO lote a caixa de e-mails do cliente. Marque presença de forma agradável, jamais inconveniente;

NÃO envie propostas fora do perfil do cliente;

NÃO escreva com erros de português. Na dúvida, pesquise;

 

O que fazer:

 

Títulos claros e objetivos;

De 3 a 4 links de imóveis, o mais dentro do perfil do cliente possível;

Assinatura com todos os seus contatos, se possível, com a foto do corretor;

 

Em 6 erros que o corretor comete ao enviar e-mail ao cliente tem um post completo sobre como se comunicar melhor com o cliente via e-mail.

 

Inside Sales

O dito popular ‘Tempo é dinheiro’ tem tudo a ver com a proposta do Inside Sales.

Com o objetivo de otimizar tempo, implementar Inside Sales nos processos de corretagem imobiliária é um excelente negócio.

No Inside Sales todo o investimento de tempo, dinheiro e energia nos deslocamentos para reuniões, apresentação de propostas etc., é minimizado significativamente quando feitos virtualmente.

No mercado imobiliário, quem pratica marketing imobiliário digital já virtualiza boa parte do processo e o Inside Sales pode potencializar ainda mais tudo isso.

 

Inside Sales na rotina imobiliária

Do contato do cliente interessado em um determinado imóvel até a visita, tudo pode ser feito online.

Isso otimiza bastante o tempo e os custos de deslocamento do corretor de imóveis.

Seu tino e sensibilidade comercial são sempre bem-vindos. Quando você sentir necessidade de tornar algum destes processos presencial, não hesite.

Esta é uma prática dos corretores de imóveis de alta performance, que contam com ferramentas de trabalho compatíveis com o Inside Sales.

Da boa conexão de internet a comunicação e desenvoltura em vídeos conferências são ferramentas para que o Inside Sales seja eficiente.

 

Se você não tem, se capacite. O Inside Sales já é uma realidade que você pode e deve acompanhar.

 

Depois de tudo isso me diz: quem você é no mercado imobiliário? Consultor ou corretor de imóveis não abra mão de oferecer um bom atendimento ao cliente.

Não deixe de compartilhar comigo a sua opinião, ok? Aguardo seu comentário!

 

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo.
É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.

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