Dicas preciosas para corretores de imóveis iniciantes

Corretores de imóveis iniciantes, os chamados Calças Brancas, têm um longo caminho a percorrer.


E, construir a sua bagagem profissional no mercado imobiliário não acontece da noite para o dia.

Mas, nem sempre é preciso aprender com os nossos erros. É possível aprender com as falhas dos outros e fazer delas uma verdadeira escola.

Ter as experiências alheias como referência do que não fazer é também um método de aprendizagem.

Além disso, ter onde e a quem recorrer em casos de dúvidas é como ter uma ferramenta de trabalho exclusiva de segurança e otimização de tempo.

 

Dicas e orientações de profissionais mais experientes são sempre bem-vindas, não é mesmo?

 

Pensando nisso, preparei uma lista de dicas para corretores de imóveis iniciantes e em período de construção de carreira profissional no mercado imobiliário.

Em tempo, reforço que aprimorar é preciso, por isso, mesmo os corretores de imóveis mais experientes precisam se manter atualizados e em constante aprendizado.

Com a globalização e a era digital, a mudança de comportamento do consumidor muda o tempo todo e é preciso acompanhar estas mudanças para se manter próspero e bem-sucedido na profissão.

Portanto, este não é um post com conteúdo exclusivo para corretores de imóveis iniciantes.

Ele é também uma forma de atualizar aqueles que já caíram no automático e, fatalmente, acabam deixando algumas lacunas de atendimento ao cliente ou em iniciativas de marketing imobiliário, por exemplo.

 

Dicas preciosas para corretores de imóveis iniciantes

 

“Onde há amador, há oportunidade!”.

 

Esta frase de autor desconhecido é um prato cheio pra quem não se intimida com a concorrência.

Ela existe e é acirrada, mas, você pode – e deve – fazer diferente para conquistar seu lugar ao sol. A começar pelo atendimento ao cliente.

Acredito que, hoje em dia, este é o maior diferencial de mercado que alguém pode ter. Em todos as áreas de atuação.

Fidelizar pelo bom atendimento, pelo valor e não pelo preço, cativar o cliente com a sua postura, atenção dedicada a ele e aos seus sem pressão, pelo atendimento consultivo, enfim, são alguns dos quesitos que diferenciam um atendimento do outro.

Neste sentido, a dica é: aperfeiçoe seu atendimento ao cliente e dispare nas vendas. Sendo assim:

 

Seja um bom ouvinte

Ouça, inclusivo, o que dizem nas entrelinhas. Dê atenção também aos influenciadores do tomador de decisões: filhos, esposa, sogra etc.;

 

Seja organizado

Tenha o melhor CRM para imobiliárias para organizar seus atendimentos e agir de acordo com o que o seu funil de vendas lhe orienta;

 

Não se afobe

Na ânsia de fechar uma venda e, claro, pela inexperiência, muitos corretores pressionam o cliente por uma posição. Não se esqueça que você vende imóveis, bens de alto valor agregado – financeiro e emocional – e isso pode levar tempo, às vezes, até 9 meses. Mantenha a calma!

 

Seja consultivo

Transparência desde o começo da relação com o cliente. Deixe claro os benefícios que o imóvel tem e também os que não tem.

 

Um ponto que eu considero bem positivo para os corretores de imóveis iniciantes é a ausência de vícios comportamentais – de linguagem etc.

Corretores de imóveis iniciantes não têm ou têm poucos vícios, alguns bem desagradáveis, inclusive.

Nada muito complexo, mas, coisas bem típicas de ‘mostradores de imóveis’ como, durante a visita ao imóvel, largar o cliente passeando pelo imóvel e depois dizer: – Tá visto?

E, por falar em comportamento, a dica é: estabeleça Rapport.

Estabelecer rapport é o mesmo que despertar empatia no cliente, um sentimento que tem um peso considerável também nos relacionamentos comerciais.

E como estabelecer rapport? Há algumas técnicas para isso e a mais prática delas é a de Espelhamento.

Nela, o corretor de imóveis S U T I L M E N T E imita os comportamentos dos clientes: modo de falar, expressões corporais, o sentar, andar etc.;

Leve ao pé da letra quando eu digo sutilmente, do contrário, o cliente pode perceber e se sentir até mesmo ofendido.

 

Invista em Marketing Imobiliário

Você é um corretor de imóveis da era digital. Não há outro meio de comunicação mais eficiente hoje em dia que a internet.

Por lá, são muitos os canais de contato direto com o cliente. A dica aqui é: Seja online. Totalmente online, eu diria. Isso é possível!

 

Existem boas práticas para quem quer vender imóveis pelo WhatsApp;

Com um Facebook para corretores de imóveis;

No seu site imobiliário responsivo;

Implantando e-mail marketing imobiliário;

 

E tantas outras iniciativas de marketing imobiliário digital que, quando bem-feitas, promovem o encontro do seu produto e da sua marca com o seu cliente e potencial cliente.

Estas são algumas das dicas que eu considero primordiais como lição de casa e tarefa diária para os corretores de imóveis iniciantes. Veteranos também podem pegar carona na leitura 😉

 

Se você está entre os corretores de imóveis iniciantes, tome nota. E, se faz parte dos corretores de imóveis mais experientes, compartilhe conosco suas boas práticas. Comente.

Site para corretor de imóveis

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo.
É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *