Como fazer um bom e-mail marketing imobiliário e de graça

Você sabia que o e-mail marketing imobiliário, quando bem feito, é uma potente ferramenta de vendas?


E mais: que existem plataformas 100% gratuitas de criação e envio automático de e-mail marketing imobiliário disponível no mercado.

É sobre isso que iremos conversar neste post: como fazer um bom e-mail marketing imobiliário e sem custo.

Não é só o seu tino comercial aflorado que lhe conduz às boas e eficientes práticas de marketing imobiliário. As pesquisas de mercado também.

Os números não negam. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google – Think Real Estate, uma iniciativa do Google Brasil para entender melhor os hábitos de consumo online no mercado imobiliário.

Segundo a pesquisa, 56% do processo de decisão de compra de um imóvel acontece em ambientes online.

Engana-se quem acredita que estes ambientes se restringem as redes sociais.

Evidentemente, elas têm um bom e qualificado espaço neste cenário, mas, de forma surpreendente (inclusive pra mim!) outra pesquisa mostrou que o e-mail marketing ocupa um dos lugares de destaque nesta relação.

O UOL Host divulgou uma pesquisa que compara os resultados entre buscadores (os sites de pesquisa), o e-mail marketing e as redes sociais.

 

A pesquisa aponta que o e-mail marketing tem a maior taxa de conversão em venda.

Em resumo, isso significa que o volume de visitas no site, de produtos adicionados no carrinho de compras (no caso dos e-commerces) ou de interatividade nas redes sociais são maiores via e-mail marketing.

É importante ressaltar que estes resultados representam e-mails marketing de qualidade.

Esta relação online com o cliente deve ser nutrida por conteúdo de alta qualidade, que desperte o real interesse do leitor/cliente.

Não é preciso muito para exemplificar um mau uso desta ferramenta. Acesse a sua caixa de e-mails e analise quantos deles você abriu e interagiu.

Sem falar dos e-mails marketing que foram direto para a caixa de spam.

No caso do e-mail marketing imobiliário não é diferente. A assertividade no conteúdo enviado ao seu cliente e potencial cliente fará total diferença nos resultados.

 

E como ser assertivo? Segmentando.

Quando mais segmentado for a sua lista de contatos e o seu conteúdo, mais assertivo e potente o seu e-mail marketing imobiliário será.

Sendo bem objetiva: não adianta apresentar suas ofertas de terrenos para quem procura apartamentos de dois dormitórios e vice-versa.

A relação online com o cliente e o potencial cliente acontece no início do processo de decisão de compra do imóvel. É neste o período onde o e-mail marketing imobiliário tem mais aproveitamento.

É nesta fase do processo, de incessantes pesquisas na internet, que o e-mail marketing imobiliário pode ‘cair como uma luva’ para o cliente, mas, para isso, a segmentação correta é fundamental.

Este processo de filtrar os clientes de acordo com o seu perfil pode ser mais simples do que você imagina. Organização é a palavra de ordem!

 

A organização faz parte de um atendimento ao cliente com qualidade.

Ser organizado, vai além de manter o seu local de trabalho limpo e harmonioso.

Uma dica que já demos aqui no blog, no post 05 falhas fatais no 1° Atendimento ao Cliente, os itens onde falamos sobre memória e bagunça cabem perfeitamente aqui também. Dá uma olhada!

Manter os dados do cliente registrados e organizados em planilhas imobiliárias torna seu atendimento mais prático, otimiza tempo e trabalho.

Esta é uma prática que irá te auxiliar não somente para os envios de e-mail marketing imobiliário, mas também em todo o dia a dia de trabalho.

Em Planilha imobiliária: organize seu fluxo de trabalho e turbine suas vendas falamos mais a respeito da eficácia das planilhas imobiliárias para a organização do trabalho do corretor de imóveis.

As planilhas imobiliárias contam com filtros que selecionam o perfil do cliente e o tipo do imóvel que ele procura. Uma vez identificados e selecionados, o cliente só receberá conteúdo dentro do seu perfil de busca.

Esse filtro é fundamental. Ele evita que o sr. João, que procura uma casa de 3 dormitórios, receba seus e-mails com anúncios de oportunidades de sala living. Não demora muito e ele bloqueia seus e-mails 😉

Ah, mas pode ser que o sr. João se interesse e queira investir em uma sala living.

Sim. Pode ser, mas, se estamos falando de ser assertivos, de excelência no atendimento ao cliente, ferramentas eficientes e que potencializam as vendas, não cabe, neste momento, investir tempo e energia ariscando, combinado?

Uma iniciativa estratégica deve ser a mais assertiva possível. Ela é planeja, pensada para atender o seu cliente da melhor forma possível. É incompatível com ações a esmo.

 

O e-mail marketing imobiliário é estratégico e pode lhe auxiliar também a reativar os contatos ‘perdidos’.

Aquele cliente de adiou a compra para um futuro não tão distante, ou o que estava ‘apenas pesquisando’, ou ainda aquele que, no momento que ele lhe procurou, você não tinha o imóvel que ele buscava.

Nutrir esta relação comercial via e-mail marketing imobiliário é muito saudável e, assim como as pesquisas apontam, positivo para os resultados em vendas.

O mercado imobiliário tem suas peculiaridades e mais uma vez as pesquisas trazem informações relevantes.

Um levantamento do VivaReal mostrou que o público feminino é a maioria em buscas por imóveis na internet: nós, mulheres, representamos uma fatia de 63%.

Mais detalhistas e cautelosas, nos dedicamos a pesquisas mais amplas em busca do imóvel desejado, liderando todo o processo de compra até o fechamento do negócio.

 

Este dado nos remete a outras informações que devem ser levadas em consideração na hora de criar as ferramentas de comunicação com o seu público alvo.

Eu sou uma destas mulheres! No processo de compra do meu último imóvel, passava horas pesquisando imóveis dentro do meu perfil.

Que falta me fez receber uns e-mails marketing com uma boa seleção de apartamentos dentro do que eu buscava.

Eu me dedicava a esta pesquisa depois do meu expediente de trabalho.

Seria muito bacana ter recebido uns e-mails marketing imobiliário durante o dia e, ao chegar em casa, pesquisar com cautela as sugestões do meu corretor.

Uma dica que considero valiosa neste sentido é tomar nota de informações pessoais do cliente como profissão, melhor dia e horário para ser contatado e qual meio de comunicação ele prefere para isso.

Entender um pouco da sua rotina do cliente te ajuda a não ser inconveniente.

Estes dados não precisam estar, necessariamente, em um formulário para o cliente preencher.

Pode ser em bate papo mesmo, mas não se esqueça de registar tudo no seu sistema imobiliário. Vale ressaltar: não conte com a sua memória para isso!

Estas informações são pertinentes também a periodicidade de envio de e-mail marketing imobiliário e demais contatos, seja ele online ou presencial.

 

Quando e com que frequência devo enviar e-mail marketing imobiliário ao meu cliente?

A periodicidade com que você deve enviá-lo é um quesito muito importante para o seu sucesso. Este dado é variável e a sua sensibilidade comercial pode ajudar a identifica-lo.

Conhecer o perfil do seu cliente é imprescindível para sua comunicação com ele, assim como falamos acima.

A princípio, a minha sugestão é de 1 e-mail marketing imobiliário por semana, mas, isso vai depender também do seu fluxo de trabalho, volume de produtos que entram e saem da sua carteira de imóveis e também de clientes.

Tão importante quanto segmentar o envio de e-mail marketing imobiliário para o cliente certo, é oferecer conteúdo de qualidade para o seu leitor, no caso, o seu cliente e potencial cliente.

Mais que um classificado de venda e locação de imóveis da sua imobiliária, o e-mail marketing imobiliário pode atuar também como um boletim informativo do mercado imobiliário da região em que atua, propagando notícias e notas locais.

Isso reforça a credibilidade do seu negócio. Você mostra para o seu público que está antenado, que se preocupa em mantê-lo bem informado e seguro para fazer negócios, entre outros pontos positivos.

O e-mail marketing imobiliário pode fazer também um trabalho de branding da sua empresa, reforçando a imagem da sua marca junto ao seu público com um simples envio de felicitações em datas comemorativas, notificações de expediente em dias de feriados regionais e nacionais, um plantão de vendas etc.

Você pode e deve explorar bastante esta ferramenta de comunicação e de vendas a sua mão, o importante é saber como fazer!

 

Escreva conteúdos irresistíveis!

Como o nosso foco aqui é o e-mail marketing imobiliário como potente ferramenta de vendas, vamos reforçar a importância de um bom conteúdo para eficiência desta comunicação.

Para falarmos um pouco mais do conteúdo para e-mail marketing imobiliário é preciso falar da relevância de um bom copywriting.

Como tornar seu e-mail marketing um material de leitura obrigatória para o seu público, com alto índice de abertura e, claro, conversão? O copywriting pode te ajudar!

Traduzido para uma linguagem mais simples, o copywriting, de acordo com os consultores de vendas:

 

Copywriting são palavras que vendem, textos persuasivos para vender produtos.

E, um copywriter, é o profissional que escreve para vender, ou melhor, um especialista em despertar emoções com as palavras.

Não. Você não precisa se tornar um exímio copywhiter para fazer um e-mail marketing imobiliário de qualidade.

Mas pode usar as dicas que eu separei pra você e melhorar ainda mais o seu e-mail marketing imobiliário.

A arte de escrever palavras que vendem pode ser um dos seus diferenciais de comunicação com o mercado, tornando o seu e-mail marketing imobiliário ainda mais atrativo e eficiente.

Mais do que escrever para vender, o copywriter escreve para emocionar e, você há de concordar comigo, vender imóveis é, sem dúvidas, um negócio carregado de emoções.

Pesquisas apontam que 90% das compras são feitas pela emoção… tem tudo pra dar certo, não é mesmo? 😉

Um imóvel é um produto com alto valor agregado, inclusive, emocional. Vender ou comprar uma casa ou apartamento, mexe com a vida de todos os envolvidos.

Não é por acaso que a frase mais clichê do mercado imobiliário é ‘não vendemos imóveis, realizamos sonhos’.

No Brasil, ter a casa própria está no topo do ranking dos desejos e metas dos brasileiros.

É o tão falado ‘sonho da casa própria’. E quanta emoção tem a palavra sonho, não é mesmo?

 

Bom, chega de papo e vamos as dicas práticas.

Preparei, em tópicos, algumas técnicas de copywriting para você implementar nos seus conteúdos – textos, títulos, legendas.

Uma forma mais rápida e fácil de lhe passar as dicas. São elas:

 

  • Seja claro, objetivo e persuasivo: vá direto ao ponto. O leitor percebe quando você enrola muito para falar o que o levou até o post. Não o irrite e não desperte o desinteresse nele;

 

  • Não tenha medo de ser repetitivo: reforce seus conceitos. Isso não quer dizer repita a mesma coisa 3 vezes no texto, mas, fale a mesma coisa de forma diferente 3 vezes no texto.  Isso traz mais confiança ao conteúdo;

 

  • Use a palavra porquê de forma explicativa – quando falamos o porquê disso ou daquilo, passamos a confiança necessária para que o receptor da mensagem siga as nossas instruções;

 

  • Crie empatia – conte histórias comuns as do seu leitor. Isso gera empatia, identidade. Posteriormente, apresente as suas soluções;

 

  • Ofereça exclusividade ao cliente – nós, seres humanos em geral, amamos uma exclusividade. Esta sensação de especial que ela nos traz é também um atrativo para o cliente.

 

Convide-o para um seleto grupo de e-mails, redes sociais, onde as informações com ofertas chegam primeiro, são exclusivas… faça ele se sentir especial.

A amada internet disponibiliza um volume muito bom de conteúdo educativo sobre este assunto.

Entre eles, a recomendação do livro as Armas da Persuasão, do Robert Cialdini.

Ele é ideal para quem está começando a conhecer a técnica, trazendo uma boa introdução dos principais conceitos usados no copywrite. Vale muito a leitura!

 

O MailChimp

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o poder do e-mail marketing imobiliário como ferramenta de vendas e locação de imóveis e como torna-lo mais eficiente e assertivo para o seu público, vou lhe sugerir uma plataforma de criação e envio em massa de e-mail marketing que atende perfeitamente o mercado imobiliário: o MailChimp.

O MailChimp é uma das principais plataformas de criação e envio em massa de e-mail marketing do mundo.

Tem a sua versão paga, sim, mas disponibiliza um pacote de 2 mil envios gratuitos com a mesma competência.

Entre os clientes e usuários da plataforma, mais de 15 milhões, entre eles pequenas lojas de comércio eletrônico até grandes varejistas online.

Um corretor de imóveis autônomo ou o dono de imobiliária ou de uma rede de imobiliárias, o MailChimp atende bem.

 

Já pensou em inserir o e-mail marketing imobiliário nas suas estratégias de divulgação? Comente comigo.

Casos de sucesso

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo.
É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *