financiamento direto com a construtora

Financiamento direto com a construtora atrai com pouca burocracia

O financiamento direto com a construtora é uma das opções para quem quer comprar um imóvel parcelado sem a burocracia dos Bancos.


Quando comparado aos moldes do tradicional financiamento bancário, atrai pela pouca burocracia.

Cada construtora tem a liberdade de praticar o modelo de financiamento que quiser, por isso, a flexibilidade é maior e, consequentemente, mais atrativa, principalmente, para imóveis na planta.

A pouca burocracia do financiamento direto com a construtora é também um atrativo para vender mais imóveis muito bacana.

Um modelo de negócio com mútuo benefício, pois, um processo de compra e venda pouco burocrático, se concretiza mais rapidamente e, consequentemente, otimiza o pagamento da comissão do corretor de imóveis.

Mas, para isso, é preciso que o corretor de imóveis entenda bem do produto e do perfil do cliente, claro.

Como falei inicialmente, cada construtora tem a liberdade de praticar os moldes de financiamento que quiser, por isso, a importância de conhecer muito bem o produto.

Os prazos para pagamento e as taxas de juros praticadas, em especial.

E, quando falo em conhecer bem o perfil do cliente, parto da premissa que o corretor já sabe exatamente o tipo de imóvel que cliente busca.

Aqui, conhecer a fundo o perfil do cliente, me refiro mesmo ao perfil econômico dele, o seu potencial de compra, aquele famoso ‘até onde o cliente vai’.

 

Isso porque, se por um lado a pouca burocracia ATRAI clientes ao financiamento direto com a construtora, por outro, as taxas de juros aliada ao prazo menor para pagamento do imóvel ESPANTAM.

 

Um financiamento imobiliário bancário pode ir a mais de 300 meses para pagar, o que dilui bem o valor das parcelas.

Já o financiamento direto com a construtora não. Ele tem o prazo, pelo menos, 50% menor para pagar, o que consequentemente impacta no valor das parcelas.

Outro ponto no qual o cliente tende a se apegar é o fato de, pelo Banco, o valor das parcelaS podem ser decrescentes, ir diminuindo gradativamente.

E isso, embora saibamos que demora pra ter algum efeito ‘prático’ no bolso do cliente, é positivo e, claro, acaba sendo atrativo.

Ao contrário do financiamento direto como a construtora que, geralmente, praticam o juros sobre juros e as parcelas aumentam mês a mês.

Tudo isso deve ser bem, o máximo explicado ao cliente. Ele não pode, jamais, ser pego de ‘surpresa’ com um boleto no valor mais alto que o do mês anterior. Infeliz surpresa!

 

Como lidar com as objeções do cliente que tem perfil para o financiamento direto com a construtora

 

Além da pouca burocracia, o financiamento direto com a construtora tem outros pontos favoráveis que podem e devem ser ressaltados ao cliente.

Listei os principais deles – de uma forma geral – para que você, corretor, pesquise mais a respeito como funciona em cada construtora.

Vale ressaltar, cada uma tem a liberdade para praticar os moldes que desejar: tempo e modelo de parcelamento etc.

 

Flexibilidade de pagamento

No financiamento direto com a construtora a flexibilidade de pagamento é maior. Ainda que exista um modelo a ser seguido, elas estão abertas a contrapropostas.

A receptividade para estas contrapropostas também são variáveis, mas, costumam ir de acordo com o estágio da obra: na planta, quase entregue, pronto pra morar etc.

Sempre há negociação! E aqui, a influência e o relacionamento do corretor costumam ajudar bastante 😉

 

Intermediárias: mais uma’ carta na manga’ do corretor

Como falei anteriormente, com o prazo menor para pagamento e o juros sobre juros, as parcelas acabam ficando maiores e isso pode assustar o cliente.

A ideia de inserir no plano de pagamento parcelas anuais com um valor mais expressivo é bem aceita no mercado.

Esta proposta pode ser embasada, de acordo com o perfil do cliente, é claro, com a entrada do 13º salário e férias.

O cliente com potencial para financiamento direto com a construtora tem – ou deveria ter – um planejamento financeiro a médio e longo prazos, o que contribui muito para a realização de negócio bom para ambas as partes.

A venda de imóveis financiados direto pela construtora é uma super oportunidade de potencializar suas vendas.

Estude e conheça a fundo as possibilidades de negócios que as construtoras da sua carteira oferecem e tente conciliar com os perfis dos seus clientes.

 

 

Como está o mercado de venda de imóveis pela construtora aí na sua região?

casos de sucesso marketing imobiliário

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo.
É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *