Fotos de imóveis à venda: o que SIM e o que NUNCA

Fotos de imóveis à venda. A gente sempre tem muito o que conversar a respeito, não é mesmo?


Parece tão claro, mas eu continuo vendo anúncios de imóveis a venda tão pouco atrativos por aí, pra não dizer errados mesmo.

E pior: não são poucos!

Tem fotos de imóveis à venda que não dizem nada sobre ele, que mentem sobre o imóvel, aquela famosa ilusão de ótica, sabe?

Ah, corretor, isso só te atrasa a vida. Não perca tempo com isso.

As boas práticas estão totalmente atreladas a otimização de tempo e energia dedicadas ao trabalho.

 

Quanto mais assertivo você for, mais qualificado é o contato que chega até você.

 

Então, porque trabalhar, por exemplo, com anúncios de imóveis à venda com fotos que dão a impressão de que o imóvel é uma coisa e, ao visitá-lo, não é nada daquilo que a imagem passava?

Perda de tempo do cliente que, frustrado, pode despertar o desinteresse pelo seu atendimento, quebra de confiança, etc.  

Imagine você com uma máquina fotográfica super bacana, registrando as melhores imagens dos imóveis que capta? O melhor dos mundos!

Sabemos que as fotos dos imóveis à venda, na sua grande – quase que absoluta – maioria, são feitas com um telefone celular.

E não há nada errado nisso, de verdade.

Hoje em dia, os Smartphones têm recursos de fotografia tão bons quanto um equipamento profissional.

E o melhor: fácil de usar. Qualquer um consegue usar e desfrutar destes recursos da câmera fotográfica de um celular.  

Não somente fotos. Vídeos de imóveis são muito atrativos e você consegue também usar os recursos de um bom celular para produzi-los.

Em Como fazer vídeos de imóveis com celular para entusiasmar o cliente tem dicas bem legais de como fazer.  

Mas, voltando as fotos de imóveis à venda, separei algumas dicas que podem ser aplicadas com qualquer máquina fotográfica, inclusive, a do celular.

Não são técnicas de fotografia, mas, macetes de como fotografar melhor, produzindo imagens bacanas de imóveis, com foco na atração do contato e, claro, na venda.  

 

O que NUNCA nas fotos de imóveis a venda:

 

Fotos que mentem

Há ângulos de uma imagem que passam uma ilusão de ótica e tem muito corretor de imóveis que se ‘aproveita’ disso para atrair contatos.

Acontece que esta é uma prática, no mínimo, antiética. Uma isca que pode gerar frustração, descrédito e outros sentimentos negativos para um relacionamento comercial.  

Seja franco também nas imagens dos seus anúncios de imóveis à venda.

 

Ambientes sujos e desarrumados

Quando o imóvel está ocupado, é importante agendar um dia para fotografar o imóvel e orientar o dono ou quem o ocupa a deixá-lo arrumado como se fosse receber uma visita.

Fotos de louça na pia, quintal sujo, roupas pelos cômodos etc., tudo isso polui a imagem e impacta negativamente nas ilustrações.

 

Ambientes escuros

Acenda as luzes, abra as portas e janelas para iluminar os ambientes fotografados.

A luz natural é sempre a melhor e a mais fiel. Se possível, use e abuse dela nas imagens.  

 

O que SIM nas fotos de imóveis à venda:

 

Os detalhes

Têm imóveis com detalhes que enriquecem o ambiente. Aproveite para ilustrar e enriquecer os anúncios com imagens destes detalhes.

Eles podem ser uma torneira bonita que vai ficar, uma porta, o capricho do morador atual, enfim, tudo que agregue valor ao imóvel.

Fotos durante o dia

A fotos devem ser sempre tiradas de dia. A luz do dia mostram com clareza o real estado do imóvel.

Passe credibilidade já pelas imagens. Sem filtros ou máscaras.  

O mesmo ambiente de vários ângulos

Mostre o mesmo cômodo de vários ângulos. Isso ajuda o cliente a entender melhor a metragem e a planta do imóvel.

Não precisa ser nenhum profissional de fotografia para fotografar bem um imóvel e ilustrar seus anúncios com imagens que são, de fato, atraentes.  

 

 

 

Estas dicas simples você pode colocar em prática com o seu celular. Sempre que for fotografar, pense com a cabeça e enxergue com os olhos do clientes. 

Como você tem fotografado suas captações? Deixe nos comentários.

Site para imobiliária

Letycia Queiroz

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo. É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.
Letycia Queiroz

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *