Fotos de imóveis à venda: o que SIM e o que NUNCA

Fotos de imóveis à venda. A gente sempre tem muito o que conversar a respeito, não é mesmo?


Parece tão claro, mas eu continuo vendo anúncios de imóveis a venda tão pouco atrativos por aí, pra não dizer errados mesmo.

E pior: não são poucos!

Tem fotos de imóveis à venda que não dizem nada sobre ele, que mentem sobre o imóvel, aquela famosa ilusão de ótica, sabe?

Ah, corretor, isso só te atrasa a vida. Não perca tempo com isso.

As boas práticas estão totalmente atreladas a otimização de tempo e energia dedicadas ao trabalho.

 

Quanto mais assertivo você for, mais qualificado é o contato que chega até você.

 

Então, porque trabalhar, por exemplo, com anúncios de imóveis à venda com fotos que dão a impressão de que o imóvel é uma coisa e, ao visitá-lo, não é nada daquilo que a imagem passava?

Perda de tempo do cliente que, frustrado, pode despertar o desinteresse pelo seu atendimento, quebra de confiança, etc.  

Imagine você com uma máquina fotográfica super bacana, registrando as melhores imagens dos imóveis que capta? O melhor dos mundos!

Sabemos que as fotos dos imóveis à venda, na sua grande – quase que absoluta – maioria, são feitas com um telefone celular.

E não há nada errado nisso, de verdade.

Hoje em dia, os Smartphones têm recursos de fotografia tão bons quanto um equipamento profissional.

E o melhor: fácil de usar. Qualquer um consegue usar e desfrutar destes recursos da câmera fotográfica de um celular.  

Não somente fotos. Vídeos de imóveis são muito atrativos e você consegue também usar os recursos de um bom celular para produzi-los.

Em Como fazer vídeos de imóveis com celular para entusiasmar o cliente tem dicas bem legais de como fazer.  

Mas, voltando as fotos de imóveis à venda, separei algumas dicas que podem ser aplicadas com qualquer máquina fotográfica, inclusive, a do celular.

Não são técnicas de fotografia, mas, macetes de como fotografar melhor, produzindo imagens bacanas de imóveis, com foco na atração do contato e, claro, na venda.  

 

O que NUNCA nas fotos de imóveis a venda:

 

Fotos que mentem

Há ângulos de uma imagem que passam uma ilusão de ótica e tem muito corretor de imóveis que se ‘aproveita’ disso para atrair contatos.

Acontece que esta é uma prática, no mínimo, antiética. Uma isca que pode gerar frustração, descrédito e outros sentimentos negativos para um relacionamento comercial.  

Seja franco também nas imagens dos seus anúncios de imóveis à venda.

 

Ambientes sujos e desarrumados

Quando o imóvel está ocupado, é importante agendar um dia para fotografar o imóvel e orientar o dono ou quem o ocupa a deixá-lo arrumado como se fosse receber uma visita.

Fotos de louça na pia, quintal sujo, roupas pelos cômodos etc., tudo isso polui a imagem e impacta negativamente nas ilustrações.

 

Ambientes escuros

Acenda as luzes, abra as portas e janelas para iluminar os ambientes fotografados.

A luz natural é sempre a melhor e a mais fiel. Se possível, use e abuse dela nas imagens.  

 

O que SIM nas fotos de imóveis à venda:

 

Os detalhes

Têm imóveis com detalhes que enriquecem o ambiente. Aproveite para ilustrar e enriquecer os anúncios com imagens destes detalhes.

Eles podem ser uma torneira bonita que vai ficar, uma porta, o capricho do morador atual, enfim, tudo que agregue valor ao imóvel.

Fotos durante o dia

A fotos devem ser sempre tiradas de dia. A luz do dia mostram com clareza o real estado do imóvel.

Passe credibilidade já pelas imagens. Sem filtros ou máscaras.  

O mesmo ambiente de vários ângulos

Mostre o mesmo cômodo de vários ângulos. Isso ajuda o cliente a entender melhor a metragem e a planta do imóvel.

Não precisa ser nenhum profissional de fotografia para fotografar bem um imóvel e ilustrar seus anúncios com imagens que são, de fato, atraentes.  

 

 

 

Estas dicas simples você pode colocar em prática com o seu celular. Sempre que for fotografar, pense com a cabeça e enxergue com os olhos do clientes. 

Como você tem fotografado suas captações? Deixe nos comentários.

Site para imobiliária

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo.
É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *