Gestão de Imobiliária: Elencamos os principais desafios e como superá-los

A Gestão Imobiliária, mesmo ele sendo um corretor de imóveis, como na maioria dos negócios imobiliários, não garante uma gestão imobiliária competente.


Há uma série de outros importantes quesitos que devem fazer parte da bagagem do profissional responsável pela gestão de um negócio imobiliário para que ela seja realmente um sucesso.

A experiência é, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas, sobretudo, em otimização de tempo. Mas, quando o assunto é gestão imobiliária, isso não é suficiente.

Conhecimentos de administração, finanças e de gestão de pessoas, por exemplo, são fundamentais para o sucesso do seu negócio e isso em nada tem a ver com vender ou alugar imóveis. É gestão pura!

Dentre os maiores desafios de gestão imobiliária, destaco a gestão financeira e a gestão de pessoas.

 

A Gestão Financeira Imobiliária

Se para alguns não ter um salário fixo, com quantia e data certa para receber, é algo positivo graças às oportunidades de ganhos maiores, para muitos é o lado negativo da profissão, justamente pelo desafio da gestão financeira.

Em uma imobiliária também é assim. O dinheiro que entra é oriundo dos negócios gerados – vendas e locações de imóveis – sem valor e data certa para acontecer.

Em paralelo, as contas fixas da imobiliária têm data de vencimento: luz, água, aluguel do ponto comercial, telefone e internet etc. São contas fixas e de primeira necessidade na imobiliária.

 

Como administrar este cenário? Com Planejamento Financeiro!

 

Quem é comissionado sabe bem da importância de saber administrar seu dinheiro. Os ganhos são incertos e isso pode gerar uma desestabilidade financeira irreversível.

Para que isso não aconteça, o planejamento financeiro é o recomendado pelos especialistas em finanças.

 

As comissões/ganhos da imobiliária devem ser programadas para as contas fixas futuras, prevendo uma possível baixa nas vendas.

Por exemplo: as comissões do mês de julho, devem fazer parte do planejamento financeiro de Contas a Pagar dos meses de agosto, setembro, outubro e o quanto for possível.

Jamais pague somente as contas do mês e espere as comissões das próximas vendas para pagar/organizar os pagamentos das próximas contas.

Como falamos, essas vendas podem não acontecer e as dívidas acumularem. Evite pagar juros, cortes e transtornos que o impeçam de fazer um bom trabalho.

Fundo de Caixa – é importante ter um fundo de caixa para os possíveis períodos de baixa nas vendas. Se possível, mantenha uma ‘poupança’ para isso.

 

Gestão de Pessoas

Gerenciar uma equipe de corretores de imóveis é também um dos grandes desafios de gestão imobiliária.

Os corretores de imóveis não têm vínculo empregatício com as imobiliárias em que trabalham. É um trabalho de parceria mesmo, uma via de mão dupla entre o corretor e o dono da imobiliária.

Para que isso aconteça da melhor forma possível é preciso de gestão de pessoas e também de processos.

A condução da rotina do corretor de imóveis envolve, dentre outros, os aspectos motivacionais. Erros de rodízio, nos valores das comissões, clima de competitividade fora do que é considerado saudável etc., impactam muito nesta relação de parceria.

 

Em resumo, para uma gestão de pessoas eficiente e uma relação profissional saudável se atente para:

 

Comissionamentos – seja justo com os pagamentos do corretor, principalmente, se praticar percentuais fora dos que o seu CRECI estipula. Acorde estes valores previamente;

Rodízio – quem é o corretor da vez? Não erre isso, pois, se sair a venda você, com certeza, irá gerar um imenso problema de clima, engajamento e relacionamento interpessoal na sua imobiliária;

 

Mais do que gerir pessoas, é preciso gerenciar corretores de imóveis e torná-los mais competitivos.

 

O gestor deve ter total controle da sua equipe e da rotina dela. E, para isso, um CRM Imobiliário com pipeline de vendas é a ferramenta de gestão imobiliária ideal.

Com ele o gestor consegue acompanhar de perto todos os processos de trabalho do seu time de vendas, geral e individualmente, desde que o contato cai no funil até o envio de propostas.

De quem é o corretor da vez a como seu corretor conduz seus atendimentos. Tudo acompanhado de perto e em tempo real. Administrar o mais próximo do impecável possível refletindo nos resultados da sua imobiliária.

 

Infraestrutura de Trabalho

Faz parte de uma boa gestão imobiliária disponibilizar subsídios para que sua equipe de corretores de imóveis consiga desenvolver um bom trabalho.

Da infraestrutura física, como mesa e cadeira confortáveis, a um bom CRM e ações de marketing imobiliário para a geração de contatos, algo fundamental para a prospecção de novos clientes.

 

Falando em marketing Imobiliário digital, separei alguns itens fundamentais para você checar e, se necessário, colocar em dia aí na sua imobiliária:

Site Imobiliário Responsivo;

Anúncios em Portais Imobiliários – pagos e gratuitos;

Redes Sociais para corretores de imóveis;

E-mail marketing imobiliário.

 

Se você ainda não investe nisso, veja 4 dicas de marketing imobiliário para o corretor de imóveis aumentar suas conversões.

Cursos de Gestão Imobiliária

Se este é uma área que lhe interessa e que você pretende aperfeiçoar também academicamente, existem cursos de gestão imobiliária em todo o país, presencial e Ead – Ensino a Distância, oferecidos pelas mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

São cursos de graduação e pós-graduação voltados não somente a gestão imobiliária pensada para administração de uma imobiliária, mas também para atender o mercado de Construtoras e Incorporadoras.

 

Gerir tem seus desafios e eles precisam ser superados diariamente. Se você identifica algum outro grande desafio ao gerir uma imobiliária, deixe aqui nos comentários.

Sistema para imobiliária

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo.
É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *