Instagram para corretor de imóveis: Guia Completo

Instagram para corretor de imóveis: Guia Completo

Oi Corretor de Imóveis, como vai? 

Você já tem um perfil no Instagram? Se não tem, precisa ter sim. 

Esta é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e um canal de vendas com muito potencial de sucesso também para o mercado imobiliário. 

Pra você ter uma ideia do que eu estou falando, já são mais de  77 milhões de usuários ativos do Instagram no Brasil. 

Em um ranking mundial, somos o terceiro país com mais contas na rede social em todo o mundo. 

Além desses números animadores, o Instagram é gratuito, um outro bom motivo para você ter uma conta por lá e se dedicar. 

E por falar em dedicação, não basta criar uma conta no Instagram.

A rede social requer um bom investimento de tempo e dedicação para fazer acontecer. 

Do contrário, é melhor você nem criar um perfil por lá mesmo, pois, pior que não fazer parte do Instagram e marcar presença em uma rede social com tanto potencial para os negócios como essa é ter um perfil “abandonado”, sem qualquer estratégia de marketing, só para seguir uma tendência. 

Ter um perfil “abandonado” no Instagram ou só pra ir publicando fotos dos imóveis aleatoriamente é só perder tempo. 

E, como eu digo sempre por aqui, se você assim como eu concorda com o dito popular “Tempo é dinheiro!”, nem perca o seu 😉

Agora, ciente disso e focado em vender mais imóveis pela internet, vem comigo. 

Este artigo é um guia passo a passo de como criar um perfil no Instagram e fazer dele uma eficiente ferramenta de vendas de imóveis. 

Vamos lá!

Como criar um perfil no Instagram para corretor de imóveis

Como eu disse no comecinho do nosso bate papo, o Instagram é gratuito. 

Não custa absolutamente nada criar um perfil para o seu negócio na rede social.

A propósito, vale ressaltar que o nosso papo será voltado a perfis comerciais no Instagram, ok?

Mesmo que você seja um corretor de imóveis autônomo, esse guia sobre o Instagram para corretores de imóveis e imobiliárias é com foco em contas comerciais. 

Veja alguns números de contas comerciais no Instagram em 2020: 

  • São cerca de  25 milhões de contas comerciais na Rede Social em todo o mundo;
  • Mais de 2 milhões de anúncios no Instagram (Te explico melhor sobre isso mais a frente!);
  • Segundo o Instagram, 60% dos usuários dizem descobrem novos produtos por lá.

São bons números e motivos para você ter uma conta comercial no Instagram. 

Certo disso, vamos criar a sua agora mesmo! 

Anota o passo a passoa aí!

Passo 1: Baixar o app

O Instagram é um aplicativo com versão limitada web, ou seja, você tem que baixar o app no seu celular.

O Instagram está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Totalmente gratuito! 

Passo 2: Cadastre-se!

Preencha os campos solicitados. Inicialmente, só o email. Quem tem Facebook pode se cadastrar com a sua conta no Facebook também. 

Aliás, posteriormente você consegue integrar as duas e fazer publicações simultâneas nas duas redes sociais, otimizando tempo e agilizando os processos de divulgação da sua carteira nas redes sociais.  

Preencha as informações solicitadas para criação do seu perfil: 

Nome do Usuário, Senha e Email. É aqui que você define a sua @, o seu perfil. 

Esse é um passo importante. Pense direitinho na hora de criar a sua. 

Em caso de nomes de empresas ou profissionais que já existem, tente ser o mais estratégico possível desde a criação do seu perfil, por exemplo: 

@joaocorretodeimoveis

@mariaimoveisemcuritiba

@imobiliariaminhacasa

@imoveiscomopedro

@pedrocorretor

Atrelar a profissão é uma boa saída e te ajuda com o marketing. Pense nisso! 

Passo 3 – Personalize sua conta

Com a conta criada, agora é preciso deixá-la a cara do seu negócio. 

Conclua o preenchimento dos dados que trazem a personalização da sua conta no Instagram. 

As contas comerciais podem e devem definir o segmento de atuação, por exemplo. 

E, na biografia, inserir links para site, WhatsApp etc. Um dos grandes diferenciais de uma conta comercial.  

Dica Extra: Capriche na Biografia

Esse pequeno espaço é um dos mais importantes e estratégicos em uma conta no Instagram, por isso, capriche!

Resuma de forma clara e objetiva o que você e a sua imobiliária fazem e coloque um link de contato, o mais eficiente. Por exemplo: 

  • Os melhores imóveis para venda e locação na região central de São Paulo. 
  • Corretor de Imóveis especialista nas regiões Sul e Norte do Rio de Janeiro. 
  • Te ajudo a realizar o sonho da casa própria
  • Imobiliária especialista em imóveis Minha Casa Minha Vida

E, sobre o link na bio, eu sugiro sempre o Whatsapp de Atendimento, mas, se o seu site imobiliário for um bom canal de divulgação e comunicação com o cliente, tiver foco em conversão, vale por o link dele também. 

Pense na experiência do seu seguidor/potencial cliente e o que seria melhor para ele. 

Hashtags também ajudam muito a posicionar bem a sua conta em pesquisas, então, também seja estratégico com isso. 

Use hashtags atreladas ao seu negócio, por exemplo: 

#imóveisemcuritiba

#corretordeimoveisemmoema

#imobiliariaemniteroi 

Quem é meu público

Assim como em toda estratégia de marketing imobiliário, você e o seu negócio precisam saber com quem estão ou pretendem conversar. 

Essa é premissa básica de uma boa e eficiente comunicação com o cliente: saber quem é ele!

Defina bem a sua persona e o seu público alvo. 

Esse é um assunto recorrente por aqui no blog, mas, que não dá pra deixar de falar quando se trata de marketing imobiliário. 

Aliás, se você não sabe bem do que se trata, leia “Como criar uma persona no Marketing Imobiliário”. 

Em tempo, vale dizer que o Instagram é considerado uma rede social  jovem. Dados apontam que 30% dos usuários têm entre 18 e 24 anos e 35% têm entre 25 e 34 anos.

Outro dado importante é que cerca de 56,3% dos usuários ativos são mulheres. 

Um público bem diferente do Facebook, por exemplo. Inclusive, muitos migraram do Facebook para o Instagram e hoje só usam o Instagram. 

Quais são os tipos de posts no Instagram para corretor de imóveis

O conteúdo no Instagram é visual, dinâmico e requer um quesito importante para dar certo: constância. 

Rede Social é constância. Não basta postar de vez em quando e aleatoriamente. 

A estratégia é periodicidade, constância. 

Para isso, no Instagram você tem inúmeras possibilidades e o mais bacana disso é que a rede social prestigia mais quem mais o prestigia. 

Calma, deixa eu explicar melhor, corretor de imóveis! 

É que o Instagram tem várias ferramentas internas que quanto mais você usa, mais o seu algoritmo dele te beneficia, dando maior alcance ao seu conteúdo e o entregando para mais pessoas. 

Você pode e deve usar e abusar dos formatos de conteúdo que o Instagram oferece, mas, os principais deles hoje são: 

Feed:

O mais tradicional, de todo dia. Você posta as fotos do imóvel, com descrição completa. 

Stories:

Vídeos de 15 segundos com duração de 24 horas.

Depois disso podem entrar para os destaques.

Aqui, vale vídeos curtos (cômodo por cômodo) dos imóveis, seu dia a dia e a rotina da imobiliária, fechamento de negócios etc. 

Reels:

São vídeos reconhecidos pela criatividade na edição. Requer alguma habilidade, mas, nada que você não aprenda explorando melhor a ferramenta.

É o menino dos olhos do Instagram com alcance bem interessante 😉 

IGTV:

Vídeos maiores, não precisam ser complexos ou mais criativos como os Reels, mas, como são maiores é bom se atentar para ser atraente também.

Vale os Tours por imóveis e empreendimentos com área de lazer completa, dicas de compras, esclarecimentos sobre financiamento imobiliário etc.  

Destaques para corretores de imóveis e imobiliárias:

Uma galeria fixa com os stories que merecem um lugar especial. Dá pra criar álbuns bem bacanas com: 

  • Fotos da estrutura da imobiliária
  • Imóveis vendidos
  • Imóveis exclusivos
  • O time de corretores
  • Depoimento dos clientes 

Que tipo de conteúdo postar

Vou ser bem claro e objetivo nesse tópico: sua carteira de imóveis!

O comportamento do consumidor se transformou e ele está cada vez mais imediatista. 

Quanto mais eficiente você for, sobretudo, em comunicar/anunciar seus imóveis à venda e para locação, melhor para você e para o seu potencial cliente. 

Sendo assim, respeite os formatos que o Instagram lhe oferece – Feed, Story, Reels, IGTV) mas, foque no seu produto: imóveis! 

É isso que o seu cliente foi buscar no seu Instagram. É isso que ele quer encontrar ao chegar lá! 

Em tempo, vale ressaltar o que não postar no Instagram da sua imobiliária: 

  1. Religião
  2. Política
  3. Esporte

Esses são três temas que podem te colocar em conflitos e situações inconvenientes. 

Evite se posicionar nas suas redes sociais de trabalho sobre esses três assuntos e, desta forma, evite ofender um potencial cliente e até mesmo, perdê-lo. 

Foca na venda, corretor de imóveis!

-Ah, Marlon, eu gosto de postar “Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite”, fotos de gatinhos fofos…posso? 

Sim. Pode sim, mas, não esqueça que este é o seu canal profissional de comunicação com o seu público. 

Foque em entregar um conteúdo relevante com foco no objetivo principal: vender!  

Como utilizar o Instagram ADS

O Instagram ADS é a forma paga de você trazer maior alcance e visibilidade às suas publicações. 

Isso é muito válido e pode ser muito eficiente quando feito corretamente. 

A própria plataforma lhe traz essa opção, de forma bem intuitiva, sugerindo um passo a passo para isso. 

E este é um caminho eu diria que “caseiro” de utilizar o Instagram ADS. 

O outro caminho, mais profissional, eu diria, é utilizando um Gerenciador de Negócios, a plataforma de criação e gestão de anúncios tanto no Instagram quanto no Facebook.

Este caminho não é o mais fácil e pode exigir de você conhecimentos mais específicos, por isso, se necessário, procure um especialista, afinal, você é um corretor de imóveis.

Mas, se quiser pôr a mão na massa, deixo aqui um link com um passo a passo para você aplicar no seu negócio e criar seus anúncios pagos no Instagram: Como Anunciar no Instagram

E quanto devo investir em anúncios pagos? 

Essa é a pergunta que não quer calar quando se trata de anúncios pagos e a resposta é depende. 

Eu sei que isso não é a resposta que você espera, mas, não dá para afirmar o quanto é ideal investir em um anúncio no Instagram, sem conhecer a sua estratégia, objetivo, os imóveis, a região, público e uma infinidade de outras variáveis que interferem nisso. 

Vale fazer esse levantamento junto a um especialista para entender melhor tudo isso e traçar a melhor estratégia. 

Do contrário, é tempo e dinheiro pelo ralo, com certeza!

-Ah, mas eu posso anunciar só R$50 pra ver se dá certo! 

Pode e fatalmente, perderá R$50. 

Não trate o Instagram ADS como uma aposta que se não der certo, ok. 

Ele é uma ferramenta estratégica e eficiente para o seu e negócios e merece ser encarado dessa forma. 

Métricas para corretores de imóveis e imobiliárias no Instagram

Um dos maiores diferenciais das contas comerciais do Instagram é ter acesso aos dados de performance do seu perfil. 

Já falei por aqui que toda estratégia de marketing precisa ser acompanhada de perto, analisada e mensurada periodicamente. 

E com o Instagram não é diferente! 

No canto direito do seu perfil, em “Insigths” estão todos os dados do seu perfil. 

Post por post. 

Eles podem e devem ser acompanhados de perto para identificar o que mais engaja o seu público, o mais te dá retorno e, claro, se converteu em alguma contato, visita ao imóvel e se chegou ao grande objetivo: a venda! 

Vale dizer aqui que o número de curtidas, compartilhamentos, salvar etc., são importantes sim, mas, se não passam disso são apenas o que chamamos de “métricas de ego”. 

O foco é gerar contatos, visitas e a venda. Pense nisso na hora de analisar seus dados e criar suas estratégias. 

E aí, corretor de imóveis, se animou para criar sua conta no Instagram e vender mais pela internet? 

Tem muito corretor de imóveis se dando bem por lá! 

Analise com calma tudo isso que falamos, em especial, o seu público e o tempo para dedicação a conta. 

Se fizer sentido pra você e a sua imobiliária, comece hoje mesmo. Tempo é dinheiro. Não perca mais nenhum segundo/centavo 😉 

Grupo vip para imobiliárias e corretores autonomos.

Bons negócios.  

8 respostas para “Instagram para corretor de imóveis: Guia Completo”

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