Mercado imobiliário e o corretor de imóveis do futuro

Como vai, Corretor(a), tudo bem? Você é ou sabe como se tornar um corretor do mercado imobiliário do futuro? 

Imagine que a nossa mesa redonda online ganhou uma bola de cristal onde podemos ver o futuro e me diga: você está pronto para o futuro do mercado imobiliário

Independente da sua resposta, é bom saber que não precisamos desse adereço para enxergarmos o que vem pela frente e nos preparamos para o amanhã, não é mesmo? 

Ainda que para muitos “o futuro a Deus pertença”, o bom e velho planejamento a médio e longo prazo, mesmo diante possíveis incertezas, é possível e ajuda muito. Em especial quando se trata de carreira e negócios. 

Como se tornar um corretor do mercado imobiliário do futuro?

Parece que foi ontem que sonhávamos viver os anos dois mil dividindo as ruas e os afazeres de casa com robôs, o trânsito com os ônibus espaciais e todo aquele cenário de ficção científica. 

Nada disso aconteceu mas, não podemos ignorar nossos avanços. 

Muita evolução tecnológica vem nos beneficiando e permitindo que possamos ser profissionais mais competentes e produtivos. 

Em tempo, falamos sobre produtividade recentemente no artigo Como ser um corretor de imóveis produtivo. Fica aqui a dica de leitura.  

A tecnologia é a principal ferramenta quando falamos em planejamento, organização etc. Mas isso já deixou de ser algo do futuro há muito tempo. 

O uso da tecnologia se tornou princípio básico no mercado imobiliário. 

Do uso de aplicativos para comunicação como o WhatsApp – quem vive sem ele, hoje em dia? – ao sistema para imobiliárias, verdadeira máquina de vendas, a tecnologia já faz parte da rotina do corretor de hoje, do aqui e agora. 

O corretor de imóveis do futuro vai muito além do uso dessas ferramentas, está, como eu disse inicialmente, no planejamento e na organização dos passos futuros. 

Só assim é possível – sem bola de cristal 😉 – vislumbrar o futuro, antevendo oportunidades e desafios na sua área de atuação. 

Mas o que eu posso planejar e organizar para ser um corretor de imóveis do futuro?

  • Cursos;
  • Viagens;
  • Testes;
  • Novas experiências;
  • Investimentos. 

Tudo isso requer tempo e dinheiro. E, independentemente do momento e do porte do seu negócio, para todos eles planejamento e organização são indispensáveis. 

  • Estar inteiro em um curso, focado e dedicado full time aquelas horinhas;
  • Viajar por dias, semanas e sair da rotina por um período;
  • Correr riscos testando práticas, modelos etc;
  • Comprar, expandir, potencializar. 

Sem organização fica mais difícil, aposto com você e ganho 😉 

Como desenvolver habilidades do corretor do mercado imobiliário do futuro?

homem pensando na profissão corretor de imóveis

Você sabe como os corretores de países de primeiro mundo trabalham? 

E quais as práticas deles podemos importar para o Brasil?

Como são os mercados imobiliários de outros países? 

O corretor de imóveis do futuro estuda, analisa, se inspira em profissionais e mercados internacionais e não para copiar. 

Até porque há infinitas variáveis que impossibilitam uma cópia fiel de práticas de corretores brasileiros e americanos, por exemplo. 

Esse intercâmbio cultural é muito importante para toda e qualquer área de atuação, inclusive, o mercado de compra e venda de imóveis. 

Com ele, o corretor de imóveis consegue, de fato, enxergar o futuro e estar à frente do seu tempo. 

Dentre tantos caminhos, esse é o que eu mais recomendo na construção do corretor de imóveis do futuro. 

Corretor de imóveis será uma das profissões do futuro?

Muito se discute sobre o futuro da profissão corretor de imóveis, da possibilidade da sua extinção e por aí vai. 

inclusive, esse é um assunto que ganha força sempre que surgem novas plataformas de compra e venda de imóveis que dão autonomia ao proprietário fazer as suas próprias transações imobiliárias etc. 

E, ao contrário do que sempre se especula, a importância do corretor de imóveis como o profissional competente para intermediar a compra, venda e locação de imóveis é reforçada. 

É verdade que ainda há muito para evoluir, mas, a profissão de corretor de imóveis tem crescido consideravelmente em reconhecimento e, cada vez mais, as pessoas estão entendendo o papel e necessidade do trabalho do corretor de imóveis para transações tão complexas como as imobiliárias. 

Prova disso são os mais de 2 mil novos corretores que ingressam no mercado mensalmente em todo o Brasil. 

Os dados são da pesquisa mais recente do Sistema COFECI CRECI que reforça o crescimento contínuo da profissão nos últimos anos.  

E, como em todo segmento, há a diversidade de perfis de consumidores e clientes. Os que optam  por contratar um profissional competente e pagar por isso e os que não. 

Como se preparar para o futuro do mercado imobiliário?

Surpreendentemente, o mercado imobiliário vive um dos seus melhores momentos e segue driblando muito bem os desafios que a pandemia nos causou. 

Acontece que o mercado imobiliário é regido pela economia e isso é algo muito instável, flutuante, que não nos permite planejar a longo prazo. 

Por isso, se manter muito bem informado, estudando e se capacitando são os caminhos mais eficientes para se preparar para o futuro. 

Se manter bem informado, se qualificar continuamente, manter-se organizado, inclusive, financeiramente é um plano eficiente de preparação para o futuro do mercado imobiliário. 

O que esperar do futuro do mercado imobiliário?

mercado imobiliario na pandemia

O melhor. E isso não é papo de um otimista com o mercado em que atua, não. 

Isso é a visão de um profissional que tem acompanhado o segmento de perto, diariamente, e vê a consolidação desse cenário tão positivo que estamos vivendo hoje. 

Soubemos reagir muito bem a essa que poderia ser a maior crise do setor e esse é o melhor sinal de que seguiremos firmes nessa boa fase. 

E o mais bacana: colhendo os bons frutos desses quase dois anos por um bom tempo ainda. 

O comportamento e as necessidades do cliente mudou com a transformação do modo de viver das pessoas e de como elas passaram e encarar suas casas, suas rotinas, seu trabalho, seus estilos de vida. 

Isso é algo contínuo, de longo prazo, que veio pra ficar e que segue impactando positivamente o mercado imobiliário. 

Vale ressaltar que as mudanças do comportamento e modo de viver das pessoas transformaram muito também o modo delas consumirem serviços e produtos, e a tão falada tecnologia entrou de vez na rotina até dos mais conservadores e avessos à ideia. 

O mundo na palma da mão e em poucos cliques deixou de ser exclusividade pra quem gosta, entende ou trabalha com isso. 

Virou artigo de primeira necessidade e até uma dependência, em alguns casos. 

Em paralelo a tudo isso temos os fatores econômicos. Mesmo que instável, por hora, a economia está nos favorecendo. 

A Selic e a sua queda histórica é o melhor exemplo disso, não é mesmo? 

Ok, eu sei que a Taxa Selic tem subido, mas foi pouco, nada que tenha impactado negativamente o nosso bom momento com os financiamentos bancários e isso é ótimo. 

Por essas e outras que eu sigo mais que otimista com o futuro do mercado imobiliário, sigo atento às oportunidades que serão geradas. 

Mercado imobiliário oportunidades e ameaças

Nem tudo são flores no mercado imobiliário. 

Há sim um universo de oportunidade e, claro, há também uma imensidão desafiadora ou ameaçadora, como preferir. 

Adianto que, ao contrário do que muitos alegam por aí, a tecnologia não é, nem de longe, uma ameaça ao mercado imobiliário, um fomento ao fim da mão de obra e tudo mais.  

Muito pelo contrário. Ela é a grande e melhor oportunidade de você aperfeiçoar seu trabalho e ser o melhor corretor de imóveis da sua área de atuação, sem dúvidas. 

No mais, tudo o que entendemos como oportunidades pode ser visto também como ameaça. 

1 – A economia é um fator de risco por sua instabilidade. 

Hoje vivemos um bom momento, tudo indica que seguiremos nesse ritmo, mas, não deixa de ser uma ameaça aos que não estão se organizando para uma possível mudança de cenário. 

2 – Uma má gestão é uma ameaça fatal ao seu negócio.

Dizem que uma empresa é reflexo da sua gestão e isso faz total sentido. 

Aqui, a dica é usar a tecnologia a seu favor (sempre!) e contar com um bom sistema para imobiliárias, de preferência, com funil de vendas. 

Tem um artigo para te ajudar a escolher o seu e, se você já usa algum, entender se este é, de fato, a melhor opção e se cabe uma substituição. Leia Como escolher um sistema imobiliário

3 – Outra grande oportunidade de mãos dadas com a ameaça são as capacitações. 

Não adianta nada você estudar, participar de eventos do segmento, ter dezenas de certificados, ler nossos artigos aqui no blog semanalmente e não aplicar nada do que aprende. 

Um profissional do futuro se organiza para investir em conhecimento, adquiri-lo e usá-lo no seu negócio. Testar, experimentar novas soluções, práticas etc., em busca da melhor performance. 

São ameaças não palpáveis e, por isso, muitas vezes passam despercebidas. 

Se mantenha atento para não desperdiçar oportunidades ou até mesmo fazer delas ameaças ao seu negócio. 

Pra finalizar o nosso bate papo de hoje, concluo que o corretor de imóveis do futuro é o profissional que está lendo esse artigo, entendendo o que faz sentido para ele e para a sua imobiliária, e colocando em prática. 

Um perfil atemporal, flexível, resiliente. 

Parece que foi ontem que sem placa no portão o imóvel não vendia, não é mesmo? 

Tudo muda o tempo todo e o futuro, esse que lhe parece tão distante à frente do seu tempo, já já está aí, batendo à sua porta pronto pra quem não o esperou sentado, sem agir e reagir ao mercado e seus desafios. 

Se mantenha atualizado. Se capacite. Estude e aprimore seus conhecimentos. 

Pesquise e inspire-se em mercados mais avançados que os nossos. 

Esteja de olho onde queremos chegar. Se antecipe e surpreenda-se com os resultados. 

Nos vemos no futuro 😉 

Bons negócios. 

5 respostas para “Mercado imobiliário e o corretor de imóveis do futuro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente por 15 dias grátis!
Sem nenhum tipo de cobrança.

    Suas informações estão seguras.

    Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.