Como montar uma imobiliária virtual

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualizado em outubro de 2019

Com o mercado imobiliário cada vez mais digital e online, muitos corretores de imóveis têm procurado saber como montar uma imobiliária virtual.


Eu, embora seja uma profissional da área digital etc, de uma forma bem generalizada, não enxergo a proposta como algo 100% positivo para o corretor de imóveis e posso explicar o porquê.

Embora a jornada de compra do imóvel aconteça 70% na internet, os outros 30% são presenciais.

E mais, na grande maioria das vezes, da forma mais tradicional e burocrática possível.

Com base nisso, eu acredito que a ideia de ‘virtualizar’ boa parte dos processos de compra e venda de um imóvel, algo que já acontece e é uma realidade do mercado imobiliário, é o melhor caminho.

Mas, ter todo este processo de forma virtual é, no mínimo, inviável.

Muitos acreditam que montar um “Imobiliária Virtual” é a forma mais fácil, rápida e sem nenhum tipo de custo para alcançar o sucesso. Enxergam isso como uma alternativa à montar a tradicional imobiliária com ponto físico.

Se enganam e muito aqueles que pensam desse jeito, pois se uma imobiliária “de porta” é obrigada a investir em publicidade, para a “imobiliária virutal” isso torna-se uma prioridade máxima, pois o simples fato de ser virtual não faz com que as pessoas entrem no seu site, mais do que isso, os clientes se quer sabem que seu site existe entre milhões de opções na internet.

Então se você quer montar uma imobiliária virtual ou quer ganhar espaço para sua imobiliária física na internet, este artigo vai ser muito útil para vocês.

O que devo pensar para montar uma imobiliária virtual?

Na prática você deve pensar em coisas parecidas com a imobiliária física mas em uma esfera diferente. A sugestão é você ter um planejamento, organizar como vai ser sua atuação na internet, cada passo e cada etapa.

Alguns pontos iniciais que você deverá pensar:

Site: Da mesma forma como uma imobiliária física que deve preocupar-se com um ambiente agradável, limpo, acessível e organizado para atender seu cliente, no seu site você também deverá pensar nisso, afinal um site difícil, feio, não passa segurança. Isso aplica-se para todos os canais da sua empresa na internet, redes sociais, atendimento, e-mail entre outros.

CRM/Sistema imobiliário: Se você quer estar na internet ter um sistema e um site é algo vital, como ter um ponto para uma imobiliária física.

Redes sociais: Sim você vai precisar disso, afinal lá estará grande parte do seu público. Esteja onde seu público está. Dedique-se para fornecer conteúdo de qualidade para seu público, este assunto requer um planejamento muito bem detalhado e além de tudo, consistência e qualidade (lembre-se destas palavras).

Anúncios: Se você quiser aparecer na internet e marcar seu território, sem sombra de dúvidas você vai precisar investir em anúncios online, afinal como já dissemos anteriormente, você precisa aparecer para seu público. Portais e campanhas pagas (Google Ads, Facebook Ads) são as opções mais conhecidas.

Feedback: Esteja atendo e conectado a todos os seus canais de atendimento, pois o cliente da internet espera sempre um feedback em tempo real, seja no chat, facebook messenger, whatsapp, email ou qualquer outro canal. Esteja preparado para atender esse cliente. Você pode até pensar em alternativas como chatbots para realizar o primeiro contato com seu lead.

Organização é essencial nesse tipo de negócio, uma vez que você terá de gerenciar toda sua demanda virtual, marketing, atendimento e até mesmo pessoas que farão parte desse trabalho para você.

Essa é só uma parte do negócio, imagine que em determinado momento você precisará encontrar-se pessoalmente com seu cliente para uma reunião ou visita à imóveis, não esquecendo que você deverá separar uma parte do seu tempo para captar imóveis. Na prática o virtual não é só virtual.

Você está preparado?

Quem é o seu público alvo, com quem você deseja fazer negócio?

As respostas dessas perguntas são a base para que você, corretor, coloque toda e qualquer iniciativa em prática no seu negócio imobiliário.

A estrutura de uma imobiliária virtual é simples: um computador, internet, um telefone e, claro, um CRM Imobiliário online.

Como um nômade digital, estas ferramentas de trabalho permitem que o corretor de imóveis trabalhe em todo e qualquer lugar, se for preciso.

Com esta infraestrutura, o corretor consegue conduzir boa parte do processo de compra e venda do imóvel:

 

Conhecer melhor o cliente;

Enviar propostas de imóveis;

Agendar Visitas.

Depois disso, o processo tende a ser o tradicional: presencialmente.

Conhecer o imóvel é uma das etapas que uma imobiliária virtual não consegue fazer de outra forma.

Posteriormente, o envio de propostas e contrapropostas entre os interessados, podem acontecer virtualmente sim.

Mas, voltam ao moldes offline, digamos assim, quando aceitas.  Toda a parte documental é feita presencialmente até a conclusão do negócio.

Percebam que, a etapa de fechamento do negócio não pode ser feita virtualmente, logo, quando o corretor pensar em como montar uma imobiliária virtual, este é um ponto que deve ser levado em conta.

Sendo assim, ressalto que o mais coerente é virtualizar os processos ao máximo.

E assim, não perder o que eu acredito como fundamental em uma transação imobiliária que é rapport.

O relacionamento comercial com empatia, humanizado e se diferenciando dos demais, sendo verdadeiramente uma ferramenta de geração de negócios.

Quando falamos de relacionamento comercial, os prós e contras do ambiente virtual devem ser analisados minuciosamente.

E, quando se trata do nosso mercado, o imobiliário, ainda mais.

Comprar um imóvel tem um percentual emocional muito grande, algo que, quando olho com mais sensibilidade, enxergo ser fundamental o relacionamento humano.

Além disso, com um olhar menos sensível, trata-se de um investimento financeiro alto, logo, o ‘olho no olho’ se faz necessário.

Decidir abrir ou não?

Encorajo você a entrar nessa empreitada ou caso tenha uma imobiliária física, ganhar espaço da sua imobiliária na internet.

Lembre-se apenas que existem milhares de sites desconhecidos na internet, não seja mais um deles.

Organize-se, monte um planejamento e tenha em mente que não vai ser fácil, as oportunidades são muitas basta ter dedicação e foco.

Se precisar de ajuda estaremos aqui.

E você, o que pensa sobre abrir uma imobiliária virtual? Comente.

CRM para imobiliária

13 Comments

  1. UILLI MARCHESAN

    Gostaria de obter essa consultoria.

    Fone 11. 9998—

  2. Jennifer

    Boa tarde, já tenho cerca de 40 imóveis para anunciar que consegui captar. Quero montar a imobiliária online . Quais são os passos. Segue meu ctt 11-932163—. Se puder me orientar posso atender após as 18 hs

  3. Rosangela aparecida borges

    Ola . Vc faz a criação dessas imob virtuais?

  4. Maurício pedrozzelli

    Gostaría de mais informações

    Contato (11)93043—-

  5. ailton marques da silva

    Bom dia,

    Moro em ITANHAEM BAIXADA SANTISTA, já tive imobiliária aqui na baixada no ano 2014 e 2015,pretendo reabrir com uma ampliação ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMINIO E DEPTO JURÍDICO PRÓPRIO aqui tem muitos condominios e estão construindo muito mais acho que uma ótimo negocio,

    • Marlon Ruiz

      Olá Ailton! Realmente a região da Baixada Santista está em pleno desenvolvimento abrindo assim muitas oportunidades, principalmente no mercado imobiliário. Vamos aproveitar esse momento! Conto conosco. Abraços!

  6. ANTÔNIO ZERBINATTI

    Bom dia!
    Já tive experiência nas duas situações e optei pela virtual e concordo com o que dissestes!
    Abraço!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *