as responsabilidades do corretor de imóveis

Quais são as responsabilidades do corretor de imóveis

Dentre as responsabilidades do corretor de imóveis, juridicamente, de acordo com o artigo 723 do Código Civil:


“Executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio e, sob pena de responder por perdas e danos, o corretor de imóveis deve prestar ao cliente todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência”.

Em resumo, isso quer dizer que faz parte das responsabilidades do corretor de imóveis e da imobiliária todo o trâmite de compra e venda de um imóvel, inclusive, os possíveis riscos do negócio.

Sendo assim, mais do que promover o encontro entre o imóvel a venda e o seu comprador, cabe ao profissional de corretagem todo o processo burocrático que a comercialização de um imóvel requer: cartórios, bancos, órgãos públicos etc.

Todas estas responsabilidades do corretor de imóveis nada mais é que uma obrigação dele enquanto profissional e, portanto, não demanda qualquer valor adicional ao seu trabalho.

É uma prática errada e ilícita cobrar pela organização da parte burocrática para aquisição de um imóvel. Ressalto: esta é também uma responsabilidade do corretor de imóveis, determinado legalmente no código civil.

O bom corretor de imóveis não exerce as suas obrigações como profissional com base e temente ao que exige a lei. Ser um bom corretor de imóveis vai muito além disso.

Neste sentido, elenquei 4 dicas de como ser um bom corretor de imóveis nos dias de hoje, onde a concorrência é acirrada e o mercado cada vez mais competitivo.

 

Como ser um bom corretor de imóveis

as responsabilidades do corretor de imóveis

No mais, listei algumas dicas breves que podem lhe ajudar na construção da sua bagagem profissional rumo ao sucesso.

 

Atualize-se: busque o conhecimento. Tudo muda o tempo todo. Aperfeiçoe-se, mantenha-se atualizado e sempre à frente do seu concorrente;

Encontre o seu diferencial de mercado: qual é o seu diferencial de mercado? Porque comprar um imóvel com você, na sua imobiliária? Estas respostas são verdadeiros tesouros para o seu negócio;

Faça marketing digital imobiliário: Não há ferramenta com maior e melhor alcance que a internet. Invista nela! Eu, você e os seus clientes estamos nas redes sociais. Marque presença por lá;

Tenha um CRM Imobiliário potente: esta é a ferramenta dos corretores de alta performance. Encontre o que melhor lhe atende e faça dele a sua verdadeira ferramenta de vendas.

 

E, por falar em vendas, o volume de negócios que o corretor de imóveis realiza é o seu termômetro de sucesso. Neste sentido, muitos se questionam:

 

Como ser um bom vendedor de imóveis?

as responsabilidades de um corretor de imóveis

Esta é uma pergunta relativamente complexa, uma vez que, ser um bom vendedor de imóveis, envolve uma série de fatores. A parte boa disso é que não são fatores impossíveis de alcançar.

Separei 5 Dicas de como ser um bom vendedor de imóveis para compartilhar com você neste post. São dicas básicas e práticas que vão alavancar os seus resultados, afinal, mais do que ter o imóvel que o seu cliente procura, há outros quesitos que contribuem efetivamente para o sucesso da venda.

 

1.Excelência em atendimento ao cliente

Tenha um atendimento impecável. Procure sempre dar o seu melhor ao seu cliente. Presencial ou virtualmente;

 

2.Seja um bom ouvinte

Ouça com atenção o que o cliente e os seus influenciadores têm a dizer. Até os breves comentários podem lhe ajudar a ser o mais assertivo possível;

 

3.Estabeleça Rapport

Crie empatia mútua em seus relacionamentos comerciais, algo muito positivo para os negócios;

 

4.Tempo de Resposta

O cliente sempre tem prioridade na sua rotina. Não o deixe esperando um retorno seu por muito tempo.

 

5.Seja o mais assertivo possível

Assertividade está totalmente atrelado a organização. Ouça e anote todos os detalhes do atendimento de maneira organizada, deixando as informações do cliente sempre atualizadas e de fácil acesso.  Use um bom CRM Imobiliário para isso.

 

Estas são algumas dicas básicas que lhe ajudarão a ser um bom vendedor de imóveis, uma profissão desafiadora e que tem ganho cada vez mais profissionais, tornado a concorrência e competitividade do mercado ainda mais acirrada.

E porque será que o número de corretores de imóveis tem aumentado tanto nos últimos tempos? O que a profissão tem de tão atraente? Afinal…

Ser corretor de imóveis vale a pena?

as responsabilidades de um corretor de imóveis

Assim como em todas as profissões, ser um corretor de imóveis tem os lados bons e os que o mercado não considera tão legal assim.

Enumerei 7 reais motivos para ser um corretor de imóveis e que podem lhe responder a pergunta: ser corretor de imóveis vale a pena?

 

  1. Para todas as idades: não há um limite máximo de idade para ser corretor de imóveis. Jovem ou mais experiente, a profissão acolhe todos que querem ingressar no mercado como profissional;

  2. Flexibilidade de horário: é o corretor que organiza o seu dia de trabalho, da maneira como ele quiser, conciliando como e quando preferir com a sua vida pessoal;

  3. Remuneração acima da média: o corretor de imóveis não tem um salário fixo, ele é comissionado de acordo com as suas vendas e locações;

  4. Empreendedorismo: corretores de imóveis com tino empreendedor podem abrir a sua imobiliária e empreender no seu próprio negócio;

  5. Domínio da carreira: expandir, se aperfeiçoar, se tornar um empresário do mercado imobiliário no seu tempo. Assim como não há limites de idade para ingressar no mercado, crescer nele também não.

  6. Home Office: é possível trabalhar de casa ou de qualquer lugar. A tecnologia imobiliária oferecida ao mercado permite isso.

  7. Ser um realizador de sonhos: tem coisa mais bacana do que contribuir para a realização dos sonhos de outras pessoas? Isso faz parte da rotina de trabalho do corretor.

E você, está convencido a ingressar no mercado imobiliário como corretor de imóveis? Conta pra gente quais são os seus desafios. Nós podemos te ajudar!

 

Sistema imobiliário

Letycia Queiroz

Marketing de Conteúdo em Microsistec
Jornalista heavy user de internet, é viciada em pizza, apaixonada por chocolate e por todos os cachorros do mundo.
É filha de Corretora de Imóveis e tem a sua mãe como persona (e inspiração!) principal para os seus textos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios *