Série Marketing #1 – Gerenciador de Anúncios – Facebook

Tempo de leitura: 4 minutos

Iniciaremos nossa série falando um pouco sobre o Gerenciado de Anúncios do Facebook.

Antes de começar a falar sobre ele, é importante que você tenha uma conta no Facebook e uma Página profissional, se você não tiver, leia antes essa matéria sobre Como criar sua página profissional no Facebook , caso contrário pode continuar lendo nossa matéria.

Começando…

Talvez você já conheça essa ferramenta do Facebook, mas boa parcela pode não conhecer, então vamos começar falando dos principais módulos.

O gerenciador, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta para gerenciar seu anúncios, mas não “somente os anúncios”, você terá acesso a diversas outra opções para otimizar e garantir que seu anúncio tenha o máximo de sucesso.

Lá encontraremos:

  • Pixel do Facebook
  • Criação de Públicos
  • Eventos
  • Facebook Analytics
  • Relatórios
  • Audience Insights
  • E o próprio gerenciador de anúncios…

Vamos falar de cada um deles.

Pode ser que você se pergunte… “Eu já consigo fazer anúncios diretamente do Facebook, preciso usar o gerenciador?” a resposta é: depende.. Depende se você quer fazer uma gestão completa e profissional dos seus anúncios.. caso contrário pode fazer diretamente pelo Facebook.

 

Acessando o Gerenciador de Anúncios

Você poderá acessar o gerenciadora através da sua página (imagem) abaixo ou utilizando o link https://www.facebook.com/adsmanager/

Uma vez com o gerenciado de anúncios aberto, você encontrará a barra superior e um conteúdo vazio no meio.

Clicando no seu canto esquerdo superior, temos um ícone com 3 tracinhos, ali é menu principal de navegação. Você utilizará esse menu na maior parte do tempo para transitar entre os serviços da ferramenta.

Vou dar uma visão geral de cada item que utilizaremos aqui. Recomendo que você acesse todos os links, navegue, “dê uma fuçada”, pois isso vai te fazer aprender, além disso você pode recorrer a central de ajuda do Facebook pois tem um material muito bom (apesar de saber que quase ninguém lê).

Não tenham medo de mexer na ferramenta, somente partindo para a prática vocês aprenderão..

Vamos lá.

Gerenciador de anúncios: Aqui é o local onde estarão todas as suas campanhas. (vamos passar maior parte do tempo aqui).

Publicações da Página: Nessa área estarão os post com suas informações de engajamento. Utilizamos aqui para analisar e identificar quais posts, tipo de conteúdo que mais geram interesse e relevância.

Relatório de anúncios: Servirá para analisar mais detalhadamente seus anúncios e entender a performance dos melhores. (De verdade!? Uso pouco aqui…)

Analytics: Você visualizará as métricas de um Pixel ou Página do Facebook. Ela traz algumas informações legais sobre sua Página do Facebook, atividade do seu público, mas em relação ao Pixel prefiro utilizar a leitura do Google Analytics, uma vez que parte das informações terá relação direta ao seu site (pelo menos pra gente que utilizará o pixel no site). Uma ferramenta de apoio.

Gerenciador de eventos: Esse nós vamos usar bastante em conjunto com o Pixel, inclusive teremos uma matéria falando somente dele. Em resumo ele é a ferramenta que faz o acompanhamento do que o usuário do facebook faz no seu site e consegue atrelar isso ao anúncio, para assim conseguir identificar as conversões. Utilizaremos também para eventos específicos e remarketing.

Pixels: Essa é uma das ferramentas mais importantes do painel, pois com ela você vai conseguir rastrear as atividades dos visitantes no seu site e otimizar seu anúncios através da verificação das conversões. Vamos ter uma matéria dedicada para explicar sobre o Pixel.

Conversões Personalizadas: Utilizaremos em conjunto com o pixel, através dela criaremos conversões específicas no seu site para uma determina ação/campanha (abordaremos isso mais a fundo também).

Públicos: O público é outra área muito importante, é nela que concentraremos nossos públicos, que poderão ser criados a partir de listas de e-mails importadas, públicos de relacionamento, semelhantes, entre outros que utilizaremos para segmentar e otimizar nossas campanhas.

Catálogos: Aqui você criará listas de imóveis e poderá utilizá-la para criação de anúncios dinâmicos.

Configurações: Os dados da sua conta de anúncio estarão aqui, junto com informações da páginas e configurações de pagamento.

 

Configurações de Pagamento

Vou aproveitar para configurarmos as informações de pagamento, pois serão necessárias para darmos continuidade no próximo tema.

Acesse o menu Principal > Configurações e “Configurações de Pagamento

 

 

Primeiro vamos Adicionar forma de pagamento, para isso você precisará informar seu CPF ou CNPJ.

Depois disso aparecerá uma tela para seleção da forma de pagamento. Escolha a que você achar melhor, lembrando que a opção de boleto é pré-paga, você insere o valor e ele ficará disponível em forma de créditos para utilizar em qualquer tipo de campanha. A opção de cartão, ele fará lançamentos regularmente.

 

Caso tenha escolhido cartão, você poderá definir um limite para gastos da conta (recomendo inicialmente por segurança).

Por hora é isso! Já tivemos uma visão geral de como funciona o gerenciador, no próximo post falaremos da estrutura de uma campanha.

 

 

 

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