Gestão imobiliária: Conheça os 5 maiores problemas enfrentados pelas imobiliárias

Com a ampla concorrência no ramo imobiliário e a constante instabilidade do mercado, os desafios enfrentados na gestão de imobiliária aumentaram gradualmente ao longo dos anos.

Hoje, para ter sucesso nesse meio não basta apenas possuir uma vasta cartela de imóveis ou uma boa equipe de corretores. Saiba que é preciso ir muito além!

Para fortalecer sua marca no mercado e alcançar patamares ainda maiores, você precisa estar por dentro das tendências do segmento e, principalmente, conhecer os desafios que o setor apresenta.

Dessa forma, você poderá antecipar suas estratégias, o que ajudaria a eliminar falhas e gargalos que podem comprometer o sucesso das suas ações de mercado.

Acredite, esse é um diferencial competitivo muito importante e que certamente pode colocar você um passo à frente dos seus concorrentes.

E para lhe ajudar, separamos nesse post os 5 principais problemas enfrentados pelas imobiliárias, e como lidar com eles. Confira!

5 maiores problemas de gestão imobiliária

1. Captação de Imóveis

Sem sombra de dúvidas um dos maiores desafios para as imobiliárias é a captação de novos imóveis. 

Encontrar opções de qualidade e que atendam as necessidades dos clientes exige muito profissionalismo e dedicação. Principalmente levando em conta a concorrência do mercado.

E para isso, é necessário colocar algumas dicas em prática. A primeira delas é estar sempre disponível para quem deseja fazer negócio. 

Ter vários canais de comunicação, como telefone fixo, Whatsapp, redes sociais entre outros já fará toda a diferença na captação de imóveis. 

Mapear as regiões estratégicas é outra atitude muito inteligente para as imobiliárias. Identificar quais são as regiões com mais potencial poderá te dar uma vantagem estratégica, fazendo que você chegue antes dos concorrentes e faça uma oferta melhor. 

Vou ainda mais além, diria que além de captar é captar com qualidade, afinal antes de vender para alguém você precisar “comprar” seu produto, acreditar nele… pense nisso!

2. Atração de clientes

Apesar do mercado estar mais otimista em relação a compra, venda e aluguel de imóveis, os consumidores estão mais cautelosos. Eles pesquisam muito antes de tomar qualquer decisão envolvendo um bem dessa magnitude. 

E como fazer para atrair mais clientes? Você precisará investir em ferramentas e estratégias que aumentem o alcance de sua marca. 

O marketing, por exemplo, é uma excelente opção para conseguir mais clientes para a sua imobiliária. Estar nas redes sociais, ter um site responsivo e intuitivo são algumas das estratégias que podem ajudar. 

Além disso, se tratando dos consumidores atuais, estar nos sites de busca e portais imobiliários (ZAP, Viva Real, Imovelweb entre outros) é indispensável. Afinal de contas, muitas pessoas começam suas buscas através deles. 

Inclusive, vale à pena investir em soluções que permitam que você integre todas essas plataformas. Dessa forma, você consegue gerenciar tudo de um único lugar, otimizando tanto as rotinas diárias como o próprio atendimento. 

Lembre-se: Saber onde investir, conseguir medir qualidade e resultados, são fatores primordiais para ter sucesso na atração dos clientes. Você sabe quantos clientes seus investimentos estão lhe gerando? Qual o seu melhor canal? Entenda as métricas do seu negócio!

3. Atendimento ao cliente

Qualidade no atendimento também é um dos problemas enfrentados na gestão de imobiliária que merece destaque. Dependendo da região ou até mesmo da época, o volume de atendimentos pode aumentar muito. 

Além disso, as próprias demandas podem acabar sobrecarregando os profissionais se não houver nenhum tipo de ferramenta que possa auxiliar nesse sentido. 

Quando você usa opções obsoletas para controlar o atendimento, como efetuar anotação manual de dados e informações sobre clientes, as chances de ocorrer falhas são bem maiores. Desde a troca de informações até o esquecimento de dados cruciais para o fechamento do negócio.

Logo, para acabar com esse tipo de problema, o ideal é buscar soluções que automatizam e centralizam os dados dos clientes. Com isso, fica mais fácil controlar todos os atendimentos. 

Nesse sentido um software imobiliário (com funil de vendas) é uma excelente alternativa. Por meio de um programa de gestão, você consegue centralizar todas as informações do cliente em um único lugar e, com isso, otimiza o seu processo de venda ou locação. 

Por exemplo, digamos que você atender um cliente que estava procurando um imóvel que não estava disponível ainda no catálogo da imobiliária. Com a utilização do funil de vendas, você evita erros cruciais, como deixar de dar feedback ao cliente, não ter histórico do atendimento, entender cada etapa e em que situação o cliente encontra-se no processo de negociação.

Dessa maneira, é possível otimizar todo o processo de atendimento e ganhar qualidade, que será revertido no aumento de resultados, ou seja mais vendas. 

4. Gestão da sua equipe imobiliária

Esse é um problema que afeta imobiliária com equipes de diferentes tamanhos. Na hora de gerenciar equipes, muitos gestores sentem dificuldade em acompanhar a rotina da sua equipe de maneira eficaz.

Com isso, outros problemas acabam surgindo. Como não há um controle eficiente sobre a rotina da equipe, bem como sobre a capacidade de atendimento de cada corretor, alguns profissionais acabam ficando sobrecarregados. E isso gera não só a desmotivação da equipe, como compromete a produtividade.

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é buscar meios de centralizar as informações em um só lugar. Assim, é possível garantir um melhor controle e até desenvolver estratégias que estimulem a motivação da equipe, aumentem a produtividade e melhorem os resultados da imobiliária.

5. Controle dos processos

Por fim, outro dos problemas enfrentados pelas imobiliárias é ter o controle da sua operação como um todo. Você saberia me responder quanto atendimentos e em qual situação está cada um deles e com qual corretor?  Qual a previsão de negócios para fechar esse mês? Quantas negociações estão aguardando um retorno da sua imobiliária ou do cliente? Qual a capacidade de atendimento da sua equipe e quanto atendem hoje?

Talvez se sua imobiliária tiver uma baixa demanda de atendimentos ou você trabalhar sozinho ou com mais uma pessoa você saiba isso de cabeça. Mas, posso te garantir que algum dia você já esqueceu algum compromisso, ou atrasou um feedback… Não se preocupe se isso já aconteceu, pois acontece geralmente com várias outras imobiliárias, mas você pode fazer com que isso não aconteça.

O principal ponto é você ter controle sobre a sua imobiliária, capacidade de atendimento, eficiência, lucratividade, produtividade, qualidade, controle e organização. Esta é a chave, pense nisso.

Você passa por algum desses problemas? Quer implementar soluções para evitar esse tipo de situação no seu negócio e assim garantir os melhores resultados? Compartilhe sua experiência conosco.

10 respostas

  1. Sim, tudo em um único lugar. De fácil manutenção. Anúncios.. atendimentos….históricos….evolução….impressão do corretor quanto a evolução…
    Sou PJ autônoma. Preciso muito de ajuda….na praticidade de armazenamento de imóveis….de clientes e evolução deles….
    Este é o meu parecer das dificuldades de um autônomo.
    Obg
    Yara Proença

    1. Oi Yara, imagino como corretora autônoma sua carga é bem pesada, afinal todos os processos desde a captação até a venda e pós venda, são única e exclusivamente responsabilidade sua. O importante é ter organização, disciplina e vontade de chegar lá. Não desista e conte conosco!

  2. Olá marlon Ruiz !!!! sim preciso de suporte, trabalho sozinho e realmente, esta acontecendo tudo isso comigo, gostaria muito que me ajudacem .. corretor jose , aqui eu trabalho mais com área rural, sítios e chacaras. Biritiba Mirim.. SP.

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