Fifty: é viável dividir a comissão do corretor de imóveis? 

O Fifty é uma prática muito comum no mercado imobiliário.


Também é muito comum encontrar corretores de imóveis e imobiliárias que não são abertos a parcerias.

Eu considero o fifty uma prática muito favorável para todos os envolvidos no negócio: os corretores de imóveis, quem quer comprar e quem deseja vender um imóvel.

Se você tem um cliente e um outro corretor tem o imóvel que o seu cliente deseja, porque não fazer um negócio em parceria?

A comissão do corretor de imóveis é um dos atrativos da profissão. Talvez o maior deles.

A ideia de dividir a comissão do corretor de imóveis incomoda algumas profissionais de corretagem, mas, não se trata de dividir a comissão do corretor de imóveis.

Enxergo a questão como uma oportunidade de bons negócios e o início de um relacionamento comercial promissor.

O fifty é um bom exercício de visão comercial a médio e longo prazos. Vislumbre futuras oportunidades de novos negócios!

Comissão menor hoje, para maiores e melhores negócios amanhã

Esta é também uma questão de atendimento ao cliente. Ir em busca da realização do negócio e, sobretudo, de atender o cliente com satisfação.

Não se esqueça: você é um realizador de sonhos.

Quanto é a comissão do corretor de imóveis no fifty?

Fifty significa cinquenta (50) em português e simboliza 50% do valor da comissão do corretor de imóveis.

Sendo assim, quando ocorre o fifty, ambos os corretores ganham 50% da comissão da venda, independente do valor do imóvel e do percentual praticado na sua praça.

Em São Paulo, a comissão de corretor de imóveis é de 6% – salvo os raros acordos prévios entre corretor e construtoras, por exemplo.

Se houver o fifty, cada corretor recebe como comissão 3% do valor da venda. Vale ressaltar que Fifty é uma parceria acordada pelos envolvidos nos negócios.

E a comissão do corretor de imóveis um direito estabelecido por lei, estabelecida no Novo Código Civil, Capítulo XIII, artigo 725, que diz:

“A remuneração é devida ao corretor uma vez que tenha conseguido o resultado previsto no contrato de mediação, ou ainda que este não se efetive em virtude de arrependimento das partes”.

Se você tiver alguma dúvida a respeito, em comissão de corretor de imóveis: como funciona você encontra mais informações.

Qual sua opinião sobre o Fifty no mercado imobiliário? Você pratica? Deixe um comentário.

5 respostas

  1. Um corretor que só indica o imóvel, até acompanha na visita e depois não faz mais nada( em questão de contrato, documentação) tem direito de ganhar metade da comissão sem “fazer nada” ?

    1. Bom dia, tudo certo? Se o corretor exerceu sua função durante o atendimento, então sim ele tem o direito a receber sua comissão sobre a transação imobiliária. Você pode inclusive consultar o CRECI da sua região para aspectos legais do exercício. Abraços!

    2. Geovani, entendo seu ressentimento, mas é importante que você saiba que a comissão é devida ao corretor ou corretores que fizeram a mediação, ou seja, apresentaram um imóvel a quem o comprou.
      Quem apresenta o imóvel fica com 50%, quem apresenta o comprador fica com os outros 50%.

      A intermediação, isso que você considera tão mais importante que uma boa captação, pode ser feita por um documentista, estagiário, advogado ou qualquer pessoa com esse conhecimento, que levará as partes perante um tabelião para lavrar a escritura ou ao banco para fechar um financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos para corretores e Imobiliárias

Clique no banner abaixo e faço o download gratuitamente

Para testar nosso sistema preencha o formulário abaixo e aguarde as instruções no seu e-mail.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.