Metas imobiliárias: como definir as minhas

alvo e fechas no alvo

Oi Corretor. Tudo bem? Quero bater um papo com você sobre metas imobiliárias. Como estão as suas?

O ano de 2021 segue em ritmo acelerado, concorda? Por aqui, parece que os dias estão voando e está cada vez mais difícil administrar o tempo.

Mais um bom motivo pra você ter um bom planejamento para o alcance das suas metas, mas, que metas?

Você já traçou as suas? Se você ainda não as definiu e precisa de ajuda pra isso, fica aqui com a gente que esse conteúdo é pra você.

Para começarmos a falar sobre metas é importante que você entenda bem o que são elas.

O que são metas imobiliárias

Ainda é muito comum confundirmos metas e objetivos. Eles são duas coisas diferentes e complementares, entenda:

As metas imobiliárias são um conjunto de ações para alcançar um objetivo, por exemplo:

  • Objetivo: Aumentar as vendas de imóveis na planta em 40%
  • Meta: é todo o planejamento para conquistar esse resultado: captar mais imóveis, investimos mais em marketing imobiliário, aumentar meu time de corretores de imóveis e tantas outras iniciativas.

Entendido isso, quero trazer aqui um caminho muito eficiente para você traçar e cumprur suas metas e alcançar os seus objetivos: é Goals Smart.

O Goals Smart é uma metodologia criada por  Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, muito prática, e que te orienta na criação de objetivos mais eficazes.

Cada letra da palavra Smart tem um significado e é com base neles que você aprende e implementa a metodologia. Dá uma olha no que elas significam:

Ah, eles são em inglês. Vou traduzir o significado somente o significado delas.

  • S – Specific. Seja específico
  • M – Measurable. Trace objetivos mensuráveis
  • A – Attainable – E também objetivos atingíveis
  • R Realistic – Seja realista
  • T – Time-bound – Tenha prazos bem estipulados

Só de bater o olho já dá uma boa clareada nas ideias, não dá?

Agora, vamos trazer tudo isso para a nossa realidade, para as suas metas imobiliárias.

O Goals Smart nas metas imobiliárias

Vamos aplicar a metodologia de Goals Smart na prática, ou seja, trazer isso para as suas metas imobiliária.

S – Seja específico – A letra esse pede Especificidade no traçar dos seus objetivos. Não dá pra ter como objetivos “aumentar as vendas” ou “crescer o número de locações”.

É preciso ser o mais especifico possível para, então, traçar um planejamento mais bem definido e assertivo.

Então, defina: aumentar minhas vendas em 40%, nos próximos 6 meses, por exemplo.

M – Trace objetivos mensuráveis – Tem coisas que não dá pra mensurar, certo?

Como os sentimentos pela sua marca, o quanto as pessoas conhecem e se identificam com o seu negócio.

Esse é o tipo de coisa que não da pra medir, logo, não é uma meta específica e mensurável. Não é, dentro da metodologia Goals Smart, algo pro momento.

Com o uso desse método, a proposta é que seja algo mensurável, que gere números, dados, métricas que possam ser analisadas corretamente.

A – Objetivos atingíveis – sendo bem franca, esse letra é um carinho com você e seu coração ansioso pelo crescimento.

É importante almejarmos sermos maiores e cada vez mais bem sucedidos, mas, tão importante quanto isso é entendermos o nosso momento, onde está posicionado no mercado e onde queremos chegar.

Feito isso, respeitar a sua jornada no mercado imobiliário assim com você respeita a do seu cliente na compra.

Não é saudável traçar metas surreais e completamente fora de alcance e do seu momento. Respeito muito isso para não se frustrar caso, fatalmente, você não as alcance.

Eles podem e devem ser desafiadores, mas atingíveis.

R – Seja realista – essa letra reitera a letra e o significado da anterior. Não se iluda. Seja bem realista quando as ferramentas que você tem para trabalhar em busca desses resultados:

  • Um bom sistema para imobiliárias
  • Um time de corretores de imóveis alinhado aos objetivos
  • Um trabalho de marketing imobiliário maduro
  • Uma boa carteira de imóveis
  • Bem localizado fisicamente

E por aí vai… seja realista e evite frustrações, perda de tempo e energia de trabalho, desmotivação do time etc.

Por falar nisso, leia também “Gestão Imobiliária: os desafios de ter um bom time de corretores de imóveis“.

T – Prazos bem estipulados – Não dá pra deixar as coisas livres, por tempo indeterminado.

Tudo deve ter começo, meio e fim, inclusive, o seu planejamento para o alcance das suas metas.

Estipule prazos para cada uma delas serem alcanças. Foco na prática e vai!

Esse é o método mais simples, eficiente e praticado por muitas e muitas equipes para o alcance de objetivos.

Agora é mãos a obra!

Perceba que ela funciona para pequenos e grandes metas, pequenas e grandes empresas e todo e qualquer segmento.

Basta seguir corretamente o seu conceito e cumprir o plano de ações que foi definido a partir dele. Sem muito segredo 😉

Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval e esse ano, meu amigo, nem carnaval tivemos, então, pega essas dicas e coloca em prática.

Como sabiamente disse Peter Drucker “o problema em nossas vidas não é a ausência de saber o que fazer, mas a ausência de fazê-lo.”

Pense nisso e… bons negócios!

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