Oi Corretor. Tudo bem? Quero bater um papo com você sobre metas imobiliárias. Como estão as suas?
O ano de 2021 segue em ritmo acelerado, concorda? Por aqui, parece que os dias estão voando e está cada vez mais difícil administrar o tempo.
Mais um bom motivo pra você ter um bom planejamento para o alcance das suas metas, mas, que metas?
Você já traçou as suas? Se você ainda não as definiu e precisa de ajuda pra isso, fica aqui com a gente que esse conteúdo é pra você.
Para começarmos a falar sobre metas é importante que você entenda bem o que são elas.
O que são metas imobiliárias
Ainda é muito comum confundirmos metas e objetivos. Eles são duas coisas diferentes e complementares, entenda:
As metas imobiliárias são um conjunto de ações para alcançar um objetivo, por exemplo:
- Objetivo: Aumentar as vendas de imóveis na planta em 40%
- Meta: é todo o planejamento para conquistar esse resultado: captar mais imóveis, investimos mais em marketing imobiliário, aumentar meu time de corretores de imóveis e tantas outras iniciativas.
Entendido isso, quero trazer aqui um caminho muito eficiente para você traçar e cumprur suas metas e alcançar os seus objetivos: é Goals Smart.
O Goals Smart é uma metodologia criada por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, muito prática, e que te orienta na criação de objetivos mais eficazes.
Cada letra da palavra Smart tem um significado e é com base neles que você aprende e implementa a metodologia. Dá uma olha no que elas significam:
Ah, eles são em inglês. Vou traduzir o significado somente o significado delas.
- S – Specific. Seja específico
- M – Measurable. Trace objetivos mensuráveis
- A – Attainable – E também objetivos atingíveis
- R – Realistic – Seja realista
- T – Time-bound – Tenha prazos bem estipulados
Só de bater o olho já dá uma boa clareada nas ideias, não dá?
Agora, vamos trazer tudo isso para a nossa realidade, para as suas metas imobiliárias.
O Goals Smart nas metas imobiliárias
Vamos aplicar a metodologia de Goals Smart na prática, ou seja, trazer isso para as suas metas imobiliária.
S – Seja específico – A letra esse pede Especificidade no traçar dos seus objetivos. Não dá pra ter como objetivos “aumentar as vendas” ou “crescer o número de locações”.
É preciso ser o mais especifico possível para, então, traçar um planejamento mais bem definido e assertivo.
Então, defina: aumentar minhas vendas em 40%, nos próximos 6 meses, por exemplo.
M – Trace objetivos mensuráveis – Tem coisas que não dá pra mensurar, certo?
Como os sentimentos pela sua marca, o quanto as pessoas conhecem e se identificam com o seu negócio.
Esse é o tipo de coisa que não da pra medir, logo, não é uma meta específica e mensurável. Não é, dentro da metodologia Goals Smart, algo pro momento.
Com o uso desse método, a proposta é que seja algo mensurável, que gere números, dados, métricas que possam ser analisadas corretamente.
A – Objetivos atingíveis – sendo bem franca, esse letra é um carinho com você e seu coração ansioso pelo crescimento.
É importante almejarmos sermos maiores e cada vez mais bem sucedidos, mas, tão importante quanto isso é entendermos o nosso momento, onde está posicionado no mercado e onde queremos chegar.
Feito isso, respeitar a sua jornada no mercado imobiliário assim com você respeita a do seu cliente na compra.
Não é saudável traçar metas surreais e completamente fora de alcance e do seu momento. Respeito muito isso para não se frustrar caso, fatalmente, você não as alcance.
Eles podem e devem ser desafiadores, mas atingíveis.
R – Seja realista – essa letra reitera a letra e o significado da anterior. Não se iluda. Seja bem realista quando as ferramentas que você tem para trabalhar em busca desses resultados:
- Um bom sistema para imobiliárias
- Um time de corretores de imóveis alinhado aos objetivos
- Um trabalho de marketing imobiliário maduro
- Uma boa carteira de imóveis
- Bem localizado fisicamente
E por aí vai… seja realista e evite frustrações, perda de tempo e energia de trabalho, desmotivação do time etc.
Por falar nisso, leia também “Gestão Imobiliária: os desafios de ter um bom time de corretores de imóveis“.
T – Prazos bem estipulados – Não dá pra deixar as coisas livres, por tempo indeterminado.
Tudo deve ter começo, meio e fim, inclusive, o seu planejamento para o alcance das suas metas.
Estipule prazos para cada uma delas serem alcanças. Foco na prática e vai!
Esse é o método mais simples, eficiente e praticado por muitas e muitas equipes para o alcance de objetivos.
Agora é mãos a obra!
Perceba que ela funciona para pequenos e grandes metas, pequenas e grandes empresas e todo e qualquer segmento.
Basta seguir corretamente o seu conceito e cumprir o plano de ações que foi definido a partir dele. Sem muito segredo 😉
Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval e esse ano, meu amigo, nem carnaval tivemos, então, pega essas dicas e coloca em prática.
Como sabiamente disse Peter Drucker “o problema em nossas vidas não é a ausência de saber o que fazer, mas a ausência de fazê-lo.”
Pense nisso e… bons negócios!