O que o cliente espera de um bom corretor

Você se considera um bom corretor de imóveis? Sabe o que o seu cliente espera de ti?


Você é o profissional escolhido por ele para auxiliá-lo na compra de um imóvel.

Esta não é uma tarefa tão simples quanto parece. Isso porque uma das principais dificuldades não é palpável.

Os fatores emocionais têm um peso significativo na jornada de compra de um imóvel. Bastante significativo, eu diria.

A compra de um imóvel pode ser o sonho de um casal, a herança de um pai para o filho, a mudança de vida, o começo de uma história e tantos outros cenários.

Uma carga emocional que deve ser respeitada e levada em consideração pelo corretor de imóveis, o bom corretor.

Por mais clichê que pareça, o corretor de imóveis é SIM um realizador de sonhos.

E o bom corretor de imóveis tem consciência disso e faz questão de fazer parte desta conquista na vida do seu cliente, mesmo que indiretamente.

Poesias a parte, na prática, isso pode ser aplicado no atendimento ao cliente.

O bom corretor de imóveis busca a excelência no atendimento ao cliente exercendo uma série de boas práticas que o diferenciam do mercado e o posicionam como um correto de imóveis de alta performance.

O que classifica um corretor como bom profissional? O que o cliente espera de um bom corretor de imóveis?

Listei algumas práticas de atendimento ao cliente que fazem do profissional de corretagem um bom corretor, aquele que se destaca no mercado imobiliário pela excelência em atendimento ao cliente.

São práticas que levam em consideração todo o cenário por trás da decisão de compra e venda de um imóvel, sobretudo, os aspectos emocionais.

O que te faz um bom corretor de imóveis:

Tempo de Resposta

Tem muito corretor de imóveis que, em meio à loucura do dia a dia, visitas a imóveis, burocracia de documentação etc., dá prioridade somente a quem já está com o processo de compra rolando.

Este, definitivamente, não é um bom corretor de imóveis.

Todo cliente tem prioridade de atendimento, em especial, nos primeiros contatos.

É no início de relacionamento com o cliente que o corretor mostra sua competência e capacidade de atendê-lo bem. O tempo de resposta é fundamental pra isso.

Atentem-se para o tempo de resposta. Nas redes sociais, no chat online do seu site imobiliário, por e-mail ou telefone. Organiza-se para retornar dentro de, no máximo, 24 horas.

Cria Rapport 

Estabelecer rapport é o mesmo que gerar empatia entre você, correto de imóveis, e o seu cliente.

Sabe quanto você se identifica com o corretor a ponto de se sentir à vontade como quando está com os seus amigos? O rapport te permite esta sensação.

Existem algumas técnicas para isso e a mais prática delas é o a Técnica de Espelhamento.

Nela, o corretor sutilmente imita o comportamento do cliente como os de linguagem corporal e de fala.

Use o mesmo linguajar que o cliente; ande, sente e gesticule como o cliente. Tudo de forma sutil e discreta.

Com isso, o cliente se identifica com você e estabelece o rapport.  Empatia impacta muito positivamente na decisão de compra. Não esqueça disso!

Seja um bom ouvinte

Saber ouvir é fundamental para ser assertivo. Muito corretor de imóveis só dá atenção para quem vai pagar a compra.

Isso é um erro bastante amador. Lamentável!

A esposa, os filhos, netos, sogra e sogro – tem sogra que é como uma mãe, não é mesmo? 🙂  – todos são influenciadores na decisão de compra.

Dê atenção – e tome nota –  das observações de todos. Isso lhe ajudará a ser ainda mais assertivo no envio de sugestões de imóveis para o cliente.

Seja assertivo nas sugestões

O bom corretor de imóveis não trabalha com achismo. Ele sabe pra quem está trabalho, quem é o seu cliente e o que ele deseja.

Ele não arrisca enviando imóveis com valores muito acima do que o seu cliente diz que pode pagar. Mais que arriscado isso é inconveniente.

Envie sugestões de imóveis o mais dentro do que o cliente procura possível.

Faça das negativas, filtros para as próximas sugestões, comparando-as e analisando o que elas têm em comum.

Seja um facilitador

Lembre-se que certamente você não é o único corretor trabalhando na busca pelo imóvel ideal do cliente e que a escolha de um imóvel para comprar pode ser desgastante para ele.

Seja um bom corretor de imóveis, facilite a vida do seu cliente com profissionalismo absoluto: Agilidade de atendimento com qualidade.

Atenção especial a ele a suas exigências;

Assertividade no envio de sugestões de imóveis;

Consultoria imobiliária em casos de dúvidas e embaraços;

O que te faz um bom corretor de imóveis? Conta pra mim. Deixe um comentário.

5 respostas

    1. Oi Érica. Tudo bem por aí?
      Feliz com a sua visita por aqui e ainda mais feliz com o seu retorno.
      Muito obrigada!
      Volte sempre, hein?
      Um abraço.

    1. Olá Elizabeth, você pode identificar essa questão durante o levantamento de necessidade do cliente, quando você identifica as sua necessidades, como por exemplo: Questionando qual a urgência que ele precisa do imóvel, em quanto tempo ele esperar concluir a aquisição, entre outras questões que de fato vão mostrar qual a real necessidade desse cliente na aquisição deste imóvel. Até mais!

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