Oi Corretor, como vai? Você já tem um site para imobiliária? Esse é o assunto de hoje por aqui e vale pra todo mundo: quem tem ou não um site.
Quem não tem, vai se munir de informação para ir em busca do seu e quem já tem, entender se o seu site imobiliário é ou não eficiente.
Para isso, trouxe 5 dicas para você montar um site imobiliário completo.
Quem já tem site, espero que ele já tenha essas dicas, mas, se não for o caso, dá pra ajustar.
E, quem não ainda não tem, fica atento na hora de fazer o seu pra não faltar nenhuma delas.
Então, vamos começar essa conversa que tem assunto que não acaba mais 😉
Porque eu preciso de um site para imobiliária?
A pergunta que não quer calar é:
- Por que é tão importante ter um site para imobiliária?
- Por que as redes sociais não são suficientes para eu anunciar meus imóveis? Está todo mundo lá!
Eu tenho inúmeras respostas com bons motivos para responder essas perguntas para você e poderia listar todas elas aqui.
Mas, vou te explicar de uma forma mais didática e focar nos principais. Anota aí!
A primeira coisa que você precisa entender é que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Ou seja: site para imobiliária é uma coisa e as redes sociais são outras.
Uma não substitui a outra, elas são complementares e cada uma delas tem o seu papel dentro de uma estratégia de marketing digital imobiliário.
Isso precisa ficar claro, ok?
-Ah, mas ambos servem para divulgar minha carteira de imóveis e trazer clientes.
Sim, mas de formas e por caminhos e estratégias completamente diferentes.
E aí, mais uma vez, é preciso reforçar a importância da persona e do público alvo, de saber com quem você quer se comunicar, por quais canais etc., para definir quais são os caminhos mais eficientes.
Se você tem dúvidas sobre o que é e como criar a sua persona, leia “Como criar uma persona no Marketing Imobiliário.
Para as redes sociais são utilizadas algumas estratégias que, definitivamente, não cabem em estratégias para um site para imobiliária.
Por exemplo, o Google Adwords.
Esta é uma das grandes vantagens em ter um bom site imobiliário.
Você pode investir em Google Adwords e atrair leads mais quentes para a sua imobiliária, através das palavras chaves do seu negócio.
Para quem não sabe o que é o Google Adwords, vale ler também “Anunciar imóveis no Google, no Instagram ou Facebook?
Mas, em resumo, são os anúncios pagos no Google. O Google Adword é estar no lugar certo, na hora certa!
Quando alguém busca por algo no buscador e ele entrega o seu site imobiliário no topo das respostas como anúncio.
É uma estratégia paga e muito eficiente, quando feita por quem entende do assunto 😉
Ainda diferenciando os sites para imobiliária das redes sociais, eu costumo dizer que um site é o nosso endereço na internet, a nossa casa online.
Neste sentido, as redes sociais são como um imóvel alugado e a qualquer momento o dono pode pedir de volta, alugar para outro, destruir para fazer o que quiser ali e tudo o que eu construí ao longo de anos ir por água abaixo.
Não é recomendado construir toda sua estratégia de marketing, tráfego de contatos, solidificação de uma marca etc. em um único canal, sobretudo, nas redes sociais.
Você já viu o desespero de algumas empresas quando o Facebook ou o Instagram saem do ar?
É raro, mas acontece e, para muitos negócios, isso pode gerar muito prejuízo.
- Ah, mas isso também pode acontecer com meu site imobiliário, certo?
Claro que pode, mas, só vai depender de você a resolução deste problema, afinal, a “casa é sua!”. Lá quem manda é você 😉
Então, dentre os inúmeros bons motivos para você ter um site para imobiliária eu priorizo estes:
Para fazer boas campanhas no Google Adwords e, claro, por ter uma “casa própria” no mundo virtual.
A importância de um site para imobiliária
Para vender mais!
A forma mais clara objetiva de eu explicar a importância de um site para imobiliária é essa.
Foi se o tempo em que ter um site era status, vaidade ou coisa do gênero.
Hoje em dia ele é parte fundamental na estratégia de marketing de uma imobiliária, é presença digital, ter endereço fixo comprovado no seu mercado de atuação.
O comportamento do consumidor mudou muito, inclusive, para comprar ou alugar um imóvel.
Tudo começa pela internet, do celular, de onde e quando quiser.
Quem ainda não entendeu isso e não acompanhou essa transformação, fica fora do jogo!
Um site para imobiliária pode e deve ser uma verdadeira máquina de vendas de imóveis. E eu vou te explicar como!
5 dicas para montar um site para imobiliária completo
Eu vou ser bem franco aqui também: não basta ter um site imobiliário só pra dizer que tem.
Um “www” qualquer para constar no seu material de divulgação.
Isso é só cumprir tabela, como dizem por aí. E o pior: cumprir mal!
E, mesmo que de graça – hoje em dia tem muitas formas de você criar um site imobiliário gratuito, como já vimos por aqui em “como criar um site imobiliário”, é perder tempo e oportunidade de negócios, logo, é perder dinheiro também.
Um bom site para imobiliária deve seguir algumas diretrizes para que ele seja, de fato, uma ferramenta eficiente de vendas.
Separei 5 dicas que vão te ajudar com isso. Vamos lá!
1 – Responsivo e com usabilidade
Responsivo e usabilidade. Essas são duas palavrinhas que podem não ser muito familiares para você, mas de uma importância tremenda quando se trata de site imobiliário eficiente.
Responsivo é o site que se adequa a todo e qualquer meio de acesso: smartphone, tablet, notebook, netbook, desktop etc.
Se adequar é não “deformar” quando acessado de um celular, por exemplo.
Um site responsivo oferece a mesma experiência ao usuário de onde quer que ele o acesse.
Sabe quando você acessa um site do celular e fica tudo pequeno ou grande demais, os botões somem do lugar, enfim, o site fica deformado?
Esse site não é responsivo e isso é uma falta grave, em especial, para o Google, que entende isso e pune o site, não o posicionando bem por lá.
Em uma estratégia de marketing digital isso é extremamente negativo.
Sem falar pro usuário, o principal motivo de prestar um bom serviço sempre.
A experiência de navegação para ele é ruim e pode ser fatal. Tirando ele do seu site para nunca mais voltar.
Então, se você já tem um site imobiliário, acesse ele de outras plataformas e analise a sua experiência em cada uma delas. Ajuste o que for necessário!
2 – Boas fotos e cadastros completos
Isso é o básico de um bom anúncio de imóveis.
Tanto para o usuário quanto para você e o seu time de corretores de imóveis.
Sempre reforço por aqui a importância disso e digo: quanto mais completo for o anúncio, mais qualificado o contato chegará.
E isso requer tempo e dedicação de quem faz. Faça bem feito. Gasta-se um tempo nisso, mas ganha-se muito lá na frente.
É o primeiro contato do cliente com o seu negócio, sua carteira de imóveis. Tem que ser uma boa experiência, certo?
Sendo assim, capriche!
- Boas fotos. Já te disse que foto atrai, foto vende? 🙂 Não me canso de repetir!
- Descrições completas. Toda informação é relevante!
Valores, pontos fortes do imóvel, dados de contato… uma boa apresentação e boas fotos do imóvel é tudo que um anúncio requer para performar bem nos seus canais de divulgação.
3 – Site para imobiliária devem ser rápidos e leves
O que você faz em 4, 5, 6 segundos?
Aparentemente nada, não é mesmo? Errado!
Esses segundos podem ser uma eternidade para quem acessa um site.
Muito provavelmente você faz parte dessas estatísticas que apontam com tempo ideal para o carregamento de um site 3 segundos.
Mais que isso, já é considerado um site “lento” e isso compromete a sua usabilidade e outras diretrizes de SEO – Search Engine Optimization.
Por essa você não esperava, não é mesmo?
Se atente a isso e tenha um site imobiliário leve, rápido.
Sites objetivos, intuitivos tendem a ser melhor explorados pelo usuário.
Pense sempre na experiência de navegação, desde a URL, o nome do seu site até a pesquisa por imóveis dentro dele e a forma de entrar em contato com você e a sua imobiliária quando houver interesse em um imóvel.
Construa um site imobiliário pensando em toda a jornada do seu cliente dentro dele.
Trazendo isso para o físico, dá pra fazer um paralelo com o atendimento presencial, então, apresente corretamente o seu imóvel, preste um atendimento cordial e eficiente, em especial, no tempo de resposta.
4 – Otimizado para Mobile
Lembra sobre o que falamos sobre responsivo?
Então, um site para imobiliária deve ser otimizado para Mobile, que são, basicamente, celulares.
Hoje em dia arrisco dizer que 90% dos acessos vêm do celular.
Se atente para que a versão do seu site imobiliário esteja otimizada para Mobile e proporcione uma boa experiência aos usuários via celular também.
5 – Foco em conversão
Como eu disse no comecinho desse nosso bate papo, o principal motivo para ter um site para imobiliária é vender mais.
Então, meu amigo corretor, não basta ter um site bonito, que abre rápido, com anúncios de imóveis completinhos se não tiver foco em conversão, em captar o contato e fazer dele um cliente, conduzi-lo na jornada de compra.
Para isso, seja estratégico no posicionamento dos botões para contato com um corretor, chat online, telefones e emails para contato, formulários etc.
Chat online: se for aqueles que nunca tem ninguém pra atender de imediato, nem coloque. Fica a dica, pois, o tempo de resposta é fundamental quando se trata de conversão.
Telefone para contato, emails etc.: tem que ter, afinal, podem surgir pessoas adeptas a esses canais, mas, não há nada mais eficiente hoje para isso que o Whatsapp.
COLOQUE UM BOTÃO DIRETO PRO WHATSAPP DE ATENDIMENTO DA IMOBILIÁRIA!
Esse é hoje o melhor canal de comunicação com o mundo.
Em tempo, cuidado com as respostas automáticas. Elas podem ser como armadilhas e prejudicar o tempo de resposta. Pense nisso!
Como criar um site para imobiliária
Agora que você já sabe por que ter um site para imobiliária, a sua importância e o que não pode faltar em um, vou te ensinar a criar o seu.
Ou, pelo menos, a entender como funciona o processo e decidir se quer pôr a mão na massa ou terceirizar o serviço.
Mas, o importante é não abrir mão de ter o seu, combinado?
Passo 1 – Domínio
Você precisa ter um endereço/nome do seu site. Defina-o, pesquise sua disponibilidade na internet e compre-o.
Isso pode ser feito pelo Registro Br. Ele é o melhor e mais confiável meio para a criação de criação e a formalização de domínios de sites no Brasil.
Passo 2 – Hospedagem
Seu site precisa estar hospedado. Fazendo aquela metáfora da casa própria, podemos dizer que a sua casa precisa ser construída dentro de um terreno adequado.
Este é um ponto mais técnico do processo e exige mais habilidade e um conteúdo só pra isso, como estes aqui:
- Como Hospedar um Site – Tudo Sobre Hospedagem de Sites
- Como Hospedar um Site 2021 – Hostinger Brasil – YouTube
Se preferir procure um profissional.
Passo 3 – Criar o site
Com domínio e hospedagem em mãos, é hora de criar o seu site, construir a sua casa 😉
Você pode fazer isso sozinho e sem custos, sugiro uma dessas plataformas:
- Wix
- WordPress
- Site123
Lembre-se que seu site imobiliário precisa estar dentro das 5 dicas que falei acima e uma identidade visual que transmita o que você quer com o seu negócio.
Para isso, fiz uma lista de itens que você deve inserir no seu site.
- Identidade Visual – logotipo e slogan da sua marca.
- Use cores que você se identifica e mantenha isso no layout do seu site.
- Na comunicação, reforce os seus diferenciais de mercado em “Quem Somos” ou “Sobre a Imobiliária”. Humanize o seu site contando a sua trajetória.
- Faça o mesmo com o seu time de corretores. Além de trazer autoridade ao seu negócio, é uma bela ação motivacional para eles.
- Inspire-se em outros sites, mas não copie, seja autoral e mantenha a sua personalidade.
Tem um artigo completíssimo sobre a criação de um site, é o “Como criar um site imobiliário”.
Passa lá e mãos à obra.
Você já entendeu que não pode abrir mão de um site para imobiliária e quem já tem, o que pode e deve melhorar nele.
Já sabe também que dá pra ter tudo isso sem grandes investimentos, então, não perca mais tempo nem oportunidade de ter a sua “casa própria na internet” 😉
Bons negócios.