Fotografia Imobiliária: 8 dicas para fazer fotos espetaculares

fotografia imobiliária com o celular

Oi Corretor, tudo bem? Prepare os flashes que o assunto de hoje por aqui é fotografia imobiliária. 

Eu digo e repito sem medo de parecer repetitivo: foto atrai, foto vende. 

A fotografia imobiliária é como um ímã de clientes em anúncios de imóveis.

Em todo e qualquer canal de comunicação com o potencial cliente, a foto é um diferencial de peso. 

E isso pode até não ser uma grande novidade pra você, mas, você sabia que isso vale também para o lado negativo? 

Pois é! Uma foto ruim pode desvalorizar o imóvel e afastar clientes. E isso é péssimo, não é mesmo? 

Pior do que não ser visto é ser mal visto! 

Por essas e outras que devemos dar a devida importância às imagens que utilizamos para ilustrar nossos anúncios imobiliários. 

Qual a importância da fotografia imobiliária?

Claro e objetivo: atrair mais clientes e vender mais. 

Muito mais que as fotos do imóvel, a fotografia imobiliária é parte fundamental e decisiva da Captação do Imóvel, a primeira e mais importante tarefa do corretor de imóveis dentro do seu processo de venda. 

É também uma tarefa que demanda tempo e dedicação do profissional, por isso também, muitos confessam que não gostam dessa parte. 

É muito comum que o proprietário do imóvel ou responsável pela venda dele, envie fotos do imóvel via WhatsApp pro corretor trabalhar a venda. 

E isso, definitivamente, não é o ideal. Nem podemos chamar de uma captação. 

Se tratando de boas práticas de captação de imóvel, o melhor é ir até ele, conhecê-lo pessoalmente, fotografá-lo da maneira correta para começar a anunciá-lo corretamente. 

Isso é uma boa prática e importante para o processo de venda, mesmo que as fotos enviadas pelo proprietário estejam boas ou até mesmo sejam feitas por um fotógrafo profissional. 

Está cada vez mais comum o investimento em profissionais da área de fotografia, muitos deles especialistas em imóveis e decoração, para a produção de material de divulgação das carteiras de imóveis. 

Deu pra entender a importância da fotografia imobiliária? 

Tem muito corretor de imóveis e imobiliárias que já entendeu direitinho isso 😉 

Vale a pena analisar custo benefício e ROI (Retorno sobre o Investimento) para o seu marketing imobiliário. 

Como fazer boas fotos imobiliárias

Que bom seria se todos pudessem contar com mão de obra qualificada e profissional para terceirizar todas as tarefas do processo de venda de um  imóvel e você, corretor, ficar só com o que gosta e sabe fazer bem, como por exemplo, se relacionar com o cliente, fazer visitas, assinar contratos etc. 

Seria o melhor dos mundos, não é mesmo? 

Mas, como nem todos os corretores de imóveis e imobiliárias estão no melhor momento para investir, no caso, em um fotógrafo profissional, é preciso buscar alternativas eficientes e coerentes com os seus cenários. 

E é pra isso que estamos aqui hoje: ajudar o corretor a fazer fotos imobiliárias espetaculares! 

Vamos nessa!

Separei 8 dicas valiosas que vão fazer das suas fotos de imóveis um verdadeiro ímã de cliente quente, preparado pra fechar negócio e você decolar nas vendas. 

Anota aí e mãos à obra! 

Dica 1 – Planeje-se para suas fotografias imobiliárias

Antes de mais nada, quero te orientar a se planejar bem para fazer as fotos dos imóveis da sua carteira. 

Principalmente, se forem imóveis ocupados, com o dono ou inquilino morando ou trabalhando, no caso de imóveis comerciais. 

Parece óbvio, mas vale lembrar que pode ser um inconveniente e incômodo. 

Por mais que o dono do imóvel queira vendê-lo o mais rápido possível, aparecer do nada na porta dele, pedindo pra fazer umas fotos pra divulgar o imóvel. 

Ou pior, nem pedir e já sair batendo foto pelo celular, como se fosse a coisa mais normal do mundo. 

É sim seu trabalho, faz parte das suas tarefas, do processo de venda, mas, não é assim que se faz, concorda?

E o pior: você corre sérios riscos de encontrar o imóvel desarrumado, sujo, do morador estar com visita, trabalhando etc. 

O ideal é agendar essa visita para as fotos, com uma boa orientação a quem mora/usa ele para que haja uma preparação dos ambientes. 

Tem muito imóvel sendo divulgado com fotos da cozinha com a pia cheia de louça, do banheiro bagunçado, do quarto com roupas pela cama, quintal com os animais de estimação e até pessoas passando. 

Fotos de ambientes arrumados transmitem melhores sensações e potencializam tudo de positivo que o imóvel tem. 

Sendo assim: agende a visita para as fotos e oriente o cliente proprietário ou inquilino sobre a importância disso. 

Se achar que pode ser indelicado tocando nesse assunto, produza um documento com orientações e dicas, em tópicos, sobre isso e compartilhe com ele. 

É uma forma de orientá-los sem parecer  indelicado. 

Dica 2 – Faça fotos imobiliárias de dia 

Uma boa foto exige uma boa iluminação e nada como a luz do dia para iluminar um ambiente. 

Procure sempre agendar suas visitas aos imóveis para fotografá-los de dia. 

É o melhor período para você ou quem for fazer as fotografias imobiliárias, identificar toda a potencialidade de cada cômodo. 

Uma janela ou porta aberta entrando o sol é um ângulo que só se pega de dia, por exemplo, permitindo que na descrição do imóvel, tenha informações a respeito e que tem muito cliente que se exige, como:

  • Nascer e pôr do Sol
  • Se o imóvel é arejado
  • Se é úmido
  • Etc.  

Dica 3 – Deixe os ambientes limpos e arrumados

Aqui entra em ação o planejamento. 

Agende as visitas e oriente os moradores e usuários do imóvel sobre a sua visita, para o que exatamente você vai até lá e como eles precisam se preparar para isso. 

Mas, se mesmo assim não der certo e você encontrar o imóvel bagunçado, dê o seu jeitinho 😉 

  • Não tire fotos com pessoas passando, sentadas, comendo etc. 
  • Tire os objetos (roupas, calçados, vassoura, rodo etc.) que estejam poluindo mais o ambiente. 
  • Ajeite uma almofada, a cortina, o tapete torno. 
  • Evite fotos com porta retrato da família
  • Camufle o que for possível!

Não, não é pra você lavar a louça, nem fazer uma faxina no imóvel, mas, se mesmo com o agendamento não encontrou o imóvel dentro do combinado, não vale reagendar e perder a viagem. 

Faça o seu melhor dentro das possibilidades e recursos que você tem na hora! 

Dica 4 – Use toda a potencialidade do seu celular para fotografia imobiliária

3 Super dicas para ajudar na hora de fotografar seus imóveis à venda. -  Notícias, dicas e informações sobre mercado imobiliário | Blog AD Imóveis

Obviamente, a orientação ideal aqui seria “compre uma máquina semi profissional para produzir fotos com melhor qualidade”. 

Mas, eu prefiro dar dicas que vão fazer sentido ao maior número de corretores de imóveis possível. 

E, sem medo de parecer amador ou menosprezar a classe, mas, sabemos que no dia a dia, o celular tem sido a principal ferramenta para isso. 

Aliás, os celulares de hoje em dia fazem fotos com qualidade maior e melhor que muita câmera fotográfica por aí! 

É claro que, quem tiver esse recurso, tempo, investimento e interesse em se aprofundar nessa etapa do processo de venda, vale pesquisar bem na internet, grupos e comunidades online de fotógrafos, por onde começar. 

Aqui, trazendo o mais perto da realidade do corretor, recomendo investir em um bom celular que, além de fazer boas fotografias imobiliárias, terá em mãos uma ferramenta potente para as outras tarefas do dia a dia profissional e pessoal. 

O mercado já oferece smartphones medianos e excelentes para este objetivo em específico: fotos. 

Dica 5 – Equipe-se melhor para ter boas fotografias imobiliárias! 

Dá pra melhorar a sua performance na hora de tirar fotos com alguns equipamentos de auxílio ao fotógrafo. 

Tem dois deles que eu super indico, considero fundamentais para a produção de boas fotos. 

  1. O Tripé é um ótimo acessório pra foto e vídeo pelo celular
  2. E o Highlight para ‘realçar’ a iluminação

Eles são portáteis, dá pra você deixar no carro e carregar  pra onde quiser facilmente e, geralmente, de valores acessíveis. 

Vale pesquisar no Google Shopping! 

Dica 6 – Ângulos e fotos de imóveis ilimitadas 

Agora que você está bem equipado, é hora de se dedicar às fotos. 

A dica é pensar que elas devem fazer o papel de uma visita presencial do cliente ao imóvel, portanto, apresente o imóvel em imagens, da melhor forma possível. 

Faça fotos ilimitadas e em diversos ângulos para que, posteriormente, na hora de divulgá-las você tenha bastante opção e ilustre seus anúncios da forma mais completa possível. 

ATENÇÃO: Não divulgue fotos que NÃO remetem a realidade do imóvel. 

Fotos que ‘deixam’ o ambiente aparentando ser maior podem até atrair o cliente, gerar uma visita e, de perto, frustrá-lo. 

Foto pode enganar bem, você sabe. Mas, não vale a pena usar esse tipo de isca. Pense nisso!  

Dica 7 – Destaque os pontos altos do imóvel

É difícil conciliar um imóvel que tem exatamente tudo o que o cliente precisa com o seu potencial de compra. 

Todos eles têm pontos positivos e objeções. O que vai mudar é sempre a necessidade do cliente. 

Identifique o que há de melhor em cada um deles e destaque no seu anúncio com boas fotos imobiliárias. 

  • Se for o quintal e garagem: tire fotos deles vazios e ocupados com carros. Das demarcações, rampa de acesso, número de vagas, portão automático etc. 
  • Se for a infraestrutura de lazer: fotos de dia da piscina, da qualidade dos materiais utilizados, da decoração, lustres etc. 
  • Localização: da rua, da vizinhança, da vista mar, da porta do comercio referência etc.  

Quanto mais bem apresentado o imóvel em imagens, maior as chances de vendê-lo. 

Dica 8 – Edição de Imagens de fotos imobiliárias

Embora você tenha feito dezenas de fotos do imóvel, nem sempre é preciso fazer um álbum com 30 fotos dele. 

Faça uma boa edição, escolha as que melhor ilustram os ambientes e divulgue a sua seleção com as melhores fotos do imóvel. 

Em tempo, faz parte do processo de edição de imagens, deixá-las, sempre que for preciso, mais nítidas, com melhor cor, brilho, foco etc. 

Há centenas de aplicativos gratuitos disponíveis na internet, mas, como eu só gosto de dar dicas práticas por aqui, recomendo mesmo os recursos de edição de imagem do próprio celular. 

Dica Extra sobre fotos imobiliárias

Personalize suas fotos. Coloque seu logotipo, uma marca d’água em cada uma delas, antes de divulgá-las. 

Desta forma você evita que usem o seu material sem a sua permissão.  

O Canva é um aplicativo de edição de imagem gratuito, de fácil manuseio e infinitas possibilidades. 

Vale tirar um tempinho para explorar melhor ele pra isso e outras mil edições que o app oferece. 

Então, em resumo, o passo a passo para uma boa fotografia imobiliária é: 

  • Planejamento – Agende a visita ao imóvel e oriente o responsável para deixá-lo daquele jeitinho perfeito para encantar seus clientes.
  • Ambientes limpos e organizados – Tire das fotos as pessoas, os animais, as roupas, sapatos, vassouras, porta-retratos e tudo o que estiver poluindo o ambiente. 
  • Use e abuse do seu celular. Juntos você e ele vão descobrir potenciais e talentos pouco explorados por aí! 
  • Tenha a ajuda de alguns acessórios bem legais como um Tripé e um Highlight.
  • Capriche nos ângulos e dedique-se na quantidade. Quanto mais foto, melhor!  
  • Destaque o que é bom de verdade no imóvel!
  • Faça uma boa edição do material em qualidade e quantidade.
  • E bota pra vender. Arrase na divulgação

Tenho certeza que com esse planejamento, olhar atento e uma boa ferramenta em mãos, a qualidade das suas fotografias imobiliárias vai aumentar muito, repercutindo de forma significativa na qualidade e eficiência dos seus anúncios. 

Em tempo, para o corretor de imóveis que trabalha com terrenos, galpões e lotes, onde a dificuldade de ser atrativo é, fatalmente, maior, a dica são fotos aéreas, que mostram melhor as dimensões do imóvel. 

Nestes casos, sugiro a contratação de uma empresa especializada e, se der, especialista em fotografia imobiliária.  

Os drones estão em alta e são muito eficientes para isso. 

Em uma rápida pesquisa na internet, você encontra mais sobre o assunto. 

Como estão as suas fotografias imobiliárias? Você se sai bem com elas? Me conte mais sobre isso. 

Bons negócios. 

Grupo vip para imobiliárias e corretores autonomos.

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