Oi Corretor, como vai? Você anuncia em portais imobiliários?
Essa é uma prática de, eu acredito, 99% dos corretores de imóveis e imobiliárias para potencializar as suas vendas.
Agora me diga: qual o critério você usa para escolher os portais imobiliários para investir na divulgação da sua carteira?
Saiba que nem sempre o portal mais famoso é o que traz melhor resultado.
É importante usar outros critérios para decidir em qual portal imobiliário investir.
Por isso, separei algumas dicas importantes para a escolha de um ou mais portais imobiliários.
São detalhes que, no final das contas, fazem toda a diferença. Dá uma olhada!
Como escolher o melhor portal imobiliário?
Integração com o Sistema Imobiliário
Esse portal imobiliário integra com o meu Sistema Imobiliário?
Essa é a primeira pergunta que você deve fazer em uma pesquisa de portais imobiliários para contratar.
E caso você ainda não use um sistema para imobiliárias ou sistema para corretores de imóveis, veja com quais cada um deles têm integração.
Isso é uma ‘mão na roda’ no seu dia a dia como corretor de imóveis, de otimização de tempo com o trabalho de divulgação de imóveis imensurável.
Sendo assim, esse é o primeiro critério decisivo na sua escolha.
Posicionamento orgânico no Google
Sabe quando a gente faz uma pesquisa no Google e o que procuramos aparece nos primeiros resultados, abaixo dos anúncios? É isso!
Esses são os resultados de busca orgânica, aquelas que estão bem posicionadas por lá sem pagarem pra isso.
Há critérios dos sites de busca para que eles estejam no topo desse ranking que, de alguma forma, falam sobre a qualidade dele ou, pelo menos, de alguns pontos e fatores em que ele se destaca, por isso, merecem atenção.
Veja quais são eles e dê um ponto positivo pra ele por isso também 😉
Posicionamento nos anúncios pagos do Google
Assim como o posicionamento orgânico no Google, os anúncios por lá também têm sua importância e falam bastante sobre o produto/serviço em questão.
Veja se os portais imobiliários que te interessam e que você está pesquisando investem em mídias pagas e anunciam por lá.
Não é porque ele paga para estar bem posicionado no Google que não presta ou é inferior aos demais, como por exemplo, os que estão bem posicionados organicamente.
Muito pelo contrário. Anúncios no Google Ads são importantes em uma estratégia de marketing.
Usabilidade dos Portais Imobiliários
Veja se os portais imobiliários em questão são fáceis de usar, práticas, com boa usabilidade.
Esse é um critério muito importante e que vai impactar diretamente no seu dia a dia de trabalho.
Ferramentas muito complicadas, que exigem um treinamento mais extenso, podem atrapalhar a sua performance e até mesmo fazer com que você e o seu time não a utilizem tanto quanto gostariam e deveriam.
Ou seja, pode fazer deste um investimento mal feito. Pense nisso!
Popularidade do Portal Imobiliário
Quando eu disse lá no comecinho da nossa conversa que escolher o portal imobiliário para investir pela fama dele não é o ideal, em hipótese alguma sugeri para descartar esse critério.
Muito pelo contrário, este é um excelente critério para a escolha do seu portal imobiliário. Só não pode, nem deve ser a única.
Por isso, além dos pontos de atenção que citei anteriormente, veja quais os portais imobiliários mais populares na sua região.
Eles mesmos têm esses dados, que são resultados de pesquisas feitas por eles, geralmente compartilhadas com o potencial cliente deles – corretores e imobiliárias – para comprovar seu potencial na região.
Peça esse dado para compôr a sua análise.
Quais os portais melhores imobiliários?
Eu não acredito que podemos dizer que este ou aquele é o melhor portal imobiliário do mercado.
Mas, que este ou aquele portal imobiliário é o melhor para cada cenário, e isso inclui, sobretudo, a região em que você está.
Tem portais imobiliários que são muito bons em uma determinada cidade e região e nem tanto em outras.
Portais imobiliários que são mais populares e utilizados nas cidades X, Y e Z e em outras cidades, outros portais são mais conhecidos.
Por isso é tão importante fazer uma análise mais aprofundada para fazer esta escolha, que vai além da popularidade do portal na sua região.
De qualquer forma, listei aqui o Top 3 dos portais imobiliários para você pesquisar melhor por aí e ver qual deles é o melhor para o seu negócio.
1 – Zap Imóveis
Se o papo for popularidade ele está no topo do ranking.
O Zap Imóveis está entre os melhores Portais do mercado imobiliário nacional.
Arrisco dizer que todo mundo que quer comprar um imóvel, vai direto no Zap Imóveis pesquisar.
Ele está muito bem posicionado no Google organicamente e com anúncios pagos.
2 – Viva Real
O Viva Real é uma empresa do Grupo Zap, mas é o mesmo portal imobiliário.
Tão bom quanto ‘seu irmão’, disputa sempre as 3 primeiras posições do ranking de melhores portais imobiliários do Brasil, com uma média de 5 milhões de acessos ao mês.
3 – Imovelweb
Também é muito popular no mercado, em especial, em São Paulo, com mais de 1 milhão de imóveis anunciados. Um dado por região importante!
É também bem posicionado no Google .
Em “10 Portais Imobiliários para anunciar imóveis” tem uma lista mais completa de portais imobiliários para você pesquisar mais a fundo. Passa lá!
Depois que você escolher o seu ou os seus portais imobiliários para investir (se puder, invista em mais de um portal imobiliário!), dedique-se para usar corretamente e toda a potencialidade da ferramenta para vender mais.
Veja algumas dicas para ter melhores resultados nos portais imobiliários.
Portais Imobiliários são canais de anúncios onde estão concentrados os clientes quentes do mercado imobiliário.
É nele que quem está realmente interessado em comprar ou alugar um imóvel faz suas pesquisas de imóveis na internet.
Mesmo quando o cliente faz essa pesquisa no Google, o buscador responde indicando os anúncios nos portais imobiliários, ou seja, é, sem dúvidas, um dos melhores e mais assertivos canais de divulgação da sua carteira.
Por isso, dedique-se aos anúncios dos seus imóveis nos portais imobiliários escolhidos por você.
- Capriche nas fotos e vídeos dos imóveis
- No título do anúncio
- Faça uma boa descrição do imóvel, bem completa
- Preencha todos os dados do portal
- E o mantenha sempre atualizado.
Desta forma, você tem tudo para ter uma boa performance nos portais imobiliários em que investe.
Tem um vídeo no nosso canal do Youtube que fala mais e melhor sobre isso, é o 5 DICAS PARA TER MAIS RESULTADOS NOS PORTAIS IMOBILIÁRIOS. Dá uma conferida!
E, falando em anúncios de imóveis, um assunto que vira e mexe falamos por aqui, te indico alguns materiais também:
- Sobre títulos de anúncios de imóveis: 10 títulos para usar nos seus anúncios imobiliários
- Descrição de anúncios imobiliários: Como montar anúncios de imóveis matadores
- Sites gratuitos para anunciar imóveis: 10 sites gratuitos para anunciar imóveis
- Anúncios nas redes sociais: Anunciar imóveis no Google, no Instagram ou Facebook?
Vale muito a pena investir um tempinho nestes materiais e entender melhor sobre anúncios 😉
Espero que essas dicas te ajudem a escolher o portal imobiliário ideal para você e o seu negócio e com os materiais complementares sobre anúncios, você alcance toda a potência que são os portais imobiliários para vender mais.
Este é o grande objetivo: decolar nas vendas!
Não esqueça de contar pra gente qual o portal imobiliário você escolheu ou já usa para isso!
Bons negócios.