Oi, Corretor. Me diz uma coisa: você usa o WhatsApp na sua imobiliária?
Eu tenho quase certeza que 100% dos corretores de imóveis e imobiliárias utilizam o maior aplicativo de comunicação online para fazer seus atendimentos aos clientes.
Esta é, sem dúvidas, a ferramenta mais eficiente da atualidade e está tão presente na vida das pessoas que se tornou uma obrigação.
Se o primeiro contato é presencial, pedimos logo o “Whats” do cliente ou passamos o nosso.
E, quando o cliente chega pela internet, muitas vezes, é pelo botão de contato direto pelo WhatsApp nas nossas redes sociais, site imobiliário etc.
Aliás, esta já é a primeira dica que eu dou aqui para quem quer potencializar o atendimento via WhatsApp:
1 – Insira o botão de contato de atendimento direto via Whats em todos os seus canais de comunicação com o cliente.
Use o Convertte, um gerador de link para o WhatsApp gratuito muito simples e intuitivo, para criar o link e inseri-lo onde for possível!
Em Boas práticas para quem quer vender imóveis pelo WhatsApp falamos sobre isso também!
Hoje separei mais algumas dicas bem simples e objetivas pra você por em prática aí na sua imobiliária, no seu dia a dia com o atendimento ao cliente que vão te ajudar muito a performar melhor neste quesito.
Anota aí!
Dica 2 – Tenha um número de WhatsApp na sua imobiliária exclusivo
Parece besteira, mas não é. É mais produtivo em questão de gestão de atendimento, centralizar os contatos que chegam em um único lugar, no caso, em um único número.
Alguém recebe e faz esse primeiro atendimento por lá, filtra e encaminha a pessoa ideal.
Esse seria o fluxo ideal de atendimento via WhatsApp também. Do contrário, fica mais difícil garantir que todos falem e atuem no mesmo padrão de comunicação.
Dica 3 – Use o WhatsApp Business
A versão do WhatsApp feita exclusivamente para empresas tem muitos benefícios bacanas e merece ressaltado quando o assunto é um atendimento mais eficiente via WhatsApp.
A usabilidade é a mesma do WhatsApp de sempre, mas, os recursos oferecidos por lá são pensados para a comunicação das empresas com seus clientes, logo, mais eficiente.
Tem a lista de transmissão, a mensagem de resposta automática, o catálogo no Status, entre outros recursos. Experimente sem medo. Sei que vai gostar muito!
Dica 4 – Use o WhatsApp na Web
A versão para computadores do WhatsApp, o WhatsApp na Web é ótima pra quem faz o atendimento ao cliente.
Pelo computador, você consegue digitar melhor e ser mais ágil. Aliás, tempo de resposta é a nossa próxima dica!
Dica 5 – Seja ágil nas respostas pelo WhatsApp na sua imobiliária
Vou ir bem direto ao ponto aqui: não adianta ter atendimento via WhatsApp e demorar pra responder!
Quem faz contato pelo WhatsApp com alguém ou alguma empresa quer um retorno rápido.
-Ah, mas eu coloco uma mensagem automática informando que respondo assim que puder!
A mensagem automática é sim algo válido em dias de folga, por exemplo, deixando claro os dias e horários de atendimento. No mas, pensa comigo:
Será que você tem tanto atendimento assim que não consegue ter 10, 15 minutos para se dedicar a esse cliente no primeiro contato dele com você e a sua imobiliária?
Francamente? Eu duvido!
Reveja suas prioridades no fluxo de atendimento e sempre que um cliente cair no seu Whats, dedique-se a ele!
É resultado deste primeiro contato é decisivo na jornada de compra. Pense nisso!
Dica 6 – Sim, configure as respostas automáticas
Configure a resposta automática para que seu cliente perceba de imediato que você recebeu o contato dele e, para os contatos fora do expediente, os dias e horários de funcionamento.
Cuidado para não abrir a mensagem, pensar em responder depois e, fatalmente, esquecer do cliente e demorar muito pra responder ou até mesmo não respondê-lo.
Isso acontece muito, infelizmente, e pode acabar com essa relação comercial já no primeiro contato.
A dica extra aqui é fazer um check diário nas conversas pelo WhatsApp todos os dias antes de encerrar o expediente e ver se não ficou nenhuma pendência.
Dica 7 – Dispense as formalidades no WhatsApp da sua imobiliária!
É claro que o modo como você fala com o seu público e a sua persona deve ir de acordo com o perfil da sua empresa e o dele, mas, de uma forma geral, a comunicação online, no caso via WhatsApp, nos permite ser menos formal.
O uso dos emojis e figurinhas – com parcimônia – estão liberados!
Dica 8 – Não exagere no marketing imobiliário pelo WhatsApp
O WhatsApp é também uma potente ferramenta de marketing imobiliário, mas, requer uma boa dose de bom senso e cuidado no uso para não ser inconveniente e desagradável.
- Não exagere no número de envios pela Lista de Transmissão;
- Segmente bem os contatos da sua Lista de Transmissão;
- Se atente muito bem aos conteúdos/material enviados: casa de 3 dorms para quem procura por Sala Comercial;
- Preste atenção nos dias e horários de envios: domingo é com a família, não é mesmo? #ficadica
Essas foram as dicas que, em resumo, te orientam para que você seja:
- O mais profissional possível – WhatsApp Business
- Ágil e atencioso com o cliente – tempo de resposta
- Leve e criativo – emojis e figurinhas estão liberados!
- Não perturbe – dose os envios pela Lista de Transmissão
Com essas diquinhas simples, objetivas e sem custo você pode dar um up no seu atendimento ao cliente via WhatsApp e melhorar a experiência dele com a sua imobiliária.
É só colocar em prática e bons negócios.